sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Índios civilizados



  Se fizermos uma comparação com os índios, podemos dizer que os civilizados são uma sociedade sofrida.O índio, por sua vez estacionou no tempo e no espaço. O mesmo arco que ele faz hoje, seus antepassados faziam há mil anos. Se eles pararam nesse sentido, evoluiram quanto ao comportamento do homem dentro da sociedade.
    O índio em sua tribo tem um lugar estável e tranquilo É totalmente livre,  sem precisar dar satisfação de seus atos.  a quem quer que seja.. Que diferença estre as duas humanidades; uma tranquila onde o homem é dono de seus atos, outra,uma sociedade em explosão, onde é preciso um aparato, um sistema repessivo para poder manter a ordem e a paz dentro da sociedade. Se um indíviduo der um grito no centro de São Paulo, uma rdiopatrulha poderá levá-lo preso.Se um índio der  um tremendo berro dentro da aldeia, ninguém olhará para ele nem irá perguntar por ele gritou.O índio é um homem feliz.

  Fragmento da carta que os índios enviaram aos governadoesr da. Virgínia

    Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração .
    Mas aqueles que são sábios recohecem que diferentes nações têm concepções diferentes da coisas,e, sendo assim os senhores  não ficarão  ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.
        Muitos dos nossos bravos querreiros foram formados nas escolas do Nordeste e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eles eram maus carregadores,ignorantes da vida da floresta imcapazes de suportarem. o frio e a fome., Não sabiam como caçar o veado 
matar o inimigo e construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eram totalmente inúteis.
       Ficamos agrdecidos pela vossa oferta e não podemos aceitá-la, para mostrar nossa graditão, oferecemos aos nobres senhores de Virgínia  que nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinamos tudo que sabemos e faremos deles homen .

   Fragmento de carta de Davi Ianomami sobre o problema da educação

      (....) Nós ianomami sabemos  trabalhar. Há muitos anos sabemos plantar, limpar... Ianomami não morre de fome, só morre de doença Ele  tem tudo pra soreviver onde não tem garimpeiro. Já temos criação de animais e plantamos tudo em nossa floresta.
    Não precisa nos ensinar a trabalhar para pegar os costumes do branco O costume do branco é muito complicado para nós ianomami. O nosso costume é melhor que o dos brancos, pois nós preservamos os rios, igarapés, lagos montanhas a caça, os peixes as frutas,. Eu Davi quero preservar tudo isso O branco não tem respeito pela natureza, ele não sabe o que é bom, ele tem que aprender conosco. Eu quero ajudar os brancos a aprenderem conosco para fazer um mundo melhor

   Orlando Vilas Boas




















Nenhum comentário:

Postar um comentário