terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Computação em nuvem



    A computação em nuvem é uma tecnologia que permite que arquivos como documentos de textos, fotos, e vídeos e outros  sejam armazenados diretamente na internet, através de saites especializados.Arquivos desses tipo são normalmente quardados dietamente no computador do usuário, que pode acessá -los independentemente de ter ou não uma conexão com a internet.
     A computação em nuvem pode parecer uma inovação recente:os primeiros sites especializados e voltados para esse tipo de armazenamento surgiram em 2009,; entretanto essa tecnologia já é utilizada por muitos usuários há duas décadas. As contas de e-maul baseadas em serviços online, como o Hotmail, fazem uso a computação em nuvem, pois os emails armazenados nas caixas de entrada não estão salvos no  computador do usuário, mas sim no próprio site da empresa. Além disso, sites de compartilhamento de música e filmes já utilizaram essa tecnologia, possibilitando que o internauta  faça download desses arquivos, que estão armazenados na internet.
         Prós e contras:
       O uso da computação em nuvem tende a crescer, pois apresenta um benefício muito desejado pelos usuários: poder acessar seus arquivos de qualquer local e de qualquer máquina, sem necessidade de levar fisicamente seu computador pessoal para outros lugares (como os arquivos estão armazenados na internet é necessário um local com acesso à internet) . Entretanto, o uso dessa tecnologia é questionável, pois passa à mão dos sites  que armazenam arquivos, fotos, e documentos pessoais que, se não forem devidamente armazenados e protegidos, podem ser roubados e modificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário