segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Investimento na educação de qualidade

  


   Brasileiros voltam a discutir se vale o  Estado gastar ou investir mais na educação ou não
   A questão é  se esse aumento gradual de investimento na educação equivaleria a uma melhor  qualidade ensino e geraria ,por tabela,uma população mais bem informada A equação não é bem simples De uns tempos para cá, o ensino públlico inverteu a mão.Apostou mais em qualidade e estudantes atendidos e deixou de lado a qualidade do aprendizado.O iíndice e repetência dos alunos nesse âmbito cresceu vertiginosamente, como também a  evasão escolar. Custou mais ao estado patrocinar a retomada  da educação para esses estudantes do que a despesa necessária para o apromoramento de técnicas didáticas de ensino e para a qualificação do corpo docente. No caso valeria a máxima de que prevenir  sairia muito menos dispendioso,  e mais vantajoso, do que remediar E esse é apenas um dos aspectos que ilustram a complexidade do tema.
     O desafio de transformar investimento em aprendizado passa necessáriamente pela  gestão eficiente dos recursos.O  Plano Nacional da Educação qu foi reverenciado pela Câmara e vai ainda em votação pelo plenário,  põe em lados opostos os devensores de melhoria nas verbas  e os que pregam a reorientação disciplinada dos recursos já disponibilizados.. Mantega, disse que  um gasto de 10% do PIB com a educação "quebra o país'. O PNE propõe ações bem mais amplas que o mero reforço orçamentário.  Trata-se da ampliação de vagas nas creches, equiparação salarial dos professores à  de outros profissionais  diplomados, erradicação do analfabetismo  e adoção do ensino integral em metede da rede de escolas públicas. Todas essas medidas fundamentais. A princípio, ninguém  em sã consciência pode ser contra o infestimento na educação, mas é preciso olhar com muito critério a destinação e o retorno que esse dinheiro terá, para que o plano não vire um mero cabo eleitoral de políticos oportunistas loucos por verbas adicionais para desviar.

   Carlos José  Marques (istoé)

Vamos queimar os dicionários

 

"Vamos  deletar as palavras que nos incomodam, os costumes que nos irritam,  as pessoas que nos atrapalham e, quem sabe, iniciar uma campanha de queima de livros. De autores, seria um segundo passo"


    Quando a gente pensa que já viu de tudo, não viu.Faz algum tempo dentro do horroroso politicamento correto que me parece tão incorreto, resolveram castrar, limpar arrumar livros de Monteiro Lobato, acusando- o de preconceito racial, pois criou entre outras a deliciosa personagem da cozinheira  Tia  Nastácia,que, junto com Emília e outros do Sítio do Picapau Amarelo, encheu de alegria a minha infância.Se formos atrás disso,  boa parte da literatura mundial deve ser  deletada ou arrumada.. Primeiro vamos deletar a palavra "negro" que se refere a raça  e , pessoas,  embora tenhamos uma banda  Raça  Negra, grupos de  Teatro Negro. oficinas do "Negão", como do "Alemão" do "Portuga".Vamos deletar as palavras. quem sabe, vamos ficar mudos, porque ao mal-humorado essencial, e de alma pequena, qualquer um pode ser motivo de escândalo.Depende da disposição com que acordou do seu próprio preconceito.
     Agora, desejam sustar a circulação do Dicionário Houaiss, porque no verbete "cigano" consta  também o uso pejorativo- não foi inventado por Houaiss , mas era  ou é uso de alguns falantes brasileiros que o autor meramente como de sua obrigação, registrou.. Paea tentar um empreendimento desse vulto, como suspender um dicionário de tal peso e envergadura,seria preciso um profundo conhecimento   de lexicografia, linguística, uma formação sólida sobre o que são dicionários e como são feitos.
      O dicionário não inventa,não acusa, nem elogia, ,deve ser impacial-porque é apenas alguém que registra os fatos da língua, normalmene da língua- padrão embora haja dicionários de dialetos diferentes de gírias, de termos técnicos etc Se no verbete "cigano" colocou  também os modos perjorativos como a palavra é  ou foi empreada, criticá- lo por isso é uma tolice sem tamanho,que se não cuidarmos, atingirá outros termos em outros dicionários.Vamos nos informar antes de falar. Vamos estudar antes de criticar,  Vamos ver em que terreno estamos pisando, antes de atacar obras literárias ou cientificas com o azedume de nosso precoceito e da nossa pequenez ou implicâncias infundadas.. Há coisas muito mais importantes a fazer nesse país,  como  estimular a educação melhorar à saaúde promover e preservar a dignidade de todos nós.
 

      Lya Luft










domingo, 30 de dezembro de 2012

Olhos nos olhos


   "Acredito que os casais da era digital poderão tornar-se indivíduos adoecidos por uma profunda futura solidão, além de serem propensos a sintomas derivadas dos problemas de fundo depressivo"

  Quem pensa que namorar na praça é um costume tão antigo quanto à famosa  músia de Ronnie Von talvez  esteja precisando de algumas doses de feniletilamina, o hormônio da paixão, 
     Seguindo   a risca  o avanço dos relacionamentos modernos,aqueles  H, C eJ. C. se conheceram  pela internet, num site de relacionamentos. Depois de muito bate papo, separados pela  frieza da tela do computador,  o primeiro encontro foi numa praça." A internet serviu  como forma de descobrir as afinidades,  mas nada melhor do que um contato olho no olho",
        Para o casal de terapeutas, o mundo comtenporaneo proporciona relações  cada vez mais distantes e descartáveis, tornando -se importante a  retomada de relacionamentos com base em vínculos sólidos, fortalecidos na amizade, compreenção e cumplicidade, "
        O mundo atual sugere rapidez nas ações,assim como seus indivíduos esperam também que seus relacionamentos atendam de imediato suas carências afetivas . A  partir dos anos 60 a evolução tecnolôgica, além´ das mudanças sociais e econômicas, ocorreram muito rápidas..Assim também as relações foram se transformando e os parceiros distanciano de seus objetivos. "É preciso  uma reiinvenção das relações, ou seja, uma proposta de mudança total na condução dos relacionamentos, operacionalizando ações criativas que favoreçam o bom convívio entre as famílias". Destaca o terapeuta
     Como nos velhos tempos
   Ninguém se interessa  muito em saber o que acontece no organismo enquanto imortaliza as iniciais no tronco de uma árvore, , os passeios na praça tornaram-se tão comuns pelos casais apaixonados quanto àssalas de bate -papo virtuais.
        As praças, praias e  áreas públicas renovam o contato do ser humano com a nnatureza.Mesmo com o progresso tecnológico as pessoas estão cada vez mais voltadas para a prática de esportes, consumo de alimentação saudável e busca de uma boa qualidade de vida. Para os terapeutas os casais voltam a optar por esses espaços abertos, pois eles também representam uma forma de exercitar  o lazer, figindo dos tradicionais shoppings,,  de maneira econõmica, saudável e retomando um clima








romantico dos antigos namoros. "O contato com a natureza sempre favoreceu aos romances, longe do stress do dia a dia, seja no fim de tarde, uma caminhada na noite, ou até mesmo na calma da manhã. Os espaços ao ar livre convidam aos encontros, ao dialógo e aos romance. Aconselho aos casais experimentarem e entregarem- se ao contato com a naturaza e desfrutarem dessa liberdade, retomando esse antigo hábito", é de  extrema importância esse resgate de costumes."Os  shoppings são mais seguros, bonitos,e climatizados, mas o contato com a energia da natureza, o canto dos passáros, o frescor do vento, relembra o romantismo e ingenuidade, demonstrando o amor através  de pequenos gestos, para que todos testemunharem que amar ainda vale a pena


       Hoje eu acordei com saudades de você
       Beijei aquela foto que você me ofereceu
       Sentei naquela banco da pracinha só porque
      Foi lá que começou o noso amor

    A mesma praça o mesmo banco
   As mesmas flores , o mesmo jardim
   Tudo é igual, mas estou triste
    Porque não tenho você perto de mim



















   

sábado, 29 de dezembro de 2012

O lado bom do aborrescente


Pesquisa recentes derrubam os estereótipos que rodam esses jovens e mostram que 80% deles atravessam essa fase sem maiores percalços, de forma tranquila e produtiva.

      Impulsivo, egoísta,inseguro, inconsequente, instável, irresponsável.Questionador,teimoso arrogante. Não é de hoje que esses adjetivos~são usados  para descrever os adolescentes.Há décadas os jovens  entre 10 e 19 anos, são vistos e compreendidos pela ótica dos estereótipos."Tenho vontade de trancar meu filho no quarto e só tirá- lo quando ele for adulto', diziam alguns pais."Lá vem o aborrescente" falam outros. Pesquisas  têm mostrado que essa percepção negativa não condiz a realidadeEles podem até ser impulsivos, questionadores..".Durante anos , limitamos nosso conhecimento dessa etapa ao que ouvíamos de psicólogos que tratavam de jovens e famílias que buscavam ajuda profissional em momentos de crise". "Agora revendo dados, sem nos limitarmos ás fsmílias e aos jovens com problemas, percebmos que essa faixa etária  é bem mais tranquila e produtiva do que nos faziam imaginar" Ou seja, apenas um em cada cinco jovem apresenta comportamento  que já nos condicionamos a esperar deles.."De maneura geral, esses jovens  têm valores sociais bastante positivos." "No trato com os pais, a maioria também é bastante tra nquila"
        De acordo com cálculos da  Unicef, fundo da ONU para infância o país nunca mais passará por outro período com uma fatia tão grande e sua população composta  por adolescentes,"Trata-se de uma oportunidade única" "Se os pais e educadores conseguirem colocar os estereótipos de lado, eles poderão administrar os apectos negativos da  fase com mais eficiência e capitalizar as qualidades que esse exército de jovens pode oferecr"Cactériscas  conhecidas da etapa, como impulsividade, desejo de mudança curiosidade, e até intransigência  quano bem administradas, podem empurrar  famílias,culturas e nações para frente.
      No cerne desse novo entendimento da adolescência está o convívio e o diálogo franco entre os pais e filhos.Estudos recentes mostrou que ":jovens que jantam cinco vezes por semana com os pais têm  duas vezes menos chance de se envolver em drogas,tabaco e álcool se comparados áqueles que não têm esse hábito."" A mensagem é simples: o convívio  e a conversa frequente entre pais e filhos nessa fase têm valor incalculável"
     " É uma fase  cheia de delícas e preocupações"
       " A novidade é que as delícias podem superar  a preocupações se os pais forem mais compreensivos" As modernas escolas já entenderam que dar autonomia ao adolescente em vez de cortar suas asas ,pode ser mais proveitoso"  Atividades como  trabalho voluntário, campeonatos,esportivos,ciclos culturais, e festivais de música .  não são oferecidas  apenas aos alunos. O formato dessas atividades, a escola   e os rumos que elas devem seguir passam  pelo que quer o corpo estudantil. Falar em aborrescente hoje é falta de informação","O enganjamento que propomos ao adolescente vai além da inscrição em uma atividade proposta  pela coordenação pedaggógica'.Em algumas discussões os pais  podem ensinar mais aos filhos, cedendo as suas argmentações do ue as contrariando." assim eles resolvem habilidades que os ajudarão a resistir ás pressões negativas dos amigos.Muitos preferem ser colegas a ser responsáveis porque é mais fácil e dá menos briga e aproxima. 'Mas o pai é autoridade e o adolescenta quer limites mesmo que não articule esse desejo"Ser o melhor amigo,na hora de dizer não atrapalha e faz muitoa pais não ser levados a sérios.
     E os limites  são necessários, ainda que ouvidos com mais atenção,mais conscientes e imformados mais esclrecidos, os adolescentes  sempre serão um grupo de risco. É a fase de  experimentações  com novos comportaentos, estilos, amigos e ambientes É o momento de riscos diante das drogas,álcool, e do cigarro.O cérebro busca por noviade incessantemente.O órgão está no auge de sua sensibilidade de dopamina e à oxitocina, hormónios responsáveis  tanto pelo prazer das recompesas quanto pelo aprendizado rápido. Ocupar esse cérebro é fundamental até  para que ele desenvolva todo seu potencial.


Revista Istoé


















 do a










































sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Conceito e preconeito

" Eu tenho - mantendo- preconceito contra algumas coisas;a desonestidade, a arrogância, irresponsabilidade, o culto do poder estão entre elas."

    Preconceio e campanhas antipreconceito são o item da moda.Porque tudo é moda, mania às vezes obsessão passageira.Sempre combati preconceito de : contra  os de pele diferente ou outros olhos, cabelo assim e assado, baixinhos, gordos, menos inteligêntes, com qualquer dificuldade física ou lesão mental, ou geito de amar. Preconceito é inato no ser humano, nasce do medo,do diferente, exige lucidez e esforço para ser vencido.Não acredito em campanhas  governamentais pro- anti- qualquer preconceito.Penso que o governo não deve fazer campanhas nesse sentido, mas garantir, o direito a qualquer pessoa ao respeito e a dignidade próprios , em todas as questões, desde comida, saúde , escola, moradia, até privacidade e intimidade.
       Aos diferentes sobretudo, mas a questão inicial é:  quem estabelece o padrão do "diferente",e "diferente" do que ?Aliás , nossa intimidade anda em segundo plano nesta sociedade, nesta culura do escrachado, da calça arriada, do olhar devastador estimulado pela internete que eu tanto uso  com outros fins.
        Por que não tentamos ser simplesmente naturais? Por que achar que somos melhores que os outros, que nossas idéias, postura ou tendências são as que todos deviam seguir? Por que ñão aceitamos o outro  como ele é, quem sabe gago,tímido, gordo, baixo, magro demais, pobre demais obtusos ou de cérebros sofisticado,  assexuados, sexuados demais,ricos, lá do seu jeito?Sem o  tratar como coitadinho, ..  é o que  em geral as campanhas fazem- algumas bem intencionadas.Todos  somos pobres humanos querendo apoio e valorização tantas vezes submetidos a interresses não confessados de quem no fundo está desinteressado...ou exposto à futilidade alheia.
       Precisamos preparar nossas crianças, em casa- onde tudo começa- na escola, nos grupos e mesmo na universidade, para a aceitação a tudo e todos- menos o crime, a corrupção, o mau caráter, o cinismo e a violência.Isso deveria ser banal  ,cotidiano, constante: respeitar o outro. E começar respeitando a si próprio, sua dignidade, seu corpo, sua natureza,. Suas dificuldades.
       A vida já é bem difícil, sobretudo para os jovens que entram nesse mundo atrapalhado no qual alguns ditam as regras (que muitas vees eles mesmos não seguem), comandam o circo,enveredam por caminhos sem conhecer direito o destino e inventam modas sem saber as consequências. O poder, o mando,, são pesada carga. Deviam nos fazer, a cada passo, parar um pouco para refretir: sei do que estou  falando, conheço o que estou ordenando, entendi qual será o efeito disso que permito ou que estimulo em cada momento?
       Não é difícil iniciar  e comandar alguma campanha Há quem grite que não se deve ter  "nenhum preconceito, contra coisa nenhuma". Vamos com calma.Não se pode igualar tudo.Não simpatiso om o dono da verdade. o libertário sem causa, o herói,  sem prconceito, o discurso fácil.  Eu tenho preconceito contra a arogância, irresponsabilidade...

Lya  Luft











quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fé em Deus sinônimo de vida saudável



   A palavra "DEUS",entre outros significados  encontrados na literatura, traduz a idéia do Ser Supremo, Criador do Universo, Divindade Superior a todas as criaturas.Esta crença está diretamente relacionada à visão axioiógica de cada um. No entedimento universal,, Deus é um ser presente em tudo e em todos e, dessa forma, é considarado onipotente, onisciente e onipresente. A partir de ,atitudes humanas  responsáveis e descompromissadas, principalmemte o amor e a compaixão demonstrada uns com outros, na vivência em sociedade e na realação com a natuteza, é possíve, de acordo com diversas orientações religiosas, potencializar a força de Deus.
      Com a evolução da ciência, da arte,  da filosofia e dos valores espirituais ocorre a expanção  cósmica do ser humano.Ao obdecer aos princípios psicobioespirituais tanto  a saúde quanto a felicidade são geradas e fortalecidas.Da mesma forma é entendido que a doença e a infelicidade são consideradas como a desobediência a esses princípios
       Par que o ser humano esteja sempre em harmonia cósmica é necessário desenvolver constantemente práticas de meditação, orações, pensamentos ,atos de benevolência,  positividade e principalmente aplicar atividades de cunho espiritual em todos os momentos da vida.
       Todas as religões, orientais e ocidentais, têm  seus valores sociais e espirituais; sendo assim,sempre devem ser respeitadas Não existe uma religião superior  ou inferior.A aceitação da religião de cada um é uma das grandes verdades deset novo século. Jesus, Buda,Krisna, Maomé,, Gandhi, Meishu Sama, entre outros,são grandes almas evoluídas  que passaram pelo planeta Terra e são valorizadas como grandes pensadores espirituais.Estes ícones espirituais foram homens que conseguiram um alto grau de evolução espiritual e eternamente influenciarão a espiritualidade da humanidade
       Deus é a única força suprema. A palavra de Deus é universal e deve ser ouvida e encontrada dentro de cada um.. Os livros , sejam  eles "sagrados" ou não,  devem ser vistos como mecanismos históricos filosóficos,  e espirituais a serem analizados à luz da realidades axiológicas e epistemológicas atuais. Em muitos destes livros" sagrados" constam valores espirituais respeitados, porém, com algumas visões equivocadas da realidade atual, devido à velocidade das mudanças    nos valores da sociedade, às diferenciações sociais e, prncipalmente nos aspectos culturais do país onde foram originados.
       Para um melhor discernimento é importante usar sempre a razão para ter uma vizão pessoal de Deus, e não simplesmente aceitar as doutrinas religiosas centradas na "fé cega". Os princípios religiosos e espirituais devem sempre se  harmonizar  com a cieñcia e não somente contradizê-la por mero fanatismo. A ciência tem evoluído e possibilitando muitos avanços para humanidade.É  fundamental respeitar o conhecimento cientifico,  mesmo sabendo o grande valor da espiritualidade  para o desenvolvimento da humanidade.
       Deus  se encontra em tudo e   em todos, desta forma, sua presença se encontra em todo o Universo. O exercício da fé por  sua relação intrínseca ao ser humano,  favorece a harmonia e a interação entre os indivíduos.
O ato de frequentar  uma igreja assemelha-se ao de ir à escola para buscar conhecimentos. Dessa forma, não adianta decorar  ensinamentos aprendidos se não os  colocamos em prática no cotidiano.
       O ser humano tem ue enntrar  uma linha espiritual que o saisfaça de forma livre e consciente É importante seguir visões  éticas com consciência e uso da razão, ao invés  de simplesmente aceitar as doutrinas expostas  nos livros " sagrados' ou algumas lideranças religiosas
          Buscar uma boa saúde, além de ter  os devidos cuidados com o corpo e a mente, é atingir a harmonia  plena.Para que isso aconteça, é de suma importância perceber nossa relação com o Universo, pois somente através da obediência aos principios de cunho psicobioespiritual, o ser humano será completo e equilibrado e assim manterá  uma vida saudável constante.

   (equilíbrio- por José Augusto Maciel Torres ) ( MULTmais Vida)
     











Simplicidade




    Sempre ue vejo alguém se encantando com um presente ou algo que recebeu inesperado me lembro da crónica " Felicidade" de Clarice Lispector, ", na qual uma garota  consegue um livro que ela cobiçava em uma grande  estante cheia de outros livros que nunca eram lidos.Ao receber o objeto de desejo  ela fica extasiada  ao ponto de acariciá-lo, sentindo sua textura, seu cheiro,extraindo emoção de cada página, Me deleito com essa história até hoje, pelo que ela nos remete: do dar e receber, e a forma de desfrutá-lo.
          Em um mundo e atitudes rápidas,pensamentos agressivos tudo tende a ser muito fugaz e  é quase impossível imaginar  que alguém possa parar para analisar, deleitar-se com palavras, diminuir o ritmo para que as páginas não acabem depressa (lê-se o pensamento). E se pensarmos mais um pouco,deveríamos ser assim:construir a nossa felicidade aos poucos, com pequenos gestos e palavras retirando da simplicidade algo extraordinário que talvez quem esteja perto não compreenda porque aquilo nos torna feliz.
     Tomar um café com amigos,sorrir e falar da vida, de seus problemas e aflições, fazer prlo menos uma as refeições com a família, caminhar somente por caminhar, numa  linda manhã de so.tudo isso somando, constrói a nossa busca pela felicidade.
      Somos tocados pela fome de ter, e saber reconhecer porém, tudo de forma rápida e superficial, sem cor nem sabor. Como o exemplo do livro, não percebemos o seu cheiro, o que interessa é o seu formato.
        Recordo-me que quando criança,ao aproximar a época de Natal, sonhava com o meu presente. Ficava imaginando o que devia fazer para merecer do Papai Noel o que desejei durante o ano todo
           Talvez por termos tudo e darmos tudo aos outros, muitas vezes não nos resta muito para sonhar, desejar.Mas existem presentes poucos  propagados que podemos resgatar dentro de nós: a solidariedade,amizada, "querer bem" educação, caridade e ainda dá  tempo para sonhar, de imaginar um mundo evoluído sim, mas com ternura,com um sorriso de bom dia e disposição para ajudar o próximo.
        Tudo isso aliado à globalização, fará a vida fluir não clandestinamente como a felicidade da nossa menininha, mas de forma livre e bela como a existência de todo ser humano deve ser.
      Um bom final de ano para todos;













       

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vestibular-- uma hipocrisia necessária

 
       Vestibular-- um mal necessário

   No Brasil, as escolas superiores adotam o mesmo princípio  usado na Eeuropa, para a seleção dos candidatos: fixa  o total de  alunos que cada curso  pode receber.Mas lá a situção é diferente .As escolas superiores aplica um exame de qualificação, que serve para encaminhar o aluno a determinada escola: todos consequem uma vaga no ensino superior, só que nem sempre nas escolas que pretendem.O estado mantém um número  de escolas superiores suficiente para atender a toda a demanda.( O Estado de São Paulo)


    Na expressão do tema,o esplendor da hipocrisia.Quem conhece ética por experiência.obviamente não aceita a idéia conformista e  cruel de que ´"há males necessários".Que os vestibulares sejam , necessários, podemos até discutir. Mas que sejam pacificamnte" um mal."é um blefe que o estado joga nas costas do cidadão
        Realmente os vestibulares são um mal em sua constituição. Seleção, competição etc não desonrariam os indivíduoos, antes oa estimulariam.  Mas nada  desestimula mais do que  a diferença  óbvia de nível econômico e social entre os concorrentes. Tanto os que alcançam a universidade pública são pessoas que poderiam pagqr uma  faculdade. Aqui ocorre o inverso do 1º e 2º  graus, onde a escola pública é reservada aos pobres, quando não aos despauperados.Universidade no Brasil é para a pequena e grande burquesia. E quem faz escola pública  quase só entra  em faculdade particular O vestibular serve apenas para legitimar o ingresso daquela burquesia à universidade pública; as cartas já estão marcadas.
     Vestibular é mera formalidade, pois a triagem que ele faz,já vem sendo realizadas através dos anos de aprimoramento de estudo do rico  e deformação nas atividades do pobre. Por isso,julgaria mais honroso que o ´título tivesse mais compromisso com a verdade e fosse:" Vestibular- uma hipocrisia necessária".(Antonio Medina Rodrigues)

   

domingo, 23 de dezembro de 2012

O fardo da felicidade



  Pesquisas mostram como a busca incessante por ser feliz e a negação do sofrimento podem tornar as pessoas cada vez mais angustiadas.

   Depois de devorar  mais de 50 livros de autoajuda  Marina Frioli chegou a duas conclusões; a respeito da busca pela felicidade.A primeira de que , seria inviável ser feliz 100% do tempo,como sugeriam os títulos. A segunda, de que faltava à  maioria das obras esse alerta. "Quase tudo que li apresentava um mundo perfeito, que não correspondia á realidade e onde parecia ser possível  ser bom em tudo o que se faz e feliz o tempo todo"depois dessa imersão  decidiu  aposentar a coleção na estante e resolver por si só os momentos dificeis, sem fugir deles.Nem todos, porém consegume fazer como Marina e tirar da cabeça a obsessão pelo bem estar incessante".É emblemático  esse dogma comtemporãneo de que pessoas de sucesso são aquelas que independentemente de sua perdas, dores, e fracassos, se mantém ,aparentemente,inabaláveis e demonstrando  que a felicidade é sua companheira permanente"Muitos estudiosos engrossam o coro contra a tirania  da felicidade. O XIS DA QUESTÃO, BEM DEFINIDO PELO FILÓSOFO PASCAL BRUCHNER AUTOR DA EUFORIA  PERPÉTUA".É QUE NÃO SER FELIZ SE TORNOU IMORAL HOJE EM DIA. ' "Em vez  de  aditirmos que a felicidade é um evento indireto que nos chega ou não por meio de objetivos secundários, nós a consideramos um objetivo acessível imediatamente, por meio de receitas".
      Tanta ânsia por uma alegia constante e eterna, tem seus efeitos colaterais ."Li livros de autoajuda para tentar ser mais feliz, mas, em um determinado momento,  percebi que o efeito dessa busca era contrário: estava muiti mais infeliz.""Pessoas que valorizam demais ser feliz podem acabar  sendo menos felizes que as demais". "Isso porque, se geram muitas espactativas, acabam se desapontando quando não conseguem atingir a felicidade idealizada'. As pessoas  suscetíveis, são justamente as emocionalmente vuneráveis- com tendência à ansiedade ou à  depressão.Nessas, pensar demais sobre o assunto pode acabar agravando o quadro meental.
        Outro lado do fetiche por ser feliz é não  conseguir enxergar as sutis nuances do que significa
felicidade para cada um  O negativo do positivo".Criar necessídade de ser feliz  gera ansiedade, o que traz  o efeito inverso ao desejado."
   " Excesso de felicidade atrapalha a capacidade  calcular riscos.'
     'Euforia constante aumenta a chance de uso de drogas"
       O positivo do negativo.
      " Em momentos de tristeza,as opiniões são mais bem definidas e os argumentos mais bem elaborados.
    " A criatividade também aparece associada à melancolia"
      O olhar para dentro, inerente  à tristeza, deixa as pessoas manos dispersas e mais focadas
   
      "A dor não tem sentido nesse contexto em que é obrigatório ser feliz Ela não é vista como oportunidade de se repensar o que se quer na vida". Encarar a dor pode parecer um caminho difícil, mas aprender a lidar com esse sentimento torna mais fácil  encarar as oscilações de humor cotidianas."Aprendi que,  do mesmo modo como os momentos felizes passasm, os ruins também acabam".Certas pessoas, buscam em algumas ferramentas, como a meditação,  meios  para para enfrentar com mais serenidade as inevitáveis situações  de angústia e sofromentos do dia  a dia."A tristeza faz parte da vida",  "Quem fica triste é porque foi afetado pelo amor, sentimento que humaniza o homem"Parece que muita gente se esquece disso.

  Revista (Istoé- 2012)
    
       
























 

No meio do caminho tinha uma pedra

    

 "  No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra
    no meio do caminho tinha uma pedra (...)



 Ah, essas pedras.Sempre as tais pedras.Mas somos fortes e perseverantes.Desejamos sim, as mais belas manhãs, as mais gostosas tardes de chuva,os mais deliciosos finais de semanas. A preparação das malas para aquela viagem tão planejada, novos amores grandes conquistas,grandes recompensas.Sorrisos e gargalhadas em meio do caos, serenidade para as escolhas difíceis,doces palavras para os nossos semelhantes.A chegada e uma nova vida, a busca pelo tabalho bem feito,sem erros,.A compreenção, o respeito, a boa convivência,
     Desejamos a vida, a beleza, o vento rodando aqueles dias mais abafados.Desejamos ,de fato, o que se pode levar de mais intenso e de mais lúdico de uma tarefa  diária e, muitas vezes árdua.A tarefa de viver. E aqui estamos nós,mais uma vez, fechando o ciclo do calendário de 365 dias de pura emoção e da mais sincera dedicação.A homenagem fica por conta de toos esses nossos desejos para que, nos próximos  365 dias,tudo seja ainda mais intenso e positivo.Sejamos felizes.Sejamos pessoas honestas com nós mesmos e com todos que nos rodeiam.
      Vamos celebrar a vida! E  que 2013 apenas nos faça senti-la  ainda mais verdadeira.
       Feliz Ano Novo!Quanto as pedras, a gente vai aprendendo a tirá-las do caminho. Não é fácil, eu sei. O importante é não desistir e nem desaminar.Ter coragem e persistência  para lutar contra todas elas. Sempre! Sempre! e SEMPRE! Porque elas são teimosas.
      Feliz Natal!


       Querido Papai Noel

     Eu sei que todo ano pedia coisas exgeradas para o senhor.
     Mudei.Agora, gostaria de pedir a você : paz, carinho,felicidade,amor,espetança e tudo de bom para 2013. Peço também que dê moradia,alimento,brinquedos para aquelas criancinhas bem pobrezinhas  para eu e elas ficarem felizes.
      Ah,, já ia me esquencendo!Peça para seus amigos duendes uma casinha que vai ajudar muito: um belíssimo panetone para todo mundo.Afinal, o que é Natal sem festejar?


     Beijos!
               Mirella M. Takuma


















sábado, 22 de dezembro de 2012

É esperança



  Uma estrada, um horizonte, primeiros passos.Chuva?É esperança!;molha a terra, primeiros frutos, idealismo: Viva a justiça!Um afago no peito de um sonhador.Faz frio,angústia nostalgia, desilusão,fadiga. Não?Sim, É a decepção, jornada lomga incrédulo!Verdade?É verdade,mãos que não tocam o céu!Verão, o verão!Renascimento, crepúsculo, abriou-se as cortinas,e que venha o palhaço!Por que não? É vida, é arte, é espetáculo, é força! Arrogância! Talvez! Caminhar é preciso,viver não é preciso. Alço o olhar, , sim, vejo, é bonito de se ver:fortes pilares, arquitetura  inconfundível.Requeiro uma cadeira, aquela do,  canto, aquela mesma, da justiça social, e da justiça dos primeiros passos.Conjunto hormônico, produto de coisas, produto de sentimentos, da ninha caminhada;pedaços de mim.

Oração pela família



  Que nenhuma família comece em qualquer de repente
  Que nenhuma família termine por falta de amor
  Que o casal seja um para outro de corpo e mente
  E que nada do mundo separe um casal sonhador
  Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
  Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
  Que ninguém os obrigue a viver  sem nenhum horizonte
  Que eles vivam do ontem, no hoje em função de um depois
  Que a família comece e termine sabendo onde vai
  E que o homem carregue  nos ombros a graça de um pai
  Que a mulher seja um céu de ternura, acomchego e calor
  E que os filhos conheçam a força que brota do amor
  Abençoa  Senhor as famílias, Amém!
  Que marido e mulher tenham força de amor sem medida
  Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
  Que as crianças apredam no colo o sentido da vida
  Que marido  mulher não se traiam nem traiam seus filhos
   Que  o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois
  Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho
  Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois
  Que a família comece e termine sabendo aonde vai
  Que o homem carreque nos ombros  a graça de um pai
  Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
  E que os flhos conheçam a força que brota do amor
  Abençoa  Senhor as famílias;Amém!
  Abençoa Senhor, a minha também! (Padre Zezinho)
 
 
 

Terapia de casal e a mudança de atitude podem reacender o desejo



    Num casamento, é comum a atração sexual arrefecer com o tempo.Alguns casais não se incomodam com isso e continuam vivendo felizes, mesmo sem sexo, ou liberam-se para experimentar casos extraconjugais.Outros não suportam a situação e separam-se.Mas também é preciso recuperar o desejo perdido com a simples mudança de atitude dos parceiros ou com a ajuda de um terapeuta.

       

    Um casamento para ser completo, deve ter companheirismo,amor lealdade,planos conjuntos, sexo prazeroso, ternura. A maioria começa assim , mas às vezes  a atração sexual acaba.Alguns casais se separam por isso,outros permanecem juntos,  numa relação rica em amizade, cuidados, responsabilidade e compromissos embora sem sexo. Eles saem, têm amigos comuns,  dormem na mesma cama, mas não há atração física.Em alguns casos  os dois ou um eles tem vida sexual fora do casamento, as vezes de comum acordo, sem que isso prejudique o compromisso.Se estão felizes assim, tudo bem. se não, podem tentar mudar.
       É mais comum que a mulher tenha coragem de se separar, porque é mais romântica e sente falta e carinho. Quando aparece outra pessoa, se apaixona, fica dividida  e,  se o novo amor quiser, larga tudo para ficar com ele. O homem tende a levar a situação até o limite. Em nossa cultura machista é mais fácil para ele ter um caso, ou vários , sem abrir mão da  união e sem culpa.. Alguns acreditam mesmo que sexo não tem nada a ver com casamento- quando se casam com a amante,acabam traindo-a também Depois   do casamento a atração esfria, projetam na mulher a imagem de mãe, e ela, no homem a imagem do pai. E atá comum casais  que se tratam como "papai " e "mamãe',e isso pode acabar com qualquer libido.
     Para piorar as coisas, em nossa cultura há, "  uma separação entre mulher santa e pura ,"para casar" e aquela considerada "fácil"para fazer sexo..O homem em especial,o que teve uma educação religiosa e aprendeu que sexo é pecado, internaliza tal divisão.e pode prejudicar a  vida amorosa  de um casal . Mas mesmo em casos assim, pode inverter  a situação.  se  houver  ainda atração e tentar uma terapia  de casal  ou ter uma conversa franca  e experimentar ajustes que possam incentivar o libido.
       Para o homem que quer estimular sua mulher, seja mais carinhoso,prepare uma noite romãntica, um jantar especial,faça viagens em lugares diferentes longe dos filhos, e também dispir-se  do papel de pai da mulher, parar de reclamar dos gastos, e de ser grosseiro ou de querer sexo  sem ternura.. A mulher deve observar, se não está dando atenção demais  as crianças e as amigas e deixando o marido de lado..Não custa nada arrumar-se para ele, evitar cobranças,fazer carinho, e pricipalmente não criticar- lo na frente dos filhos e dos amigos. , sair do papel de mãe e assumir o de amante.
          Casais que não sentem falta de sexo não precisam mudar. Podem continuar  a viver juntos, ser amigos e parceiros ,. Mas se um ou outro está infeliz, porque não rever esse contrato.Nesse caso , vale tentar a mudança ou até pensar em separação. Se amamos realmente alguém e não conseguimos fazê-lo feliz, devemos  lhe dar a liberdade para que encontre a felicidade..O que não é aceitável é viver na mentira simulando um relacionamento que já acabou.

Luiza  Castello Branco (Psicóloga e analista)














    

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O ano de pensar




   "A essência seria esta:neste ano, eu vou pensar. Em mim, na minha vida,nos outros, no mundo, em mil coisas ou numa coisa só- que seja realmente importante"



    Mudanças de ano ,que, com  o Natal, para uns é celebração, para outros melancolia.
      O que nos atrapalha é  que alguém inventou que temos de tomar decisões e fazer projetos para esse novo ano.São quase sempre irreais, quase sempre  não cumpridos.Aí já nos frustramos neste mundo de tanta frustrações, em que a gente teria de ser bonito, saudável,competitivo,e competente,, bom de cama e ruim de mesa, e umasta interminável de "ter de"
       Temos que pensar:. num bom projeto, numa boa  intenção, coisa que pouco fazemos, embora seja o que nos distingue  das outras feras..A gente vai se enquadrando. Família, escola, sociedade, e cultura, tornam-nos menos pensantes e menos questionadores..
       2013 pode ser  o Ano De Pensar.    Pensar  não é uma obrigação é um direito, e deveria ser um prazer.Naquela horinha no ônibus, ou  no carro andando , nadando, comendo,   não fazendo nada, - o que é um luxo, e nós bobos pouco  sabemos,- nada  melhor que deixar  tudo de lado e refletir,  ou deixar as idéias vagando numa  atenção flutuante, como dizia Freud. Largar mão por alguns instantes dos compromissos, do cansaço da falta de tempo da dificuldade de ser feliz, da pouca harmonia consigo mesma e com o mundo, das tragédias, das decepções universais ou pessoais--e dar-se o prêmio de pensar..Parar para pensar não é desmontar.
       Pensar para ser uma pessoa decente; amar mais  e melhor, começando por mim mesmo;pensar  para votar com mais lucidez;pensar  no que de verdade eu quero, se é que eu quero alguma coisa -ou sou o tipo que se deixa levar pelo desânimo , preguisa ou desencanto?
        Pensar para criar um mundo particular,não num ataque de loucura, mas de criatividade .Pois o real não existe, existe o que vemos dele.Dentro de certos limites, podemos cada um de nós inventar nosso mundo: sendo mais céticos, ou mais otimistas,  com aquele grãozinho de loucura necessária para que haja beleza e claridade e não vivamos numa caverna de trevas.
          Basta ver como pensam as crianças, ainda livres das nossas inibições. "Fadas e anjos existem, não é? "perguntam -me uma delas.Respondo honestamente: "Para quem acredita  , existem."Acredito que apesar de Copenhague ,o mundo não vai torrar (as opinioões dos cientistas divergem), que vamos ter motivos para nos orgulhar de nossos países, que não mais vai haver tanta miséria e cinismo, que os colégios vão ensinar melhor e exigir mais em lugar de facilitar tão absurdamente e despejar tanta gente despreparada no mundo.
        Sei que todos acordamos  algum dia com a senhora desilusão sentada na beira da cama. Mas a gente vai à luta e inventa um novo sonho, uma esperança, mesmo recauchutada:vale tudo menos chorar tempo demais. Pois sempre há coisas boas para pensar. algumas se realizam.Criança sabe disso.Feliz 2013.

  Lia Luft













       

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Três dias fora do tempo

Há dias que queremos que alguem nos tire daqui e nos leve para um lugar qualquer, secreto isolado e pretegido,  de tudo e de todos, tipio 'nobody knows." Já me vi sonhando com este lugar  por algun dias várias vezes..Difícil encontrar alguém que  confiamos o suficiente para nos levar até lá., ou alguém  com quem d~e liga  a ir a um lugar desses! (risos) Mas o sol está a meu lado, e, definitivamente,,  se alquem merece sumir um pouquinho, essa pessoa sou eu.Esse descompromisso com a realidade, essa alegria absoluta de estarmos vivendo " theree days out of  life", apenas três dias...Para descansar e dar risadas. Aprender alguma coisa nova,  descobrirmos uma pessoa, uma música, e sairmos sem hora pra voltar. Perdidos no nosso espaço único e mágico, pessoal e intransferível. São esses lugares que invadem a nossa fantasia e nos alimentam muitas vezes  por longos períodos. Pois então, galera , esse" lugar" está em falta no meu.  precioso momento( risos) Outro dia , fui pssuida por esse desejo incontrolável de desaparecer . mas não queria ir só. Queria  desaparecer com alquem que significasse um alento para a solidão profunda  de alguém que vive no mundo que eu vivo. e que tem o trabalho que eu tenho..Uma contradição,sei bem, pois no meu trabalho conquistamos amigos íntimos rapidamente, mas é impossível não admitir que pouca coisa sobrevive no mundo da fantasia. Por isso, "three day out of life'' cheio de realidade e substância. E , para isso, definitivamente, não pode ser qualquer acompanhante. Pensei em ir sozinha, mas o que é preciso é alimentar minha alma contra a solidão a  que vivo, mesmo rodeada de milheres de pessoas.
Então, desisti. E estou aqui matutando, quem será que poderia me levar para esse lugar perdido no tempo e no espaço , sem compromisso?. Um lugar  eleito simplesmente para alimentar e acalorar nossas almas, coração  porquee não, inteligência?!Sim, inteligência mesmo, é   disso que estou falando, pois minha sensibilidade é  alimentada por diversão, sim,  bons papos, boa comida e tempo. Tempo para poder estar, ser,  e fazer o que realmente necessitamos, mesmo que, no alto da minha idade, consiga perceber a necesssidade de confinar todo esse desejo em apenas três dias fora do tempo, pois afinal, o trabalho me chama, a filha telefona dez vezes por dia e eu mal consigo tempo para fazer a minha manicure. Que dirá  conseguir três dias  fora do tempo?1
       Mas , sonhar não faz mal, e eu garanto, daqui a pouco estou desaparacendo sem deixar noticias e voltando  linda,, dourada, bem-   humorada,e cheia de energia, porque afinal de contas, eu mereço " three days out of life"
  Carolina Ferraz( atriz)



O silêncio de ouro


   O exercício do silêncio é tão importante, quanto a prática da palavra ( William  James)


   Um amigo meu foi submetido à delicada operação nas cordas vocais e teve de passar vários dias sem pronunciar uma só palavra.
      Encontro- o com a voz  ainda meio apagada, podendo me contar suas experiências nesse regime obrigatório..
      Até aqui tive e me valer da escrita para se comunicar.Escrevia bilhetes  fazendo  uma pergunta, pedindo um copo de agua.. Mas de vez em quando vinha  la vinha  um pensamento mais profundo, fruto de sua forçada incursão dos domínios do silêncio e da solidão.
       A soplidão quando voluntária, é fecunda e benéfica.Acidental ou compulsória, é a mais negra  das condenações., sendo o silêncio a sua única linguagem. Ele descobriu no silêncio uma nova dimensão. E justificou no bilhete para si mesmo.
     "O silêncio pode ser de ouro, mas agora, queira ou não ,eu tenho que escrever".
      Havia situações, porém,  que escrever bilhetes não atendia as suas necessidade de intervir nas conversas ao redor, emitino apartes.. "Aqui eu dizia que também acho", pensava ele"Ou então diria   que esse caso é velho, não precisa contar, eu já conheço".
        De vez em quando tinha ímpedos de mandar sua mulher calar a boca,  não ficar interrompendo os outros a cada instante.. Como aliás, algumas vezes   era ele que sentia vontade de fazer.
      Não podendo participar, limitava - se a sacudir a cabeça e exibir um sorriso  que, na sua própria opinião, emprestava-lhe  certo ar de idiota da família..
        Escutando falar, descobriu que quase todo mundo fala sem escutar.O pior é que deu para sentir uma certa satisfação em pensar e nada dizer. "Falar é muito chato, bom é ficar pensando" escreveu num  bilhete, que sua mulher interpretou como um grave sintoma: era pensamento de quem poderia acabar sorumbátco e caladão,quando recuperasse a voz- o que seria, no mínimo, um contra- senso. Ao que ele propro ecreveu."Fala-se  muita bobagem, não se aproveita nada."
          Ainda asim espero que venha falar tão logo possa, para que o feitiço não se volte cntra o feiticeiro- no caso . a mudez contra o mundo.A propósito, lembro -lhe  a reação daquele mineiro, quando a esposa encerrou uma discussão, dizendo que ele falava demais:jurou dali em diante não pronunciar uma só  palavra  durate um mês.E mudo ficou.Ao fim de alguns dias de intransigente  cumpriento da decisão-cioisa de maluco- ela  houve por bem  interná-lo numa clínica de repouso!--eufemismo d hospício.O mardo acatou a decisão no mais absoluto silêncio. "Ali dentro ele começa a falar mais cedo do que pretende" afirmou o psiquiatra da família.. Ena última visita que lhe fez foi recebida por um churrilho de palavras, nem toda amáveis." Eu sabia que vocêia  acabar falando mais cedo ou mais tarde", exclamou ela vitoriosa. Ao que ele retruco: :não foi nem mais cedo nem mais tarde: conforme avisei,foi ao fim de um mês,  que se completa hoje.Mas sendo assim, daqui por diante  ão falo mais para sempre." E para sempre continuou mudo, internado até morrer.
       Meu amigo protesta, está ansioso para voltar a falar novamente e teme que lhe falte a voz.
        Procuro confortá-lo citando algumas refrexões sobre o silêncio. Não o "dos espaços infinitos" que atemorizava Pascal, mas o de Epicteto, o físico grego- para quem Deus deu ao homem uma língua e dois ouvidos, a fim de que possamos ouvir os outros duas vezes mais que falamos.. Robert Louis afirmou que as mentiras mis cruéis  em geral são expressas  em silêncio.Willam Hazlit achava que as pessoas mais silenciosas são justamente as que tem mais alta opinião sobre si mesmas. E segundo Hamlet- ou Érico Veríssimo- o resto é silêncio.
        Alguns visitantes manifestm a descabida  propensão para gritar como se fosse surdo. Outros mais raros, se vêem estranhamente impedidos de falar, e gaguejam feitos estrangeiros, fazendo caretas, acabam-se comunicando apenas por gestos..Outros ainda, em especial as mulheres, sabendo-a sem voz,   temdem a sussurrar -lhe ao ouvido, como se seu mudismo significasse uma cautelosa reserva diante de ouvidos alheios
         Aos poucos ela vai entrando na fase do cochicho, que procede a readaptação da voz à totalidade normal. Confessa- me quem espera surpeender vários segredos neste período. A voz velada é capciosa, convida as confidências, sugere conversas insinuantes.
       Ao despedir- me, sugiro- lhe de minha parte que se cuide,para não se ver na situação daquele outro a afônico ao bater na porta  e perguntar num sopro à mulher que veio abrir se o marido estava em casa. "Não está não",informou ela também nun sopror:"Pode entrar".

    Sabino F
,








      























segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A ética e a TV




   A violência é consequência  de comportamentos antiêticos, e a tevê é a grande responsável pela propagação desses comportamentos.

      Ética é um conjunto de princípios que guiam e orientam as relações humanas.Regras como: ' não matarás " não desejarás  mulher do próximo"," não roubarás", são apresentadas como propósitas fundamentações da ética.Se fosse permitido matar, a querra, o genocídio também estariam autorizados e o caos se estabeleceria.A sociedade ficaria inviável, porque não há possíbilidade de convivência sem o respeito a certos princípios.
      A ética é uma espécie de cimento na construção da sociedade: se  existe um sentimento ético profundo, a sociedade se mantém bem-estruturada, organizada, Quando esse sentimento se rompe, ela começa a entrar em crise autodestrutiva.
      A violência que hoje vivenciamos  decore de um comportamento antiético.Quanto vale uma vida humana no Brasil? Se a medida for o ´salário mínimo, (...) acabar com a vida significa muito pouco. Há muitos anos, a vida não tinha preço, ela tinha um valor absoluto.
      Antes da TV, havia no Brasil, um conjunto de percepções éticas muito claras nas cabeças das pessoas O valor da vida. Matar um  indivíduo não era um crime qualquer,mas um crime terrível, . se a pessoa matasse alguém, ela se transformaria numa assassina, e ser assassino era terrível.O mesmo vale para as drogas.. Mas esses valores se deterioraram quando os meios de comunicação   de massa passaram a representar o princpal veículo de formação das pessoas. Até o surgimento da televisão, a formação ocorreria dentro a família e na escola, onde aprendiam os valores. Quem educa nossos filhos hoje?Em parte  a família  e  em parte a escola, mas em grande parte é o que eles vêem na televisão.  A TV oferece uma espécie de curso inensivo, para adultos e crianças, sem nenhum controle social.
        A família exerce seu próprio contole,a escola psssui regras, mas a televisão não tem nada disso
 Ela aposta na violência e no desprezo pela vida,pela normas éticas e pelos valores.Despreza de forma agressiva, banalizando.Na telinha, tudo é possível e nada produz resultados e consequências. Nem filme, duzentas pessoas são assassinadas e nada acontece.Essa distorção acaba gerando um tipo de cultura de banalização da vida.Como tudo é banal, parce que se perde o sentido do trágico,  do quanto o crime é trágico,  a falta de ética é trágica.A televisão como um todo  tinha de ser educativa. A sociedade precisa ter o direito de controlar a TV. Não o direito de censura, mas de conrole, pois ela exerce um efeito muito grande sobre a sociedade  e a sociedade não exercequalquer controle sobre a TV. É unilateral esse negócio.
         Se tivéssemos TV educativa, criativa, nós mudaríamod o Brasil. em um ano.Uma televisão que educasse com arte e criatividade provocaria um revolução nesse país. O seu efeito depende do uso que a sociedade faz (ou permite que se faça dela).

   Herbert de Sousa




       Hr deebert














     

domingo, 16 de dezembro de 2012

A DÍFICIL GRAMA DO VIZINHO



     A inveja é uma merda.Belo ditado.Dos pecados capitais,é a mais inaceitável. A luxúria e a vaidade estão na moda, a prequiça  e a ira qualquer  um pode sentir  de vez em quando na intimidade  do lar, a gula é simpática diante de uma novidade gastronômica, a avareza pode ser confundida  com economia para um futuro tranquilo,  mas a inveja.. Só  os muitos maus pode sentir! A inveja só faz mal a quem sente.Acho muito estranho quem diz que tem medo dos ivejosos coitados, nada farão!  Se praga de invejosos desse certo,pobre Madonna, não daria um passo! Aliás ela deve ter se mordido com o vestido de carne da Lady Gaga! Das confessáveis, eu tenho infeja  de quem levanta a perna alto. Saí do balé por causa disso, cheguei a conclusão que passaria a vida toda sofrendo no alongamento em vão.Tenho inveja também de bunda grande, torço sempre que venha acompanhada de muita celulite para amenizar um pouco a minha  desgraça. E de quem lê Nietzsche por prazer  e com perfeita  compreensão.? Aí é inveja da mais pura com requintes de crueldade.
      A inveja  é tão ruim  que temos a  têndêmcia de negá -la.É um sentimento inerente do ser humano,. O problema é o que fazer com ela.Penso que adimiti-- la já é um bom começo...para esquecê--la..

    Márcia Cabrita  (atriz)
    

Onde estão os indivíduos de alma grande?



    Os grandes heróis, capaz de dar a vida por um ideal, surgiram em momentos graves e especiais`´E necessário que ameaças, catástrofes iminentes se delineiem, para que a chama interior que arde latente na alma dos mais abnegados se transmuda em fogueira salvadora. Quando, em Minas Gerais a opressão portuguesa atingiu os limites extremos da prepotência e da opressão, surgiu Tiradentes. Dua missão- bem sabia ele- era quase impossível arriscadíssima. E tudo se poderia se agravar ainda mais com  pusilanimidade dos companheiros comspiradores .Mas sua alma já se agigantara,ganhando dimensões mesmas da Pátria  que ele adorava.Seu conforto pessoal, sua vida não poderiam contar,eram coisas pequenas demais diante de um ideal.Então, enfrentando o carrasco de cabeça erguida, enforcou-se
          Passados tantos anos,nossa Pátria novamente está abalada por uma ameaça de grandes proporções:os desmandos administrativos, a corrupção desmedida dos governantes, as crises internacionais, tudo nos comprime e, de país depauperado,  estamos na iminência de retoceder a estágios prmitivos do mais terrível atraso. É  necssário que suja alguém que, tendo a alma grande dos heróis ,salve a nossa Pátria.Outro Tirradenes precisa aparecer.
         Não é possível prever de onde virá,  nem de que camada ou classe social..Só de um coisa estamos certos:ele deverá ter a mesma alma pura, honesta, abnegada,arrojada e carismática dos heróis. Que a lanterna deDiógenes ou a  lâmpada  e Aladim nos ajudem a encontrá -lo, pois entre os atuais dirigentes do país, entre os líderes dos partidos políticos que estão aí,. não há nenhum.


    Jurandir Gouveia

sábado, 15 de dezembro de 2012

Alarmismo ambiental e consumo



    Muitos previra  o fim do mundo nos últimos 200 anos.Thomas Malthus (1766- 1834) alava em risco de catástrofe humana.Como a população crescia em progressão geográfica aritimética, a fome se alastraria.. Para controlar  a expanção demográfica, ele defendia a abstinência sexual e a negaão de assistência à população em hospitais e asilos. O risco foi superado pela tecnologia, que aumentou a produtivadade agrícola.
       Hoje, o alarmismo vem  anbientalistas radicais .A catástrofe decorreria do aquecimento global causado basicamente pelo homem., via emissões  de dióxido de carbono. Em 2006 o governo britânico preparou um relatório preparado por  Nicholas Stern  buscava  alertar que existia tais aquecimento, mas julgavam que seria um desperdício  enfrentá-lo. O grupo dos céticos , que duvidam dos ambientalistas Lawson,  e afirma  que o aquecimento  não tem aumentado desde a virada do século e que são comuns oscilações de temperatura mundial Há 400  anos o  Rio Tâmisa congelava no inverno. mil anos antes da industrialização. origem de mudanças climática- houve um" aquecimento mediavel" com temperaturas tão altas  quanto as atuais." Muto antes, do  Império Romano o mundo era provavelmente  mais quente". O modo de vestir dos romanos, que aparecem
em roupas leves em pinturas da Grécia  e da RomaAntiga.
      Entre  Malthus e os,  ambientalistas. surgiram outros alarmistas, o biólogista Ehrlich, sustentava que  o tamanho excessivo da população constituiria uma ameaça à  sobrevivência da humanidade e do meio ambiente ; defendia  a redução do crecimnto populcional  Em 1972  o Clube de Roma propôs o" crescimento zero"  a paralisia do crescimento econîmico como forma de enfrentar exaustão rápida de recursos naturais.   Nenhum dos dois estava certo.
        Bjorn destacado" cético", prova o enorme fracasso das privisões catastróficas  do Clube  de Roma dizia- se que uma geração se esgotariam as reservas de alumínio, cobre,ouro, chumbo, mercúrio, gás natural petróleo. Acontece que  a inovaçao tecnólogica permitiu substituir o mercúrio  em baterias e outras aplicações.Seu consumo caiu de preço. As reservas dos demais metais aumentaram e outras inovações reduziram  sua demanda . O colapso não ocorreu
        Como o Clube de Roma pode errado tanto? Segundo Bjorn Lomborg, seus membros desprezavam  o talento e a engenhosidade do ser humano e "sua capacidade descobrir e inovar". Se as sugestões tivessem sido acatadas, meio  bilhão de chineses,, indianos, e outros teriam continuado muito pobres. e poderia ter  afirmado que o Brasil estaria mais desigual e não haveria a ascenção da classe C.
       Apesar tais lições volta a falar em limites  fisícos do planeta. Na linha do Clube de Roma,defende-se  o estancamento da expansão baseada. no consumo de bens materiais. Se fosse assim, inúmeros países seriam congelados em estado atual, sem poder reduzir a pobreza nem promover o bem-estar..
          Mesmo que o homem não seja a causa básica do aquecimento, é preciso não corer riscos e apoiar medidas para conter as emissões  Mas tambem  resistir a idéia de  de frear o consumo. Além de injustiça, a medida exiigiria um.  impossível grau de coordenação e renuncia ou um inconcebível comando autoritário. Desprezaria, ademais, a capacidade do homem de se adaptar a novas e desafiantes situações.
Maílson  da  Nóbrega



      











Pela ética no trabalho


   "  Um país que se omite, não se organiza para propiciar trabalho, emprego,renda para todos seus habitantes, não ´é ético; é perverso" Leão XIII " O operário  deve receber, pelo seu trabalho, o necessário para sustentar confortavelmente a si e a sua família"

       Uma sociedade que só oferece possibilidade de trabalho normal, regular, remunerado para uma minoria e que deixa a maioria à margem, à mingua,, não é democracia.
      Depois de tantos anos chamado "desenvolvimento",percebemos que o Brasil   é um paraiso para a minoria, um purgatório para a maioria e um inferno para 20% de seu povo.E tudo isso porque exclui do trabalho,do emprego, da renda e da terra a maior parte de sua população.
        A ação cidadania contra a  Miséria e pela Vida, depois de mobilizar o conjunto da sociedade para confrontar com o problema da fome, depois de distribuir alimentos para muita gente, depois de  se organizar em milhares de comitês e principalmente,despertar uma grande onda de solidariedade humanas como jamais se viu entre nós, está desafiada a dar um passo à frente no processo de mudança do país..,
         Para erradicar a miséria é fundamenal repensar toda a economia, reorganizar toda a política, transformar toda a nossa cultura,para chgarmos a um país onde todas as pessoas tenham trabalho e possam viver dignamente de seus saláios, possam comer segundo suas necessidades, e preferências, educar seus filhos,e garantir saúde e segurança para todos os menbros de sua família.É fundamental dar um passo à frente em direção ao ttradalho.
       A campanha da solidariedade contra a fome, enfrentou muitas críticas e dúvidas " Distribuir comida é assistencialismo"" Não rsolve, não leva a nada"- "O fundamental é ensinar a pescar e não dá o peixe"filisofavam
enquando aguardavam as reformas estruturais que prometem o fim da miséria. Mas não se perguntavam se a sociedade estava disposta compartir o que tinha, se cada um queria cuidar de si ou de todos. Se queríamos ser uma nação ou um bando de gente cuidando da própria subrevivência.
          A ampanha   demonstrou que é possível distinguir assistencialismo de solidariedade humana. Que para pescar é preciso estar vivo.Q a solidariedade humana e é fundamental na emergência.
dos que morrem de fome, enquanto aguardam a materialização das propostas de mudanças de estruturas. E essas reformas só acontecem  quando as mudanças do dia - a -dia  ocorrem pela ação  das pessoas, de todas as pessoas.
         É um grande desafio. Nao somente distribuir comida,, mas dar trabalho.inventar emprego,integrar toda as pessoas em atividades remuneradas. Com salário, cada um pode começar exercer minimamente  sua cidadania( Betinho)









      

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Flores mortas no chão..




    Visitando Gramado,fiquei impresionada com o carinho dos habitantes para com as flores . Por toda a parte, as cores e os perfumes alegrando o ambiente e a alma E para proteger as flores,  um aviso  em pequenas tabuletas,  aos turistas desejosos de arrancá-las "Flor cortada belaza destruida'.!
     Como as flores de Gramado, assim as coisas belas da vida: o sorriso  da criança, o amor dos jovens que passeiam de mãos dadas pela rua, a liberdade de andar, de falar, de escrever, o vôo dos pássaros nos céus, o ar puro que se respira, os frutos que se colhem para matar a fome, os livros que se lêem, as igrejas em que se rezam as preces..Essas flores tão belas, tão necessárias. Se a cortarmos, destruiremos a pureza, o amor, a liberdade, o desejo de crescer, de viver de progredir no corpo,  na mente  nos sonhos..
      Os turistas de Gramado respeitam as pequenas tabuletas com a grande frase:As flores de Gramado são preservadas, E as outras flores da vida? Ainda não se escreveu nenhuma tabuleta para os que  deseducam as crianças  os que proibem o amor,, os que suprimem a liberdade,  os poluem o ar,  os que depredem a Natureza, os que promovem a violência  na cidade ou nos campos. Falta uma tabuleta  no coração de todos eles. E as flores da vida correm o risco  de serem flores mortas no chão...
      Àngela Fischer

Não há nada mais brasileiro que ser brasileiro




  Não  há nada mais brasileiro que ser brasileiro. E o que intriga a maioria dos sociólogos que se dão ao trabalho de estudar esta charada que é o Brasil:por mais que cariocas, paulistas mineiros,  gaúchos, baianos ou nordestinos sejam diferentes uns dos outros, há qualquer coisa que os identifica em qualquer lugar do mundo como brasileiros: seu espírito de indepemdência e seu apego à liberdade, que um dia  acabarão fazendo realmente do Brasil um grande  país.(Fernando Sabino)

10 MITOS DA VIDA LONGA



 O psicólogo americano Lewis Terman começou a acompanhar o cotidiano, as alegrias e decepções o comportamento e os hábitos de 1500 crianças.Depois de sua morte outros dois especialistas  Frieden e Leslie Martin da Universidade da Califórnia debruçaram sobre o material valioso e retomaram o trabalho,.Investigaram quais as particularidades existiam na vida dos que morreram cedo e daqueles que passaram a barreira dos 90 aanos Foi excluida a constituição genética por imprevísivel e incontrolável. "A genética influincia a longevidade, mas não é o único fator crucial", Além disso as pessoas nada podem fazer para  seus genes.Concentramos naquilo que se pode mudar.Daí uma coleção de mitos em torno do que faz as pessoas viverem mais.
    
      PENSAMENTO POSITIVO REDUZ O STRESS
          A investigação do destino de cada um dos 1500 participantes do estudo mostrou que os extremamente otimistas viveram menos do que os céticos e pessimistas. Uma postura relaxada em relação ao cotidiano, ao presente e ao futuro ´´e um atalho para a certeza de que nada de ruim irá acontecer "As pessoas com essa abordagem, aparentemente saudável, não tomam precauções vitais", "Fumam mais, bebem mais, têm  hobbies maiis ariscados e estão sujeitas a graves acidentes de percurso."

     MANTENHA,-SE EM FORMA,FAÇA GINÀSTICA E VIVA MAIS
        Recomendaram a você que exercício físico tem que ser feito no mínimo três vezes por semana ou 30 minutoa diários de caminhada . Lista de recomendação ou imposição- não surtem efeito.Seguir à risca os comandos de "pode  e não pode"  é ruim a médio prazo Fazer uma atividade que produza satisfação , e manter-se ativa na" metede da jornada"(por volta dos 40) é altamente positivo.

      PERMANEÇA  CASADO E GANHE ALGUNS ANOS
          É adágio que só vale para o frágil mundo masculino." Divorciar- se é menos prejudicial para uma mulher".Aos homens: o casamento seguido de rompimento, é a antessala para problema de saúde, alimentados pela solidão.

     TENHA HOBBIES COMO CULINÁRIA E JARDINAGEM
        Proliferam cursos de culinária e jardinagem como se fosse a solução para todos os problemas do mundo., São hobbies que mal não fezem, mas tampouco garantem  saúde melhor..Qualquer coisa que lhe dá prazer.

      NÃO TRABALHE TÃO DURO, TENTE RELAXAR
           Esqueça a aposentadoria se possivel.O trabalho é benéfico.Não adianta apenas trabalhar muito, , é preciso estar comprometido com o ofício.Aqueles que se dedicaram e tiveram sucesso na carreira, viveram mais do que os que pularam de emprego  por opção ou demissão."Os responsáveis, os zelosos, vivem mais porque têm hábitos e comportamentos que não resultam em stress"

      PREOCUPAÇÂO FAZ MAL À SAÚDE
           Uma outra falácia. Uma dose de preocupação faz bem porque nos deixa alertas atentos e prudentes.Os preocupados cuidam melhor da saúde, têm hábitos saudáveis relações felizes,e dose extra de serotonina no cérebro que é um neurotransmissor responsável pelo bom funcionamento das células nervosas. Sua escassez está relacionada aos transtornos de humor, de ansiedade e aos problemas afetivos.
  
  PESSOAS RELIGIOSAS VIVEM MAIS
       Rezar faz diferença, mas não por motivos sagrados que asseguram um lugar ao céu O que vale mesmo é ir à igreja, fazer parte da comunidade, estar com amigos.Ser religioso ajudou muitos  a  romper os 90 anos simplesmene porque, gregários ,nunca pararam de estimular as relações sociais.

     SE SEU FILHO É MUITO SÉRIO, FAÇA-O SER MAIS ESPOTÂNEO E ALEGRE
        "Não há porque fazer seu filho  ser infeliz"Mas se ole estiver excessivamente alegre tente fazê-lo tomar  decisões cuidadosas. Uma criança que cersce com excesso de otimismo acaba desatenta a riscos. Se ele achar que não pode lhe acontecer nada de ruim, vai expor a perigos. Saber minimizar riscos é  uma qualidade  importante.O bom humor ressalva-se,é uma qualidade que deve ser levada  pelo resto da vida até a maturidade.

 OS BONS MORREM CEDO, OS MAUS MORREM TARDE

   "Não há evidência alguma que os bons  bons morrem antes" Os bons são capazes de discernir o que é errado, moldam melhor seu destino, levam a vida com a dignidade que os faz dormir bem. e viver mais. Os pesquisadores propõe uma máxima, o avesso do mito " Os maus morrem mais cedo, e os bons vivem melhor".

        SENTIR_SE AMADO È O CAMINHO PARA O BEM_ ESTAR
        Quando você é querido não influencia em nada sua expectativa de vida.. Muitos estudiosos já afirmaram  que sentir-se amada dá as pessoas a sensação de felicidade  e que isso melhoraria  a qualidade de vida,É maravilhoso ter o suporte de alguém em um momento difícil,mas não vai fazer você morrer mais tarde. A sugestão da dupla é outra: valorize seu cuidado com os outros muito mais que o delos com você. O nome  do jogo é altruísmo.


  Revista Veja












      



     












        


   .


















   















quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Língua Portuquesa



  A Língua Portuguesa é (...)objecto das nosas preocupações;Mia Couto- um escritor moçambicano- usa

TOC_ manias sem fim



   Cerca de 4% da população mundial sofre de Transtorno Obcessivo Compulsivo. As manias são consideradas doenças quando afetam a vida pessoal e profissional


    De seis a dezessete anos. Esse é o tempo médio que uma pessoas com TOC, demora para procurar ajuda Pior do que isso.Boas parte das pessoas que têm o problema sofre em silêncio, com receio e vergonha de expor suas manias e compulsões.Manias das mais variadas: tem gente que só sai de casa depois de desligar o gás ou trancar todas as portas;  há ainda  os que têm pavor de ser contaminado por algum micro- organismo  e lavam as mãos repetida e constantemente. Esses são apenas alguns exemplos.Em comum  todos sentem  uma ansiedade atroz  caso não executem uma determinada tarefa  É a necessidade que se transforma em prisão- aliás, tem quem se isole em casa por causa da doença.
           Ese transtorno atinge homens e mulheres em igual proporção.Dá para imaginar o quão complicada  fica a convivência cm alquém que passa horas a fio tomando banho;  que precisa passar centenas de vrzes ao longo do dia pela porta de seu quarto ou que tem necessidade de limpar compulsivamente as maçanetas da casa. Um artigo revelou que a exposição crônica a tamanha ansiedade e a outros sentimentos a eles associados, como medo, aumenta de 30% a 40% o risco de enfarto.
        Apesar da ciência estudar os motivos pelos os quais alquém desenvolve o TOC, ainda não há causa estabelecida. Acredita-se que são vários fatores que levam a doença.Por exemplo, a hereditariedade tem peso nisso, já que é comum encontrar pessoas da mesma família com o problema.
        Situações de estresse, fatores neuro- bioquímicos, infecção por estreptococos, alterações hormonais durante a gravidez ou após o partoAté mesmo crianças pode desenvolver o transtorno. E que,se diagnosticadas e tratadas precocemente, o risco de recaídas diminui muito na fase adulta. Isso porque esse é um transtorno que demanda atenção durante toda a vida é difícil falar em cura, em controle. O tratamento, aliás, é feito em duas frentes: por meio da terapia cognitiva comportamental e pelo uso de medicamentos que regulam a atividade neurotransmissores,  como serotonina,, noradrenalina e dopamina responsáveis, entre outras coisas pela regulação do humor e também pelo apetite.A prática de uma atividade física também ajuda, já que auxilia na redução da ansiedade. Esse pacotes de madidas tem um efeito libertador para a maior parte dos pacientes, já que pedem finalmente, experimentar a vida com menos amarras.
       Página Einstein Revista Veja







         

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Mordaças e palmadas



    Democracia e liberdade. Conceitos  difíceis, confusos , esquecidos e negligenciados. Leio, percebo aqui e ali algum projeto de amordaçamento da imprensa; Logo  que se manifesta surgem protestos e as garras se escondem de novo na manga.Mais a idéia volta mais adiante, e isso se repete. Vamos controlar  mais , via estado, os meios de comunicações: jornais, televsões, revistas,. Isso  de veicular qualquer coisa, ou ter liberdade  damais, não convém. O país ainda está imaturo,, o povo desinformado.O número de analfabetos é assustador,.Investir na ,educação,em vez de amordaçar os meios de comunicaão poderia ser uma idéia magnífica.. Escolas boas,professores estimulados, acesso fácil a todos, bons curriculos,, merenda farta.Ensino médio de qualdade  , acessível a todos, universidade ótima, e escolas técnicas superiores abundantes :acabar com o preconceito de que todos temos de ser bacharéis.
        Esse seria o verdadeiro gesto de liberdade democrática para´o país e o povo. jamais controlar a manifestação lvre de idéias, desejos  esperanças, necessidade e  protestos . nem querer nivelar por baixo,nem  limitar, como pensar ou reduzir ou até proibir séries americanas nas TVs brasileiras:queremos o atraso, ser China, ou Venezuela, ou nos entregrar  ao mundo mais adiantado, incentivar a boa produção de programas de TVs e de filmes  brasileiros,  em vez de cercear?
        Outro tema  é a interferência  em assuntos tão pessoais quanto a educação dos filhos, "palmadas'. Crianças e jovens, filhos em geral, já são protegidos por leis suficientes.Se elas não forem respeitadas, e sua quebra nãa for punida,, não  vai adiantar nada inventar novidades.Não acho que o projeto palmada funcione; quem vai denunciar o pai ou a mãe, o vizinho intrometido,, a vizinha  invejosa a comadre neurotica.?
       Violência  às vezes se justifica, sim,como para controlar a violência, segurar alucionados, prender bandidos, dominar violentos assassinos.. Mas nem mesmo violência verbal deveria reinar nas famílias: um insulto pode doer bem mais do que um tapa, brigas  entre os pais trazem mais mal do que uma palmadinha.O conceito de que violência em casa   deve ser punuda já existe. Basta aplicar as regras e leis,  mas a tal lei da palmada , parece-me irreal, inexequível,  geradora  de muita conusão e  de indevidas intromissões  no lugar que deveria ser o mais nosso, o mais pessoal,  nosso refúgio, nosso reino, nosso santo dos santos: a casa, a família, o lar..
      Mas como as coisas  entre nós,  e neste vasto mundo, andam mais para a  confusão e doideira do que para lucidez e serinidade, como estamos mais violentos , policialescos, alucinados assustados, e assustadores do que firmas, elegantes, sábios, pacíficos, tudo pode ser esperado, tudo é possível e vamos nos habituando a viver na estranheza, na esquisitice,,protegendo-nos cmo podemos de atos, fatos e idéias bizarros.   (Lya Lift)



Da Vince no século XXI



   Sabe-se  que o conceito de felicidade carece de definições pontuais A troca incessante do homem pelo equilíbrio entre realização material e emocional é o que confronta sua razão, e emoção na tentativa de alcance de uma autossatisfação plena que convencionou-se chamar de felicidade. Por isso as sucessivas gerações da sociedade procuram estabelecer modelos que sntetizam essa busca, ditando parâmetros que, ilusoriamente, organizam e homogeinizam aspirações que são, em essência eclusivamente individuais.
        No contexto atual da globalização, há quem associe autorrealização aos princípios previamente estabelecidos pela lógica capitalista de adequadação.Em um tipo de Darwinismo Social, preza-se pela competição materialista em   prol do sucesso profissional financeiro no qual alcançam a felicidade  aqueles que melhor  se adaptam à dinâmica do mercado, ao cumprimento das exigências sociais e à consequente potencialização do individualismo. Para esses, o alcance da felicidade só é viável se conseguir atingir o que a sociedade impõe como parâmetro para o desfrute de uma vida financeiramente comfortável, de forma que, somente após isso, possa-se  iniciar uma nova busca pelo equilíbrio emocional.
      Contudo,pensar em autossatisfação plema conforme modelos alheios  e padronizados se torna  essencialmente paradoxal. A felicidade é um conceito primeiramente individual, uma vez que cada ser humano tem suas próprias projeções, sem que essas necessariamente estejam adequadas´`as exigêncis e visões externas.. O cconflito entre o que se almeja e o que a  sociedade superestima é o que conduz os indivíduos a um constante desequilíbrio  emocional, tornando-o refém de seus próprios anseios e consequentemente, imcapaz se sentir-se   plenamente feliz. Isso justifica, por exemplo, a considerável procura atual por "receitas" para autorrealização, representadas por livros de auto-ajuda que vendem a idéia de felicidade. impressa.
      Dessa forma nota-se que, ao contrário do que a sociedade comtemporânea sustenta, a felicidade não deve ser um sentimento materializado e tampouco uniformizado. Há a exigência social de"homem vitruviano  do século XXI", exclusivamente racional e baseado no equilíbrio.  Porém, sabe-se  que a natureza humana é multifacetada e que , por isso, a felicidade rejeita modelos.


      
 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Precisa-se de cidadões

   



      Cientistas, polítios, notaram que a consolidação das instituições damocráticas acaba diminuindo a frequência de plebicitos ou outras formas de participação política popular extraeleitorais. O fato foi tomado,incorretamente por muitos como a superação gradual da participação política que nos levaria ao surgimento de tecnocraciass; a realidade, porém,é outra:não há diminuição de relevância da paticipação política; ocorre que a solidificação democrática refina essa partipação, aumentando o poder e a importância do voto, claramente indicando a indispensabilidade das eleições.
    Em uma realidade globolizada, neolliberal, vemos emergir o capital  como dirigente supremo da organização social, seja através da política "tradicional" com os "lobbies" promovidos por grandes corporações,ou pela influência midiática dos anunciantes. A imcapacidade dos governos atuais de balancear os interesses do bem comum, equilibrando as liberadas capitalistas com as necessidades  das camadas sociais mais baixas cria uma população cética perante às instituições políticas em geral.
       A" despolitização"(Brecht  chamaria de "analfabetização") da sociedade aumenta o vácuo entre as ações estatais e vontade do povo, deixando o homem médio a mercê do corporativismo:  afastado da política ele perde sua única possibilidade de defender seus interesses e direitos, bem como sua última chance de alterar (ou ao  menos discutir) a ordem vigente e consequentemente,  sua realidade diária.
        Entendendo-se a política como a busca do bem comum, como a defesa dos pequenos contra os maiores, da supremacia do justo sobre o injusto, como desejo de equilíbrio entre interesses e direitos diversos, rejeitando estender um laissez-faire a todos as questões sociais e barbárie a que seríamos levados, vislumbra-se  a participação ´política não apenas como um direito cada vez mais importamte  mas também como uma necessidade imprescindível, um dever.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

As crises pedem soluções realistas. De nada adianta alimentar ilusões



     No calor de um" DR", ou discursões da relação, quando problemas graves dos companheiros são expostos, é comum que surjam propostas de soluções mirabolantes,mudanças que estão fora da realidade ou do alcance do casal.Isso naturalmente, não dá certo. O que funciona mesmo é encarar a realidade com coragem e objetividade. O resto é pura fantasia- ou utopia.


            Se o parceiro diz "precisamos conversar", A maioria das pessoas logo pensa: "vem encrenca aí" É que os" DRs" ou discussões sobre relação, que deveria ser  experiencias gratificantes  de entedimento e aprendizado múltuo, muitas vezes se  tornam situações tensas, fadadas a terminar em briga, devido a comunicação sem qualidade, pela negação da realidade e pela postura rígida dos parceiros.
          O modo de comunicar é um hábito adquirido na família de origem As pessoas que se comunicam mal não se dão conta de sua dificuldade e muito menos percebem que ela compromete a harmonia com o parceiro e o crescimento da relação.
       Certas  simplificações  nas conversas do casal transmitem erroneamente a idéia  de que algo vai mudar- quando não há sincera disposição para isso.Usar  também a  comunicação para" fingir" mudanças é falar em grandes soluções. "Enquanto buscamos inacessível , tornamos impossível o realizável" Ou seja, criar utopias não resolve problemas. A  Lei Seca em 1920, lançada pelo governo norte- americano para acabar com o priblema do alcoolismo, e a decisão da Prefeitura de São Paulo para eliminar os "drogados' da região central da cidade são exemplos de soluções utópicas. em ambos os casos o resultado foi o agravamento dos problemas.Para casais, as soluções utópicas geradas nos DRs criam expectativas que  mudanças ocorrerão. Com o tempo, não se confirmam, os problemas se tornam  mais complexos e a frustação agrava a crise da uniçao.
      Exemplos:
   Ao descobrir a infidelidade  do parceiro ou marido, a mulher o convence, que é hora de terem um fllho  ,achando que ao se tornar pai ele, ele vai ficar mais maduro e não vai mais pular a cerca e nem revelou ao marido que sabia da traição.
      A jovem irritada por pagar as despesas do namorado, que não se esforçava para arrumar um emprego  melhor, convoca uma  DR para cobrar mudanças Na conversa ele a pede em casamento , alegando que os homens casados são mais bem vistos e tem mais chances..de consguir  boa colocação.
          Após conviver por 20 anos com o marido alcoólatra, a mulher  resolve separar-se. Na DR  em que comunificava a decisão, ele a convence de que deixará de beber dali  a dois anos, ao se aposentar, pois a bebida era só recurso para aguentar o estresse e a pressão do trabalho.
          Ora , seria mesmo sensato e eficaz que a primeira mulher tivesse sido  franca  com o marido  sobre a sua  descoberta,,  a segunda visse que estava sendo usada pelo namorado e a terceira enfrentasse o fato de  que o alcoólatra precisava de um profissonal.
        Soluções para problemas de relacionamentos devem ser realistas, objetivas e funcionais, ainda que dolorosas. Não se resolve problemas reais com soluções  idealizadas que apenas prolongam  as crises e empatam o tempo das pessoas. Agir de modo realista, porém requer coragem, amor,próprio , atitude prática e coerência. Para aqueles que não estão dispostos de encarar as dificuldades, existem os centros da carochinha.(Rosa Avello)
       













.

A lição da da vida severina



    O retirante  Serevino, vindo do interior de Pernabuco chega desiludido  a Recife e encontra com o "mestre carpina', um morador dos miseráveis mocambos dos arredores da cidade O retirante indaga  ao mestre se não seria melhor  pôr fim a vida, atirando  ao rio,. A resposta do mestre é apontar  a própria vida: a de um   filho recém -nascido. mais um infeliz  filho da miséria.  A vida vista como um espetáculo que atrai e encanta o olhar...A vida, que por vezes permanece por um fio, prossegue como um milagre..."Brota" como a planta, a flor; une o homem a natureza, apesar da seca do NordesteA vida, como a daquela criança franzina, que explode por si mesma e nos comove, e nos enche de novas esperanças....
      Contém  uma imensa caarga de conformismo com a vida de sofrimentos dos que vivem abandonados à própria sorte sob a opressão dos mais fortes.Mas o mestre carpina, não teve palavas de revolta. diante daquela criança, seu filho, viu no "espetáculo da vida",  um motivo de encorajamento,  um estímulo para continuar  vivendo, apesar de todas as desgraças O meste extasia-se diante da explosão da vida, daquele milagre de a  vida gerar própria vida.É a resposta que ele dá  à pergnta de Sevirino, desesperado de viver.
       O ser humno é bom.Especialmente o ser humano desprezado, humilhado,violentado. Não é no rico,  no burguês, no capitalista gordo e bem- vestido que encontramos a imagem da bondade, da abnegação, da solidariedade. Quem socorre é sempre o mais humilde, ele próprio devia ser socorrido .Quem estende a mão e divide o pouco que tem não é o que possui tesouros em propriedades ou moedas ou papeis na Bolsa, mas  o que, como a viúva do Envangelho, tem apenas algumas migalhas e quer reparti- las com quem nada tem. Essa é a lição dos mais humildes, a lição de bondade e de humildade dos pobres severinos.

    

domingo, 9 de dezembro de 2012

Morte vida severina



  Severino, retirante,
  deixe agora que eu lhe diga
  eu não sei bem a resposta
  da pergunta que fazia
  se não vale mais saltar
  fora da ponte e da vida:
  nem conheço essa respostabém
  se quer mesmo que lhe diga;
  é difícil defender,
  só com palavras, a vida,
  ainda mais quando ela é
  esta que vê,serevina,
  mas se responder não pode
  à pergunta que fazia,
  ela, a vida, respondeu
  com sua presença viva.
 
  E não há melhor resposta
  que o espetáculo da vida:
  vê-la desfiar seu fio,
  que  também se chama vida.,
  ver a fábrica que ela mesma,
  teimosamente, se fabrica,
  vê-la brotar como há pouco
  em nova vida explodia;
  mesmo quando é asim pequena
  a explosão, como a ocorrida;
  mesmo quando é uma explosão
   como a de há pouco,franzina;
  mesmo  quando é a exolosão
  de uma vida severina.

 João Cabral de Melo Neto






  ,

Grandaza de alma




    Todos os povos sempre ergueram monumentos aos seus heróis. - figuras abnegadas que dedicaram suas vidas ao país.Os monumentos perpetuam aquela dedicação. a fim que as gerações futuras vejam gravados no mámore os benefícios recebios Há estátuas  para homens ilustres,  como para figuraas anônimas do povo que simbolizam uma classe  ou grupo a quem a sociedade muito deve.Ao lado da estátua de Caxias o heroi, há o mausoléu  ao  soldado desconhecido, que representa todos os soldados que derramaram seu sangue pela pátria. Ao lado  da imagem de Cristo, que sacrificou pela humanidade semeando as boas palavras, há a estátua do lavrador que semeia o pão que nos alimenta. E quando não há monumentos, há comemorações permanentes,em dias escolhidos: para os pai:, a quem devemos a vida, para os professores, aos quais devemos a instrução etc.
         Cada um de nós tem, individualmente, lembranças comovedoras de pessoas que nos ajudaram em momentos difíceis, com as suas ações e seus conselhos. Um indivíduo anônimo que salvou a vida de uma criança prestes a ser morta. Uma senhora desprendida que  recolheu um recém- nascido abandonado. Um velho sábio que aconselhou um jovem em momento crucial De quantos cada um de nós  há de lembrar-se !
         Mas há o revesso da medalha. Os maus  momentos, as pessoas que nos ofenderam, injuriaram ou prejudicaram... Esses nao deve m merecer de nós  qualquer sentimento de revide ou vingança. Seria  renovar as mágoas que sofremos. O melhor será esquecer ou, como diz a máxima ovidiana, escrever na areia aquelas tristezas, esperando que com o primeiro vendaval, tudo se dissolva e se apague.
      Lembrar-se sempre dos benefícios recebidos é sinal de grandeza de alma. Também o é tentar esquecer as injúrias e as ofenças.

    Marcos Cesarino

Brasil: um país "caipira" em termos de globalização?


       Para a economia brasileira crescer é necassário que o país possa concorrer, no mercado internacional, com boa parte dos países industralizados,  adequando-se à atual economia de mercado.Entretanto na fase  ainda incipiente  que vive o nosso desenvolvimento, não conseguimos, na maioria dos nossos setores produtivos, ser comptitivos.O sistema adotado no Brasil  muito atrasado, está impedindo a nossa partcipação nesse processo de globalização  da economia Reformas se faz necessárias. Especialmente no sistema tributário, para estimular a produção e a exportação.Assim nosso produtos tornar - se- ão  competitivos, A competição gera novos mercados, estes produzem  riqueza , e esta alimenta o progresso e o bem estar do cidadãos.Enfim reformar para competir , competir para crescer..
     Mas o Brasil está preparado para aderir às novas regras da globalização? Ele, que ainda conserva  a imagem- criada por Lobato na literatura- de caipira "canhestro e tímido", "inadaptável à civilização", que "recua para não adaptar-se?Fernando Henrique rebate e diz quer ser caipira significa, não ser arrogante, mas aberto as novas idéias desde que estas não nos prejudiquem se sobreponham  aos nossos valores. "O Brasil -não desdenha outros países, mas está preocupado com ele próprio". Não contestamos nem  Lobato nem Fernando Henrique- ambos se expressam retoricamente. Seria  melhor raciocinar com os pés na terra. Partir do fato  concreto que o Brasil precisa entrar na economia do mercado. Caso contrário- " O país perde competitividade e marca passo. Sua indústria envelhece, fica imcapaz de produzir coisas melhores e baratas,, a inflação sobe e a capacidade de criar empregos cai"
      A mentalidade dos governantes tem que de mudar Precisa entender que, em primeiro lugar. o Brasil deve participar dos avanços  tecnológicos dos países  mais adiantados. Isso não significa abdicar dos nossos valores culturais, como querem os derrotistas.. Ao devender  a integração do Brasil nos processos de globalização econômica, estamos querendo o progrsso e a busca do bem- estar  dos brasileiros.É claro que enfrentaremos uma dura competição,  pois sempre o mais poderoso tem a ten tendência de explorar os mais fracomas . Mas isso faz parte do jogo do mercado, e não deve desestimular ninguém. Como lembra João Melão o ideal é que façamos como os japoneses que são internacionalistas em termos de tecnologia e economia, , mas não abrem mão jamais de sua cultura ou de suas tradições".
      Ildefonso Meneses

sábado, 8 de dezembro de 2012

Existe liberdade de escolha?

"Toos somos livres para dançar  para se divertir, do mesmo modo que, desde  a neutralização  historica da religião, são livres são livres para  entrar em qualquer  uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia que reflete sempre a  coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa".
    Na realidade só escolhe o que já foi planejado para ser escolhido, em função dos interesses do poder ou do dinheiro.


    Marilyn Monroe, , artista que se tornou   mito nos Estados Unidos, foi apresentada como a mulher ideal, realizada,feliz, e artista perfeita.Embora admirada por muitos, homens e mulheres,no mundo tornou -se uma viciada em drogas e acabou suicidando- se. Sua figura,seu comportamento,tudo nela fora programado por especialistas para que  ela fosse  realmente um ídolo na sociedade..Ela não se realizou como indivíduo livre, dona de seus atoos e suas escolhas Assumiu  as máscara  todos  que foram programadas para ela. A figura do mito que se multiplicou por todo o mundo- uma figura estereotipada com objetivos comerciais..
     Como teria sido  aquela menina simples, aparentemente igual a  todas outras menina?
     Nunca se realizou; foi substituida pela figura  artificial  criada para o consumo.

         Cada pessoa tem sua individualidade, seu eu. Individualidade é o carater de cada um, compõe-se de tudo que  distingue um ser dos outros:caracteríscas partculares, comportamento pessoal etc
A participação dos indivíduos na sociedade se dá quando o cidadão coloca sua individualidade a serviço da comunidade, agindo com liberdade para ajudar, orientar construir. Essa atividade livre do indivíduo é também o melhor caminho para ele realizar-se como pessoa.

   Na sociedade de consumo onde o poder e a ganância do lucro fácil  a tudo dirigem, o que importa é a massificação dos cidadões;todos devem ter os mesmos comportamentosos, mesmos desejos, e os mesmos "sonhos"- aqueles comportamentos, desejos e sonhos divulgados pelos meios de comunicação de massa (tevê, rádio, jornal ). Há, na sociedade de consumo, espaço para ação livre dos indivíduos?Ou indivíduos tem orportunidades para contribuir, mudar  construir?