sexta-feira, 29 de março de 2013

A escola dos últimos 25 anos



   Universalizar O Ensino Fundamental foi um avanço indiscutível, pois  escolarização básica cresceu em taxas bem maiores do que a da população. Há 25 anos, a maioria dos professores e hoje ainda estava na escola, como aluno. Há não muitas  tempo., em certas regiões, muitas professoras  recebiam bem menos que o salário  . Hoje ganham o piso nacional ( apesar de alguns estados não cumprirem a determinação), mas sua remuneração, e formação e carreira continuam incompatíveis com os discursos sobre a importância da educação.
        No tratamento de dívidas sociais , que hoje chamamos " política de inclusão" , grupos étnicos  ameaçados  ou segregados, pessoas com deficiência, jovens em condição de risco e analfabetos, foram incluídos no ideário  educacional-  e de forma mais republicana, diferente da velha benemerência para com os desfavorecidos. Isso é essencial mas ainda há muito o que fazer, somando ao enorme saldo devedor dos que deixaram a escola sem aprender 14,1 milhões de analfabetos e outros 38 milhões  de analfabetos funcionais.. Teremos de enriquecer para pagar tais dividas? Isto nos leva a último ponto : a relação entre  Educação, desenvolvimento econômico- social e modernização.
         Ficamos, por ora ,  com a  modernização  : há 15 anos não havia internet e este texto, datilografado chegaria à redação em cerca  de dois dias, pelo correio.  e hoje este texto, anexo com e-mail, chega  às redação  em fração de  segundo. No entanto, temos dezenas de milhares de escolas sem  um único computador e outras  tantas sem acesso à  rede.. Nosso problema com  a modernização é mais profundo pois tem a ver inclusa melhora de qualidade na aplicação numérica da escola .Há um quaro de século, batalho pelo ensino de ciência mais  significativo e baseado na ação de quem aprende  vejo livros e currículos se modificarem, mas persiste o baixo desempenho nas avaliações   
       A revisão. desse percurso por completar já revela desafios para o país incorporar´`a dinâmica global , não se restringindo a exportar matéria -primas, degradar recursos naturais  e segregar sua base social. Essa dinâmica é um turbilhão  que só poupará nações que se renovarem, tendo a cultura de seu povo como seu recurso e sua finalidade. Lembremos Anísio Teixeira com as frases: "Para a nova escola, estudo é o esforço para resolver  um  problema ou executar um projeto e ensinar é guiar  o aluno  para a sua atividade e dar-lhes recursos que a experiência humana já obteve..."e ainda" Temos  que construir  a nossa escola  não como preparação para o futuro conhecido, mas para um futuro rigorosamente imprevisível"

      Luis Carlos de Menezes










     

O fado





      Quem menoscaba meus bens?
               Desdéns.  
      Quem mais cava meus queixumes?
               Ciúmes.
       Quem me apura a paciência?
               A ausência.
       De meu fado na inclemência,
         Nenhum remédio se alcança,
       Pois me dão morte: esperança,
      Desdéns, ciúmes, e ausência.
     
      Quem me causa tanta dor?
                    Amor.
      Quem minhas glórias arruína?
               Mofina.
      Quem  às dores me há votado?
                 O fado.
       Receio me é pois fundado
       Morrer deste mal tirano,
      Pois conspiram em meu dano.
      O amor , a mofina, e o fado..

       Quem pode emendar- me a  sorte?
                 A morte.
        O bem do amor quem no alcança?
                  Mudança.
      E seus males quem os cura?
                Loucura.
      Então em vão se procura
      Remédio algum a tais chagas,
      Sedo- lhe únicas triagens
       Morte,  mudança , loucura.

    Dom Quixote  De La Mancha(Cervantes )













,
    
               




Em um simples espirro



   No começo de tudo.
   No calor do fogo.
   No vai e vem do mar.
   No sopro do vento.
        Na  queda da cachoeira.
     No movimento da bailarina.
  Na manobra do surfista..
   Na explosão do   atleta.
          No grito das torcidas.
   No ritmo das cidades.
No balanço das árvores.
Nas reações da química.
      Nas fórmulas da físicas.
         Nas ondas do som.
   No motor do carro.
       Em toda sua casa.
           Em todo o seu corpo..
 Em um simples suspiro.



  

quinta-feira, 28 de março de 2013

Você administra bem seu tempo?




  Tem um ditado que diz: "Nunca leve seus problemas de trabalho para casa  vice- versa Algumas pessoas consegue lidar bem com isso já para outras um simples desentendimento em casa pode atrapalhar e muito o andamento das atividades ao longo do dia.. Mas será que problemas pessoais por si  sós, são dificultadores no trabalho ou as pessoas estão administrando mal  seu tempo  em meio a tantas obrigações?
      Uma pesquisa mostrou que algumas pessoas costumam enrolar pelo menos 30 minutos diariamente durante o expediente, outras enrolam por uma hora ou pelo menos duas horas por dia."As pessoas tem que aprender a usar melhor seu tempo ,saber priorizar aquilo que realmente deve ser feito e dizer não para as coisas que atrapalhe Caso  contrário elas não conseguem sair do lugar"
      Um dos primeiros vilões para a falta de concentração durante o expediente de trabalho revelado na pesquisa são os problemas pessoais: 35% dos entrevistados relatam que não tempo para resolver problemas particulares fora do trabalho e acabam utilizando algumas horas do expediente para  a solução desses problemas e outros afirmaram ter pouco trabalho a fazer; o restante colocou a culpa na falta de concentração.
       Algumas pessoas  perdem o foco com outras atividades como a internet, celular
.      Segundo a estagiária, ela sempre cumpre suas obrigações, mas acaba tendo de trabalhar duro para   isso. "Como gasto meu tempo com coisas desnecessárias,  acabo cansando mais posteriormente; faço minhas atribuições de maneira corrida em vez de  na hora e com tranquilidade. Fico sem almoçar. durmo mal, e acumulo coisas. Sei se fosse mais organizada a vida seria melhor, completa.
      Para que essa falta de concentração não ocorra, algumas precauções são necessárias. "Deve - se evitar perder tempo com redes sociais, focar realmente o tempo no que deve ser feito .Ter horário para  os e -mails, Twitter ..
       Em meio a tantas obrigações diárias, muitas pessoas gostaria que o dia tivesse 48 horas. É melhor usar o tempo que se tem " É impossível voltar no tempo e mudar o nosso , passado mas  temos infinitas chances de mudar nosso futuro se começarmos a fazer o hoje diferente. Então,não busque um dia de 48 horas , porque vai ser sempre inatingível. Busque usar bem as 24 horas que  você tem,porque estas  sim , vão fazer a diferença lá na frente".Orienta.
    Uma pessoa bem organizada e que administra bem o seu tempo  só tem a ganhar ,pois  consegue  ter mais saúde, relacionamentos, dinheiro e até mesmo investir na carreira, por exemplo,pois o tempo é a base de tudo. As pessoas que sabem gerenciar bem o  tempo conseguem ter coisas fundamentais na vida;: resultados práticos na carreira, por meio das finanças e dos sonhos que realizam; e equilíbrio, que é realmente o tempo para fazer tudo o que se,  quer de verdade.


     João Josiane Borges








.


quarta-feira, 27 de março de 2013

A cabeça do Brasil



 "  Esqueçamos o partido. Foi- se o tempo de partidos e de homens partidos"


      Nós somos cabeça,tronco e membros.Como se sabe.Ou não .Cabeça rege tronco e membros.Cabeça está sobre. É o orixá do corpo e precisa de alimento. A educação alimenta a cabeça. É preciso dar de comer ao Ori   Para usar o cérebro , com habilidade é devido processar o conhecimento e as ideias... Educação e dinheiro não se equivalem. Dinheiro não alimenta cabeça..Os novos ricos distraem os ricos velhos., os pobres educados e os aristocratas miseráveis, bebendo, "lavanda" , comprando livros  a metro, ou tentando adquirir a obra completa de Sócrates.
       É preciso alimentar o Ori com o conhecimento dos ancestrais e com arte, a evolução ou involução da espécie.Sem arte, o cérebro processa, mas  não procede.. Ou intui. O que seria de nós sem Gregório de Matos indagando,  no final do século 18, " o que falta nessa cidade?"  Verdade. Que mais por sua desonra? Honra.. Falta mais que se lhe ponha. Vergonha.?"Seríamos uma cidade sem verdade, sem honra, sem vergonha e, o irreparável de tudo isso, sem perguntas e sem Gregório.!
       O Brasil ´ também é cabeça, tronco e membros. A cabeça do Brasil precisa de conhecimento e habilidade para processar seu  tronco .Bori. Br.Seus  membros. É preciso consultar os Manes e suas vidas, seus conhecimentos, porque viver não é fácil como parece nem é difícil como se vê..Cabeça não foi feita para piolho. Nem para chapéu. Se cabeça não comandar tronco e membros, nada acontece ,Cabeça fez o pé de Neymar  enfiar a bola no gol.
       Se os políticos não fazem  as reformas políticas, porque não tem cabeças, façamos nós as reformas nas urnas. Esqueçamos o partido. Foi- se o tempo de partidos e de homens partidos. O tempo é de mercado. E de homens e mulheres.  Cabeças, que respeitam a distância entre  público e privado, e trabalham pelo coletivo. Não vamos perder mais tempo. Por menos que você tenha. lido e ouvido, use o que leu e ouviu .Meta o dedo na máquina e faça um gol de cabeça! Vote em quem tem. È ela o Ori, o guia dos caminhos.

Aninha Frnco

   

São Paulo de todos os brasileiros



  Um aperitivo do que a" terra da garoa" pode oferecer, com a difícil missão de decifrar uma cidade tão complexa.

     Pensando bem, com tanta cinza e concreto, shoppings,, e horizontes de edifícios, restaurantes de nível internacional e teatros de acústica perfeita, talvez seja preciso lançar mão de recursos  de clichê da literatura inglesa (not made by hands)  para melhor definir o que melhor impressiona na cidade de São Paulo. Ás vezes,  o que existe  de mais espantoso reside no fato de que, em um país de belezas naturais tão estonteantes como o Brasil, rigorosamente tudo o que os olhos alcançam e com que se deslumbram nessa sua maior cidade foi, sim, feito  por mãos humanas.A tão decantada pujança da cidade de São Paulo é, assim,  o monumento vivo da capacidade realizadora do povo brasileiro.
    Deve ter a ver com a origem da cidade São Paulo nasceu da capacidade de sobrevivência e reinvenção do homem. Em meados do século 16, um náufrago português chamado João Ramalho subiu a  Serra do Mar e, 750 metros acima de Santos, fundou um aglomerado que batizou  de Borda Do Campo.Foi elevado ´`a categoria de  vila , um ano antes dos padres jesuítas Nóbrega e Anchieta erguerem uma casa que funcionava como colégio para evangelizar os índios. Ali foi rezado a primeira data da fundação da vila de São  Paulo de Piratininga 25 de janeiro de 1554.
    Por dois séculos, a vila foi usado apenas como posto de intermediário para expedicionários que vinham do litoral em direção ao interior de São Paulo .Discretamente, ganhou status de cidade e mais dois séculos se passaram antes que  o núcleo urbano, desse um novo salto a civilização.Foi quando chegou  ferrovia, o que mudou o destino de São Paulo
       A combinação entre os cafezais, as ferrovias,e a proximidade do Porto de Santos transformou São Paulo numa metrópole Vieram os hotéis, jornais, viadutos, imigrantes em busca de oportunidades, saneamento básico e até uma lendária avenida estrategicamente localizada no ponto mais alto da cidade, coalhada de casarões para  a elite cafeeira: a Avenida Paulista..Nos últimos 30 anos do século 19, a população de São Paulo cresceu  oito vezes. Esse período de crescimento só terminou na década de 1920, com a quebra  na Bolsa de Nova Iorque. A cultura do café foi substituída pela indústria automobilística . Em 1954 São Paulo já era o maior parque
trial  da América Latina
        E a cidade continua crescendo. O desafio que se coloca no novo século é  transferir a supremacia dos tempos da era industrial para a temida e  obscura era da informação. Questões como o sustentabilidade e a valorização de sua história e  a diversidade gastronômica, cultural, e o lazer se misturam nos expedientes, , fazendo de São Paulo uma cidade ímpar, acolhedora e atrativa para os turistas.
    Toda essa miscelânea de história  e cenários deslumbrantes,  faz com que São Paulo abra seus braços para receber os turistas atraídos por um mix e eventos que só uma cidade desse porte pode oferecer.

     14 dicas  de programas para decifrar a(  indecifrável ) metrópole.

  1,Brunch no Mosteiro. O mosteiro de São Bento é famoso pelo seu pães e bolos.
  2.Museu do café. Uma parte importante da história de São Paulo que está preservada em Santos.
  3.feira de Arte e Cultura  da Praça da Liberdade.
  4.Pastéis e salgados Agena-  às sextas - feiras na Rua  José Gomes Faria, Vila Cisper.
  5.Edifício Martinelli-. A cobertura do primeiro  arranha céu da América Latina
  6.Mocotó.Um dos restaurantes mais badalados  de São Paulo. Vila Medeiros.
  7.Outlet Premium. A Rodovia dos Bandeirantes.
  8.Turismo  de saúde. Centros de especialização únicos na América Latina.
  9. Bar Brahma (o  encontro das avenidas Ipiranga e São João.
 I0. Expresso Turístico. Estação da Luz.
 11.Pateo do Collegio. Praça  Pátio do colégio, Centro
 12.Mercado Municipal Paulistano.. Parque Dom Pedro.
 13. Oscar Freire. A oitava rua mais luxuosa do mundo. Ruas Melo  Alves e Padre João Manuel.
 14. 25 de março.

 Revista  Bancorbrás



















  













s.

terça-feira, 26 de março de 2013

Casamento ´sob medida



Em busca de um parceiro com quem tenha mais afinidade, os brasileiros não hesitam em começar vida nova e o número de casamentos no País dobra em uma década.

      Por décadas,o "seja infinito enquanto dure". de Vinicius de Morais, foi lançado em mesas de bar,cartas açucaradas e investidas românticas. Agora, o famoso trecho do "Soneto da Felicidade" é usado por especialistas para explicar como os brasileiros estão encarando o casamento.Ele não precisa mais ser "até que a morte nos separe",, mas "bom enquanto durou". Até porque as  pessoas hoje em dia só se mantêm casados por opção.- não há mais o peso da imposição social ou econômica sobre a instituição matrimonial. Segundo o ( IBGE), na última  década o número de casamento subiu e de separações cresceu. Mas o total de recasamentos ( gente que casa uma vez, duas, três )dobrou  de2000 a 2009 ."        "O sonho do grande amor, do companheiro que faça a pessoa feliz permanece.", afirma a autora do livro " Casamento, Término e Reconstrução". " A diferença é que agora as pessoas sabem que ele não vai durar para sempre".
         A expectativa em torno  desse "bom" também mudou.Até pouco tempo atrás, os enamorados só se contentavam com a perfeição. Pares que se completassem, com os mesmos gostos, sonhos e ideais, numa simbiose que costumava  se romper aos primeiros tremores  da implacável rotina. Atualmente, o exercício é retirar o manto das expectativa   que cercam as relações amorosas e encarar o parceiro como uma pessoa real, com qualidades e defeitos. " O antigo amor romântico está dando ligar a um sentimento mais realista" Isso não garante a durabilidade das relações, mas melhora significamente sua qualidade durante o tempo que elas duram.Foram mudanças jurídicas como a lei do divórcio, que hoje pode ser oficializado até em cartórios- e sociais dos últimos anos que abriram brecha para os recasamentos."Sabe- se  que em momentos de crise econômica diminuem o número  de casamentos e separações . Ninguém quer mudar o  status quo, pois tanto casar como separar implica gastar mais.
       Está em curso ainda uma mudança de padrões. Por muitos anos,o casamento caminhou dentro de uma forma número 37. Essa numeração,como ocorre nos sapatos, servia para os pés de muitos casais, apertava o calo de alguns e ficava largo para outros.A forma do matrinônimo tinha o marido como cabeça do casal e a mulher como rainha do lar.Hoje as uniões se flexibilizaram a ponto de  poderem ser trabalhados sob medida.". O casamento  personalizado é o modelo que vai prevalecer pelas próximas décadas" Atualmente já existe várias possibilidades. Há os que casam e vivem em casas separadas., mulheres mais velhas unem -se a homens mais jovens e até a união de pessoas do mesmo sexo está ganhando espaço. " A sociedade está mais tolerante e isso é ótimo".
     Mas o que leva as pessoas a abrir mão da sua confortável independência e dividir armários,, expor as mais  recônditas intimidades e partilhar grande parte de sua vida com alguém? A resposta é singela: o bom e velho amor." Nem mesmo  o engravidou  tem que casar' se aplica mais hoje.
      Não vejo outra forma de uma pessoa subir ao altar que não movida pelo amor.
      Diminua  as expectativas. "A perfeição no relacionamento não existe." Por mais apaixonado que esteja, cultive a autoestima: " Além de fazer alguém feliz, a gente tem que casar para ser feliz
      Case  com alguém  que tenha afinidades: "Essa história de que os opostos se atraem é balela".
      Valores  são inegociáveis :"Seu parceiro não deve ser uma cópia sua, mas tem de ter valores parecidos."
     A s novas configurações de casais também têm produzido mudanças nas legislações. Uma delas é consolidação da união estável como opção e casamento. O termo firmado em cartório assegura direito como  pensão, herança, seguro,de vida e plano de saúde.Com essa alternativa ao casamento civil, popularizaram -se também os contratos pré- nupciais "Com a união estável podem ocorrer  até em pessoas que vivem em casas separadas, é preciso definir de quem são os frutos colhidos durante o relacionamento".
       As conquistas dos casais gays se dão em outro ritmo Todas marcadas pela esfera jurídica, com o (STF). O Supremo Tribunal reconheceu a união homoafetiva como uma entidade familiar..
        "Os casamentos não são mais tão esquematizados como os dos nossos pais e avós.".  Mas há um componente que continua em alta :as festas de casamento.
     "Mas do que valer  a pena  se casar, não existe outra opção, porque do contrário se paga um preço muito alto"Estudos mostram que pessoas que dizem encontrar tudo no casamento, como amizade, e sexo são mais satisfeitas do que aquelas que buscam isso com mais de um".Ter sexo com uma pessoa ,  amizade com outra, e parceria com outros, não geram fusão. Quando você vive isso  tudo com uma pessoa só, há mais profundidade " Não esquecendo de aposentar termos como a metade da laranja,  tampa da panela, ou alma gêmea.Nem se frustrando, caso a união termine. "Sabe  porque a maioria das pessoas divorciam?", " Para casar de novo"

    Michel Alecrim e Rodrigo Cardoso
     
 . "























segunda-feira, 25 de março de 2013

Um paraíso republicano



" Nós continuamos imperiais.Somos, talvez, a última mentalidade imperial"


  Fizemos 123 anos de república, dia 15 de novembro proclamada por um golpe militar, apoiado por oligarcas descontentes com  a perda dos escravos, em 1888. Os dois feitos, a república e a abolição, aconteceram sem planejamento histórico, descambando em ditaduras que contaminaram quase toda república, e na desigualdade que, ainda hoje questiona a abolição e envergonha o país. Agora, aqui perto de nós, há humanos que comentam com orgulho que seus antepassados possuíram escravos. E tudo isso aconteceu e está nas ruas, nas salas, de jantar nas relações,de trabalho e na política brasileira.
      Como a república foi programada sem povo, e em seus muitos anos de ditaduras,não trouxe  o ´povo às mesas, às  relações de trabalho, à vida política,  continuamos imperiais. Somos talvez  a última mentalidade imperial do planeta.. Elegemos, eventualmente, um imperador, e os partidos políticos que deveriam gerir a coisa pública, agem como dono este império, que se autoproclama república.
         A coisa política nunca antes na história deste País recebeu tantas pilhagens. À esquerda, à direita,  ao centro e,principalmente, daqueles que aderem ao poder. As eleições formalizam o ataque. Os votos, o tempo na televisão, a publicidade dos canditatos, produtos sem garantia, de validades discutíveis ou sem qualquer validade. caso de  Sarney,  garantem que o Brasil é o melhor lugar do mundo. A globalização está mostrando que somos selvagens e imperiais e que a distância dos representantes do povo e da sociedade é abismal.
      Os cenários aos quais nos acostumamos , dos humanos nas ruas,  o escritor suíço,  Alain de Botton,,  deve estar no Google Map  Mostrando  ao mundo que,diferente da propaganda, os números patenteiam um Brasil mais corrupto que a  Namídia, muito menos educado que o Chile, infinitamente mais desigual que a Índia, e mais rico que todos eles. O Brasil precisa parar de se achar. E ser para todos  o que continua sendo para poucos: um paraíso republicano.


 Aninha Franco





Bruxos, vampiros, e avarentos



   Cibernéticos e virtuais,nadamos num rio de novidade e nos consideramos moderníssimos Um turbilhão de recursos trazidos pela ciência, pela tecnologia, nos faz crê que jamais pegaremos o bonde- embora ele seja para todos os que dispuserem a nele subir,, não necessariamente para ser campeões e heróis.
       A tecnologia abre territórios fascinantes, e ameaça nos controlar: se pensarmos um pouco, sentiremos medo.O que mais vem por aí, quando podemos lidar com nossas novidades sem saber direito quais são as positivas, quando servem para promover progresso ou para nos exterminar ao toque do botão de algum demente do poder?Exageradamente entregues a esses jogos cada dia inovados, vamos nos perder na nossa natureza real, o instinto? Viramos homens e mulheres pós- modernos, sem saber o que isso significa; somos cibernéticos, somos twitteiros e blogueiros,  mas não passamos disso.e se não formos muito equilibrados, vamos nos transformar em hackers, e o mundo que se exploda..
        A civilização anda  segundo seu próprio arbítrio. Mas, quase todas as coisas, seus produtos criam ambiguidade pelo excesso de aberturas e pelo receio diante do novo, que precisa ser domesticado para se tornar  nosso servo útil. As possibilidades do mundo virtual são quase infinitas. Sua sedução é intensa. Tão enganador, quanto fascinante, no que tange à comunicação. Imenso, variado, assustador, rumoroso,ameaçador e frio, porque impessoal.Nesse mundo difuso  somos quase onipotentes, sem maior responsabilidade, pois cada ação nem sempre corresponde a uma consequência- e ainda podemos nos encontrar no anonimato. Criam- se sérias questões morais e éticas não resolvidas nesse território:através da mesma ferramenta que nos abre universos e nos comunica com o outro, caluniamos e somos caluniados ,ameaçamos e somos ameaçados e nos entregamos a atividades estranhas, algumas perversas;espiamos, espreitamos,maldizemos amigos e desconhecidos,odiamos celebridades, cortamos a cabeça de quem se destaca porque se torna objeto de inveja e ressentimento, escutamos mensagens sombrias e cumprimos, talvez, ordens sinistras.
         Relacionamentos pessoais começam e    terminam , bem ou mal nesse campo virtual- não muito diferente do  mundo real, dos bares, festas, e trabalho, faculdade e escola.Para  as crianças ,esse universo extenso e invasivo pode ser uma grande escola, um mestre inesgotável, um salão de jogos divertido em que elas imediatamente sentem à vontade, sem limites dos adultos. Mas pode ser a estrada dos pedófilos, a alcova dos doentes, ou a passagem sobre o limite do natural e lúdico para o obsessivo e perverso
        Como quase tudo nesse mundo nosso, duplo, é o gume:comunicar-se é positivo, mas sinais feitos na sombra sem verdadeiro nome nem rosto, podem acabar em fantasmáticas perseguições e males. Singularmente, mas de maneira muito significativa, enquanto estamos velozes e espertos no computador, criando mundo virtuais, e jogando jogos cada vez mais complexos, buscando o nevoeiro do anonimato  e, na época das maiores inovações curtimos voar com bruxos em suas vassouras, namorar vampiros inventar avatares que vão de engraçados a sinistros.
         Estimulante, múltiplo, tão rico, resta saber o que vamos fazer nesse mundo- ou o que ele vai fazer de nós. Quando soubermos, estaremos afixados nele como borboletas  presas  com alfinete debaixo  da tampa de vidro ou vaga- lumes em potes  de geleia vazios, naquelas noites de verão quando a infância era apenas aquela,  inocente, que ainda espia sobre os nossos ombros.


     Lya Luft
        




























  

sábado, 23 de março de 2013

Querendo que dê certo



 " Eu quero muito que deem certo os novos  projetos Que sejam projetos inteligentes e possíveis. Que tenham a frente gente competente, embora competência seja mercadoria rara por aqui."

     Querer que dê certo, a gente sempre quer: a nova turma da escola, o novo amigo, o vestibular, o primeiro , o casamento, o filho.  Os planos do novo ano, decisão inescapável, o necessário e o fútil a segurança e a aventura, os desejos bons e também os  menos nobres, de que alguém se ferre, que para ele dê errado- porque não somos santos, construção da vida, tanta coisa., as pessoas queridas o carro, o amor ou até a separação. A sobrevivência depois da morte. de alguém especial. Que dê certo também o que nem é possível mas a todos atinge: o país, a democracia, a qualidade de vida a dignidade de todos, a redução da desigualdade, o nível de ensino, da saúda, os cuidados com a seca, com a enchente, com os deslizamentos, com os horrores da saúda pública, com o excesso de faculdades pelo país, a insensatez das cotas que promovam discriminação e o,preconceito marcam como incompetentes ao que beneficiam delas.. Que as vezes nem têm outro jeito , pois nivelamos por baixo: facilitamos as coisas em lugar  de dar  aos que precisam melhores condições, condições ótimas: isso seria o sensato. Mas somos insensatos; então, torcemos para que , apesar de tudo, dê certo.
Agora nos oferecem projetos, pacotes, para que o país deslanche do seu marasmo que pacotes anteriores não sacudiram direito.Eu quero que dê certo .Estradas, e ferrovias,pois o nosso transporte é mais um inqualificável fator do nosso inqualificável atraso..Portos e aeroportos.. Segurança, que andamos cada vez mais violentos e todas as notícias negativas,que são muitas, saem mundo afora preparando os espíritos para 2016. E
      Há gente demais improvisando, viramos o país do jeitinho, do puxadinho, do palpite? Eu que,  não pertenço a nenhum partido, porque são demasiados confusos, porque brotam feitos cogumelos, e são mutantes como camaleões nervosos, eu mesmo assim me interesso por esse país..
      Resta saber o" que é dá certo' Um plano com bons projetos é um comecinho.Predominarem boas intenções será dar um pouquinho certo ( tudo em diminutivo por enquanto). Ficar em mãos experientes e competentes, sem amadorismo, será dar bastante certo.Passar da otopia para entrar na realidade, com seriedade,  seria ou será dar supercerto Se tudo sair medianinho, já vai ser um avanço.Chegar a termo será um milagre:a gente não vê  muito disso por aqui.. Não acredito cegamente, pelo que temos experimentado de grandes palavras, grandes planos- e grande esquecimento. Mas eu quero, eu torço, eu apoio, eu espero, eu observo...e, quando puder, eu comento. Que eu possa comentar só coisas boas, coisas positivas e concretas, e dizer: "Finalmente está  dando certo, viva a gente brasileira'.












sexta-feira, 22 de março de 2013

A revolução sonora



   A década de 60  é a sintáse da história da música popular brasileira:nela,passado e futuro se encontram para nos transformar num dos países mais respeitados do  ponto de vista musical.

    Nunca a história de nossa música ficou tão em evidência como nos últimos anos.Cineastras dedicaram filmes a Cartola, Vinicius de Morais, Noel Rosas e Paulinho da Viola. Exposições percorreram os anos da bossa nova, e da tropicalha.. Muitos voltaram aos palcos , como Chico Buarque, Caetano Veloso e Jão Gilberto A TV fez o papel de resgatar a tragetória de Maysa.Os anos 60, uma época fundamental para a formação do geito brasileiro. de fazer canção.Um momento de união entre o passado e o porvir,  a partir do qual se solidificou a bossa nova e surgiram a tropicalha, o afrosamba., a jovem guarda., a canção de protesto.
     A bosa nova ganha o mundo
   O marco inicial da bossa nova é a gravação de Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius deMorais) em 1958, com as inconfundíveis batidas e forma  de cantar e João Gilberto.Mas seria  a partir de 62 que a bossa nova se tornaria sinônimo de Brasil.Data em que quase duas dezenas de músicos apresentaram a novidade na mítica casa de espetáculos Carnegie Hall, em Nova York
       Tom, João, Castro Neves Carlinhos Lyra  mostraram aquela batida diferente ao um p~ublico boquiaberto. A partir daquela noite ,os Estados Unidos se apaixonaram pela bossa , e parte dos bossa- novistas faziam as mala para aquele país.  que inspirou gravações para  o  antológico Getz/Gilberto.
      Alguns anos depois,outra preciosidade:  Francis Sinatra e Jobim. sucesso mundialGarota de Ipanema a segunda canção mais excutada da história,  atrás  apenas de Yesterday, dos Beatles. "E que eles eram quatro, e eu sou um só" brincava Tom.
        O branco mais preto do Brasil. Bastou Vinicius de  Morais ouvir o disco Samba de roda  e Candomblés da Bahia para ter uma epifania. Quis fazer algo diferente, que exaltasse as religiões afro- brasileiras. gravou disco  Afro- Samba com letras originais e extrema beleza melódica. Aproximou- se cada vez mais da umbanda..Em  Samba da Benção, afirma: "Eu por exemplo, o capitão do mato/ Vinicius de Morais/ Poeta e diplomata/ O branco mais preto do Brasil/Na linha direta de Xangô, saravá!"
       Festival da canção
    Oa festivais da canção lançaram artistas fundamentais para a música brasileira .De lá  surgiram:Chico Buarque,Caetano Veloso, Gilberto Gil,Tom Zé, e Edu Lobo."Era uma época (1964)que a arte não poderia viver sem a política" Nascia a canção de protesto.
         Hoje parece imaginável . Mas Caetano Veloso foi vaiado durante a apresentação de É Proibido Proibir. Motivo?O uso de guitarras elétricas, consideradas um símbolo do domonio cultural  norte -americano.
         Eles amavam os Beatles e os Rolling Stones
     Eram repazes e moças de cabelos longos e roupas coloridas.Mas tinha um objetivo maior: se divertir ao máximo.Era a jovem guarda,. uma versão em português do rock internacional, com letras leves e divertidas. Eram considerados alienados pelos fãs da música brasileira "autentica". A rixa durou anos. As bandas tinham nomes invocados: Renato e seus Blue  Caps, The Clevers, Golden Boys,, os incríveis.  mas as grandes estrelas do momento eram dois garotos e uma garota Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia.Quero que tudo vá pro o inferno arrebatou multidões de fãs. Sua atuação não foi apenas  musical:  a jovem quarda influenciou  comportamentos.. Rapazes eram loucos para ter um  Cadillac; as moças usavam lacinhos nos cabelos. Todos falavam que o movimento era "uma brasa" As canções simples cairam no gosto popular.Quase no fim do movimento Roberto gravou o que se toenaria um marco em sua carreira: Se você pretende saber quem eu sou....
       Seja Marginal, seja herói
    Eles surgiram para acabar com a eterna disputa entre a música engajada  e alienada A tropocalha não era uma coisa nem outra. Fundiram a cabeça de todos ao ampliar a linguagem, ao misturar o popular com guitarras elétricas e psicodelia.Eram experimentalista e libertários. Em apenas um ano, o movimento capitaneado por Caetano Veloso, e Gilberto Gil mudaria a história da música brasileira.
      A tropicália propunha uma ampla  revolução musical e estética, com muita irreverência e provocação. Eram profundamente inspirados pelos ideais modernos de Oswaldo de Andrade A proposta central do movimento: pegar a cultura dos outros para formar uma nova, ainda mais forte. Parte do públio torcia o nariz, e chegou -se atá promover uma passeata contra o uso de guitarra elétrica.
      Artistas de várias áreas aderiram ao tropicalismo: artes plásticas, cinema, teatro. Entre os quais, Hélio Oiticica, que cunhou a frase "Seja marginal, seja herói", quase um slogan do movimento.O disco- síntese é  Tropicália ou Panis et Circensis (gravado na capa como "Circencis"),  com a participação de Caetano, Gil,  Torquatro Neto, Tom Zé, Rogério Duprat, Gal Costa, Nara Leão e os Mutantes.É considerado um dos melhores LPs da história. O movimeno acabou em menos ,de um ano  co a ida de Gil e Caetano para o exílio.

    Bruno  Hoffmann





















































      .

O Blog do Sócrates



  " SE A NENTIRA TEM PERNA CURTA POR QUE ELA CORRE MAIS QUE A VERDADE?"ESSA O PLANTÂO NÂO ANOTOOU.
    Continuo sendo um dos  pensadores mais influentes da história da humanidade. Isso me enche de orgulho, apesar de que meu sonho era mesmo ter sido jogador de futebol.Ocorre que, como todos bem sabem, nãodeixei nada   registrado. Minha produção intelectual foi toda escrita por meu discípulo Platão, que - também é de conhecimento de todos- estava sempre apaixonado.Portanto muita coisa que eu disse ficou deturpada, outras mal explicadas, algumas carente de explicação e otras necessitando de atualização. Deixei a preguiça de lado,resolvi eu mesmo vir aqui fazer essa revisão crítica de minha obra, depois que Platão ameaçou me cobrar pelos serviços de secretária. Ingrato. Fez- se nas minhas costas

  Conhece- te a ti mesmo.
  Se ao fazer isso você se descobrir um chato,parte para outra.O mundo é cheio de gente interessante para você perder tempo com a pessoa errada

  Sò sei que nada sei.
  O pessoal quando depõe  em CPI adora cirar essa.

  O que deve caracterizar a juventude é a modéstia,o pudor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São essas virtudes que devem formar o caráter.
Ao que se conclui que o Dado Donabela é um pós- socrático.

  A um homem bom não é possível que ocorra nenhum mal, nem em vida nem em morte.
  Meu Zeus! Como pue ter sido tão igênuo? Também não imaginei que Dunca daria um bom técnico.

 O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.
 Não vale aquele expediente de fingir que não viu, e fazer  que não escutou.

  O verdadeiro conhecimento vem de dentro.
 O que não quer dizer que todo filho que você  parir será um sábio.

 Não vivemos para comer, mas comemos para viver.
 A frase só exprime uma verdade se você estiver falando de alimentos.

 O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele.
 Eu tinha um amigo que era um peso agentino.

  A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em  ser aquilo que se deseja parecer.
  No entanto travestis não tem boa reputação.

 A formusura é uma tirania de curta duração.
 Mas pode  tiranizar à vontade Megan Fox, , enquanto a sua durar.

 Uma vida não suscetível de exame não vale a pena ser vivida.
 Cunhei essa frase para um ´laboratório de análise. Mas como Socrático não pude cobrar.

 Não te contentes admirar as pessoas bondosas.Imita- as.
 Só para avisar: não é aquela imitação tipo Tom Calvacante.

 Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade
 O difícil é explicar  isso pro Hildebrando Pascoal.

  A  eloquência é arta de aumentar as coisas pequenas e diminuir as  grandes.
   Engraçado que Japonês que deveria, não é eloquente

 Conheço apenas a minha ignorância.
 Mas se quiser me apresente a sua, fique à vontade. Quem sabe elas podem ser boas amigas.

  É sábio o homem que pôs em si tudo  que o lava a felicidade ou dela se aproxima.
 Como é inteligente esse Brad Pitt. Credo.

 É costume de um tolo, quando erra, queixa- se dos outros. É costume de um sábio queixar- se  de si mesmo.
 Como posso ser tão estúpido? Não adianta, eu faço tudo errado mesmo!


  Blogs do Além Vitor Knijnik
 Postado por Sócrates às 07:42









































 























quinta-feira, 21 de março de 2013

Por que essa cara?



  "Prefiro ser essa metamorse ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".





 Por que essa cara?     Quem julga você?      Não percebe que se cada             Pois os tristes
                                                                       um pusesse a cara                       Afilgir- nos- iam
                                                                       do que lhe vai na alma               com as suas  caras
                                                                      isso seria um inferno?                   de triste! 

E a cara dos alegres          E  a dos                E a dos zangados?                          E tudo isso
        causaria                     ansiosos                irritar -nos -iam                               seria muito
 inveja aos                         pertubaria            com as suas caras                                 feio!
 angustiados!                     os calmos!             de zanga!                                             

  Além                              Pôr cara de            Quem se lem
de ser                               algunha                  bra de tal?
antidemo-                           coisa!
crático!









   
                                                                                                                                         
                                                                                                                                       
                                                                                                                                                



                                              
                                                                   

È quando o amor não basta


  
         É de manhã,vou- me embora,
         mas não é para Pasárgada,
          que aliás não existe mais.
       Nem para a grande pescaria noturna
       nas àguas barrentas do Paraquequara
         Náo vou partir para a guerra,
           nem para a crista da serra.
            Nâo vou para a boca do azul
         nem para a curva dos joelhos
        que vi,estremeci, era verão,
       na margem esquerda do Reno.
   Não vou para onde devo e quero.
       no chão amado da infância,
         lá onde tenho um lugar.
 Sobretudo não vou, perdeu- se o rumo.
     para o espesso aroma noturno,
              espessa relva estrelada
                que te subia do amor.

Vou- me embora desta esplanada de canções,
do reino desta manina que é dona do arco- íris,
              vou- me embora desta cozinha
                    onde inventei guisados
  em que não o orégano nem a noz- moscada,
     mas a ternura, a velha ternura humana, 
             foi sempre o melhor tempero

    È porque o amor somente não basta
      para cravar na rocha  o sortilégio
        da límpida alegria do convívio,
  que é o chão e a flor do entendimento humano

  Ainda não sei e nem importa para onde vou.
                     Vou porque é preciso.
                   Porque ficar ficou feio,
                porque já não estamos mais.
             Porque faz tempo que tu já foste.

              Vou- me embora, vou levando
                   o espanto dentro da paz.
                    E amargamente sabendo
                       que dessa roseira, rosa
                   não vai nascer nunca mais.


           Thiago de Mello
































Síndrome do Imperador



   A psicologia está enraizada na condição humana,   e muitos  de seus ploblemas  são  tão antigos quantoo a história da humanidade.Outros fenônimos, são formações recentes,  e a psicologia ,tem contribuido na identificação  e na descrição de novas situações.
    O início deste século pode ser considerado um ponto e referência em termos de transformações sociais., e, na sociedade pós- moderna,muitas certezas desapareceram. Regras e valores sofreram mutações vertiginosas, na era da modernidade líquida.
     A Síndrome do Imperador parece está associada  à atmosfera dessas mudanças, especialmente no que se refere ao tipo de educação dos pais aos filhos.Algumas crianças evidenciam, desde muito cedo comportamentos  destrutivos, agressivos e violentos. Não se submetem  às regras e desconhecem a palavra "não". Basta serem minimamente contrariadas em seu desejo e logo manifestam comportamentos inadequados:agitação, gritos,movimentos bruscos, ameaças, tapas e pontapés são deferidos contra os cuidadores.
           Caractériscas do Imperador

    A psicanálise já trarou do narcisismo infantil e chamou a atenção  para aspctos que transforma a criança num pequeno tirano(narcisismo primário, Freud).O egocentrismo como próprio de uma etapa do desenvolvimento infantil(Piaget)
       A Síndrome do Imperador constitui uma constelação de caracteríscas persistentes e repetidas que pode se manifestar através dos sequintes comportamentos.
       Na infância: centro de atenções, descontrole, agitação,gritos ao ser contrariada, ameaças, manipulação desobediência, falta de limites, (desconhecem o não )falta de respeito, destruição de brinquedos e objetos
      Na adolescência: tem direito a tudo,nada lhe basta, não leva desaforo,comportamento amedrontador, chantagista, violência destruidor, arrogância,mentiras, agressão contra os pais, avós, professores.....
       Caracteríscas dos pais. A relação que possui uma criança tirana ou um adolescente imperador de um lado encontra, na outra extremidade, pais submissos, fracos e desvalidos.Ao seresm mecanismo reativo podem levar o paciente à negação de sua condição, com consequente evasao do hospital ou tratamento.


      Manual de Psicologia  Jururídica









     .









                

quarta-feira, 20 de março de 2013

Sobre arte, pura e artistas




   Um artista pode integrar qualquer uma das infinitas  capacidades humanas de criar porque a arte é um vocábulo inventado pelos gregos para significância do fazer o bem.São aartistas  os chefs  da arte culinária, fazer expressivo porque agrada aos cinco sentidos e ao estômago, único orgão rebelde e revolucionário do corpo humano.São artistas os arquitetos que personalizam o nosso habitat,  e os cirugiões que reparam os poucos erros da  Mãe Natureza.. É artista o marceneiro que executa primorosamente a peça desenhada pelo artista design. E a costureira que finaliza o desenho do estilista. Meu mestre Raul Chaves dizia , em sala de aula, que os estelionatários eram os artistas da criminalidade, demonstrando que a arte permeia todas, sem exceções , as atividades humana..
      Nelas , há os artistas castiços, raros,  poucos, capazes de transmutar  o estado gasoso das idéias em estado sólido para desfrute grupal e, às vezes, duradouro.Aconteceu (uns dizem que não) o bombardeiro em Guernica, noticiado e historiado por mortes e bombas. Picasso criou Guernica, Homero, a íliada da guerra de Troia, que alguns dizem que nunca existiu. Camões, os Lusíadas das navegações portuguesas, que resultaram no Brasil, país irreal que pode ser ficção, assim como nós.Garcia Márquez  compendiou  a América Latina em Cem Anos de Solidão.
        Euclides da Cunha tornou vitoriosos os derrotados  de Canudos em os Sertões. Uma hidtória política do País está sendo escrita pelas charges de Cau Gomez, Simanca,  Gentil, Chico que des(d)enham o poder com humor.. Chico Buarque sugeriu nos anos 1970 que se alguém gritasse à porta , de surpresa, na calada da noite, era mais seguro chamar o ladrão e explicar a ditadura.As cidades,e as suas casas,  e as suas ruas, e as histórias que contamos para saber quem somos e os seus costumes e as suas gentes são escritos,contados,modulados, retratados,esculpidos, pintados, pichados, dramatizados,interpretados,  esquadrinhados,em HQ  e filmados por artistas.O Brasil, por sua ignorância, por sua negligência, por concupiscência sempre maltratou os seus.Poucas vezes como agora.

Aninha Franco


O Brasil não conhece o Brasil



  O Brasil não se consome porque não se conhece e não se conhece  porque não se consome.O Brasil pouco assiste.O brasil assiste a Hollywood.O Brasil pouco se lê. O Brasil   lê livros de autoajuda,eatadunidenses, ou  místicos e exoticos de qualquer nacionalidade.Paulo Coelho é (ou foi) a nossa reserva .Dos 20 livros  da listas dos mais vendidos no país dois são brasileiros, O Leite  derramado, de Chico Buarque, de ficção, e 1808, de Laurentino Gomes, de não ficção. Daniel Filho reivindicou a consagração nacional quando vendeu seis milhões de imgressos para Se eu fosse você  2 num país de 190 milhões  de habitantes.( 2009)
         O Brasil não promove ou protege sua produção.A única linguagem que quebou, por si mesma, com a raserva do mercado estadunidense e falou com o país, foi a música. A partir dos anos 60.Antes disso, as rádios tocavam 10  internacionais para uma brasileira como hoje,com o cinema e a literatura. Não sei se as políticas públicas ainda condenam os estudantes à leitura  obrigatória de José de Alencar.Foi um trauma insuportável para muitas gerações.Tenho certeza que os currículos escolares cntinuam ignorando os autores contemporâneos,  preteridos pelos clássicos,  por isso a vontade de ler é tão discreta. É possível incluir autores contemporâneos no negócio  do livro didático, que move milhões de reais,  porque, se eles sobreviverem com dignidade, ressuscitarão a voz nacional que está esquálida..Até as novelas da Globo perderam o fôlégo.
      Tudo que o País precisa  é de muitos anos de Brasil- Brasil, e de uma lei que promova o encntro do criador nacional com o seu patrício consumidor.


   Aninha Franco

terça-feira, 19 de março de 2013



   Uma década é uma vida.Mas também parece que passa num piscar de olhos.
   Você olha e vapt!, lá se vai dias, meses, anos.."Parece que foi ontem" dizemos, ao olharmos  pelo retrovisor do tempo.
    Tudo, tudo, tudo que aconteceu com a gente: as coisas ruins, a gente vai tentando esquecer, como se fosse possível apagar de dentro de nós a dor e o sofrimento de uma perda de alguém que amamos.``E terrível!Desesperador! Mas, a vida continua, temos que seguir em frente,capengando, caindo e levando. Só tempo, tempo, tempo....para fechar as feridas....
     As coisas boas, a gente suspira  um pouco,  dá aquele sorrizinho e fala:"È, parece que foi ontem".Porque, como se diz, recordar é viver.
    "Nesses dez anos, eu andei, corri, tropecei, caí, chorei dei umas voltinhas por cima e pelos lados, sorri (porque estava  sendo filmado) e rogo ao homem lá de cima que me dê umas dez decadinhas de vida"
        Como dizia Gonzaguinha,"ninguém quer a morte, só saúde e sorte".Por que? Ora meu velho, è porque a vida é  um grande barato. Os pessimistas  esses chatos  de plantão, é que acham tudo caro.

     

                 Ao Indigente

      Quantas noites, juntos,
      vivemos os mesmos problemas;
      vós sob o peso de aflições e sofrimentos
      e nós  no imenso desejo de saná-los.
      Aprendemos, na vossa humildade, a ser brandos;
      na vossa renúncia, a ser compreensivos;
      na vossa indulgência, a ser generosos.
      Vós vos oferecestes  o que há de mais sagrado em vós- a vossa vida.
       Nunca havereis de imaginar o legado de vossa contribuição...
      Por isso, hoje as nossas maõs seguram as vossas  para beijá-las,
      gesto consciente pela semente que vós em nós plantastes...
      Por Deus vós prometemos que o nosso trabalho de cada dia será em
     prol da realização daquele "sentimento' que a vossa alma nos segredou;
      e assim o amanhã apagará por certo a ilusão ao pobre e/ou ao indigente.
     porque, mais do que nunca, sentimos que a saúde é patrimônio da humanidade.














     

Um novo olhar




    O olhar do coração nos revela um mundo
    Que não obdece às leis dos homens,
    Mas à lei da vida.

    O olhar do coração nos mostra que a terra
    E suas florestas não têm bandeira,
    Que rios atravessam os paises sem  perceber fronteiras
    E que o ar è livre porque è de todos.

    De repente, um novo mundo surge diante de nossos olhos
   .Não vemos mais países, mas regiões
    Não vemos mais territórios, mas culturas
    Não vemos mais conflitos de fronteiras,
  
   Mas gente diferente com as mesmas  necessidades e sonhos,
   Com as mesmas buscas de harmonia e felicidade.

   Com esse  novo olhar, começaremos a ver o mundo
    Ao :nosso redor e a explorar tudo o que nos une:
    A terra, as florestas, os rios, as montanhas, o sol e o ar.

   Esse novo olhar nos revelou  a América  Latina,
   Terra que nos abriga.Foi viajando por ela
   Que experimentei a beleza, o prazer
   E a riqueza de se colocar a caminho
  Levados pelo olhar do coração.

  Encontramos na riqueza de sua adversidade
  Um convite à troca e ao reconhecimento  mútuo.










 
 
    ,
   

 

segunda-feira, 18 de março de 2013

O Dia Interncional da Mulher



     È celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida  e trabalho e contra a entrada do seu país  na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o inicío  da Revolução de 1917.Entretanto a idéia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX,  nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres  por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. A idéia da existência de um dia  internacional da de trabalho,  frequentemente insalubres e perigosas, eram motivos de frequentes protestos por partte de trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos sequintes, em vários países do mundo.Na atualidade o Dia Internacional da Mulher perdeu  perdeu parcialmente  o seu sentido  original, adquirindo caráter festivo e comercial.Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito dos operários grevistas do 8 de março de  1917, costumam destribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

           Lei Maria da Penha

       A realidade  atual da família brasileira reestruturou-se à medida  que foram abandonados preconceitos históricos  decorrentes da supremacia  da família patriarcal e matrimonializada . Aos poucos, a família  foi alterando seus valores, ropendo a rigidez em que se encontrava estruturada abrindo espaço  para novos elementos dentre eles a efetifidade. Surge então uma nova concepção de familía   a qual passou a ser vista como um lugar de afeto e de concretização dos interesses de cada componente familiar, como a  aspctos relevantes a igualdade, o respeito, e a liberdade entre seus membros.
       Todo  o sistema originário no Códico Ciivil de 1916 tinha por base a família com grupos social originário no casamento e unida  através de laços sanguíneos. A indissolubilidade do vínculo matrimonial como forma de perpetuar a família e manter centrada nela  o poder econômico.Esse contexto, somente os filhos oriundos do casamento eram reconhecidos como legítimos. Os filhos de relações  extramatrimoniais eram discriminados,  sem qualquer proteção legal.
       Os papeis de marido e esposa eram muito rígidos. A mulher era negado o dreito de liberdade e de autogestão, sua  influência era quase nula e suas principais atividades eram as lidas domésticas e a criação dos filhos. não se justificava a mulher fora de casa. Ela estava destinada à inércia e a ignorância. Tinha vntade, mas era inpotente.
      Esse modelo de família foi mudando face ás transformações sociais e econômicas:o ingresso da mulher no mercado  trabalho.  Devido ao processo de urbanização e à onerosidade da vida em comum,  a grande plole  foi reduzindo a número cada vez menor de filhos.A família  instituição foi substituida pela família instrumento, isto é , ela contribui para o desenvovimento da personalidade e da realização da dignidade de seua menbros.A família brasileira é  uma entidade plural, cada vez mais democrática e igualitária cujo afeto é o principal elemento das relações familiares.Diante dessas mudanças, houve  uma necessidade do Direito  se adequar à  nova realidade sob pena  de náo ser  mais hábil para solucionar os conflitos familiares. A Constituição Federal consagrou os princípios de iguadade da filiação, proibindo qualquer discriminação dos filhos advindos ou não do matrimônio, o reconhecimento de outras formas de constituição familiar ao lado do casamento, como a união estável e as famílias mono, parentais e igualou os direitos  deveres reverentes à sociedade conjugal, passando a ser exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.
        A Lei Maria da Penha que" cria mecanismos para proibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher",  " dispõe  sobre a criação dos Juizados de Violência  Domêstica e Famliar" Maria da Penha foi vítima de violência doméstica praticada pelo seu ex- marido que disparou sobre ela quando dormia alegando uma tentativa de roubo.A tentativa do homocídio a deixou paraplegia dos menbros inferiores. Duas semanas depois o ex- marido tentou eletrocutá- la enquanto banhava.
    O agressor foi preso. A persistência da vítima em punir o agressor forçou as  autoridades a olhar  a violência doméstica e os procedimentos judiciais com mais atenção.
        A Lei compreende violência doméstica como ação ou omissão que ocorre no "espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas". No âmbito doméstico, o agresor pode não ter  relações famíliares com a vítima, mas deve necessáriamente conviver, de forma continuada, com ela.Essa definição .abrange, inclusive, os empregados domésticos ou seja os "esporadicamente agregados"
          As espécies de violência   contra a mulher estão elencadas como:

     Violência física: qualquer  conduta que ofende a integridade ou a saúde  corporal da mulher.
      Violência psicológica:Quando causa dano emocional e diminuição de autoestima à mulher.ou que vise controlar suas ações, crenças, comportamentos mediante ameaça, humilhação, perseguição, chantagem, limitação de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuíso à saúde.
       Violência sexual: participar de relação sexual não desejada mediante intimação, ameaça, ou uso de força.Que a impeça de usar método contraceptivo; que a force ao matrmônio, à gravidez, ao aborto,ou à prostituição mediante chantagem coação....
        Violência patrimonial:qualquer conduta que configure e direitos ou recursos econômicos ostenção, subtração,  destruição de  objetos pertencentes à mulher, documentos pessoais,  bens, valores...
       Violência moral;:quando confugure,  calúnia, dimfamação ou injúria.
       A  assistência polocial poderá ser preventiva atuante na "iminencia"da agressão ou repressiva.As diretrizes baseiam -se numa autoridae policial mais participativa,protetiva e seloza no atendemento à ví irem.tima. Muitas mulheres não denunciam  as agressões por medo de vigança do agressor conra a si ou contra os filhos..Não raro também, quando registram a ocorrencia, as mulheres retornan à sua residência,pois não tem outro lugar para irem.Ali se submetem novamente ao ambiente agressivo e comumente são vítimas de novas agrssões.. È corriqueiro também, não comparecerem às audiências forçando o Ministério  Público a pedir o arquivamento dos processos criminais. permitindo  o proced
      Os novos precedimentos foram criados para que a vítima se sinta protegida para denunciar e manter a denúncia. permitindo o procedimento criminal do agrsssor  até o final da decisão e condenação, se for o caso.
    A lei traz caractériscas mais rigorosas e pede ,   diminuir o número de mulheres  que pedem socorro

Manual de  Psicológia Jurídica




      




,


































    

domingo, 17 de março de 2013

14 de março, Dia Da Poesia



   Aos poetas...
   Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos
   Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira,um instrumento musical muito comum na  Grécia antiga.
   Por isso, se diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
   Hoje é consideraddo o Dia Nacional da Poesia, pois foi nessa data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves
  Poeta romântico.

      Ao Romper D'Alva

   Página feia. que ao futuro narra
   Dos homens de hoje a lassidão, a históra
   Com o pranto escrita, com o suor selada
   Dos párias misérrimos do mundo!
   Página feia, que eu não possa altivo
   Romper,pisar-te, reclamar, punir-te...


          Pedro Calasans

          Sigo só  caminhando serra acima,
          E meu cavalo a galopar  se anima
                Aos bafos da manhã.
          A alvorada se eleva do levante.,
          E, ao mirar na lagoa  seu semblante,
                     Julga ver su irmã.

         Tudo é luz, tudo aroma e murmurio.
          A barba branca da cascata o rio
                   Faz orando tremer.
          No descampado o cedro curva a frente,
          Folhas  e preces as pés do Onopotente
                  Manda a lufada erguer.


         Terra de Santa Cruz, sublime verso
          Da epopéia gigante do universo,
                    Da imensa ciação.
          Com tuas matas,ciclopliberdade estes de verduras,
          Onde o jaguar, que passa na espessura,
                     Roja as folhas no chão:

         Como és bela,soberba, livre, ousada!
          Em tuas cordileiras assentada
                   A liberdade está.
          A púrpura da bruna,a ventania
           Rasga, espedaça o cetro que s' erguia
                      Do rijo Piquiá.

          Mas o que vejo? É um  sonho...!  A barbaria
          Erguer-se neste séc'lo à luz do dia.
                         Sem pejo se ostentar.
         E a escravidão- nojento crocodilo
         Da onda turva expulso lá do Nilo-
                Vir aqui se abrigar!..

        Oh! Deus! Não ouves dentre a imensa orquestra
        Que a natueza virgem manda  em festa
                 Soberba,  senhoril,
         Um grito que soluça aflito, vivo,
       O retinar dos ferros do cativo,
               Um  som discorde e vil?

       Senhor, não deixe que se manche  a tela
       Onde traçaste a criação mais bela
               De tua inspiração.
       O sol de tua glória foi toldado...
       Teu poema da América manchado,
              Manchou-o a escavidão.

       Prantos de sangue- vagas escarlates-
       Toldam teus rios-lúbricos Eufrates
              Dos servos de Sião.
       E as palmeiras se torcem torturadas
      Quanto escutam os morros nas quebradas
              O grito de aflição.

      Oh! ver não posso esse labéu maldito!
      Quando dos liivros ouvirei o grito?
              Sim...talvez amanhã.
      Galopa, meu cavalo, serra acima!
      Arranca-me a este solo. Eia! te  anima
                Aos bafos da manã.

Recife, 18 de julho de 1865



 ALVES, Castro






,



















































         



















         
         
         




















                    Julga ver sua irmã.
         

   

quinta-feira, 14 de março de 2013

Elegia do amigo morto



 "Apesar  todo o dilaceramento, solidão e lágrimas, a morte tem um poder limitado: seu dedo  cruel e ossudo não consegue encontrar a tecla  com que deletar nossos  melhores afetos"

   Foram bons, os termos ,os belos, mas eu não me conformo",disse uma poeta,  Sarah Teasdale. Foi readitdo um livro sobre o assunto, o Lado Fatal,Pessoas que passaram por essa dura , incompreensível experiência : alguém que amamos, deixou de existir.Não ouvimos seu passo, no corredor, sua voz ao telefone, não teremos longas conversas, não nos reuniremos em grupo de amigos, não contaremos façanhas e fofocas ou quixas.
        Esta coluna é uma homenagem, a uma pessoa que se foi recentemente, como também a todas as pessoas queridas que perdi.Homenagens não trazen niguém de volta, mas talvez  ajudem a nós, os que ficamos, a curtir mais, e melhor o que temos de perto,  em lampejos de silêncio e contemplação. A morte , intrusa indesejada, sobre  . a qual tanto se fala,  não pede licença : sem bater entra pela porta ou pela janela,  e às vezes pega  quem mais amamos. E aí não tem remédio,  senão a dor.- apesar de nossa dificuldade de lidar com ela, a dor é necessária nesses primeiros tempos. É preciso cegar ao fundo desse poço  escuro para poder sair dele..Presenças bondosas, conforto de alguma palavra amiga, saber que os outros estão aí, que nos ajudam e nos fazem sobreviver. Mas não queiram que a gente não sofra.
        Na pessoa , homenageio aqui a todos que se foram-eboora eu acredito que permaneçam, não importa como, em forma de alma, de energia ou memória o que já  seria muito bom:de memórias, que nos ilumunem,nos emocionem ou nos façam sorrir, estamos precisados. E homenageo aqui também, a todos nós que ficamos com a singular tarefa de preservar, no coração e no pensamento, esses que aparentemente perdemos, e de aos poucos retomar a vida -como os mortos gostaria que fiziesse .Pois igualmente acredito com firmeza que é melhor deixar que os mortos morram( quem viveu isso entende). No começo do luto  tudo é horrível"  , mas com o tempo doí menos."
      E afinal a vida chama, ainda que no início pareça um insulto. pois honrando a vida também estamos honrando nossos mortos , que, na nossa lembrança não mais  crispada, na nossa melancolia não mais indignada,  na integração de seus atos e palavras em  nós,  no que temos de melhor, continuarão vivos..









    

quarta-feira, 13 de março de 2013

O desconsolo da perda



     " Só  superamos a tristeza quando entendemos  que perder não é sinônimo de não ter. Que quem morreu já não está no mundo, mas pode existir em nós."

   Por que  Dom Quixote de la Mancha é um dos romnce mais lidos  do mundo? Possivelmente porque o herói só se deixa governar pela fantasia. Nós nos indentificamos com o personagem porque ele não quer saber da realidade. Desconhecem  inteiramente o limite entre  o imaginário e o  real.
     Quem leu  Cem Anos de Solidão não se esquece de José Arcadio Buendía,que "cuja desatada imaginação ia sempre mais longe que o engenho da  natureza  e até mesmo além do milagre e da imaginação". Ele acreditava que era possível desentranhar  ouro da terra  com um lingote magnético. O leitor também deve lembrar da mulher  de  Buendía, Ùrsula,  que depois da morte do marido  continou  a encontrá-lo onde ele passou  amarrado os últimos anos de sua vida.Úrsula  ia ao jardim lamentar  a sorte dos seus descendentes,  chorar no ombro do marido e se consolar. No povoado dos Buendía,  os mortos morrem sem morrer. Por isso o romance arrebata e, mais que isso, consola.
        O nosso amior desconsolo é a perda do  ser amado.Só superamos a tristeza quando entendemos  que perder não é sinônimo de não ter. Que quem morreu  já não está  no mundo, mas pode existir entre nós.  Fazer o luto é entender que a morte não anula  a existência  e que , sem está,o morto  ainda  está.. Isso requer tempo.Tanto mais tempo quanto menos ritualizada é a despedida.Nas sociedades em que existe  o culto ao ancestral, a morte não deixa  quem perde inteiramente desprotegido como na nossa sociedade. Entre nós, evita-se falar da morte e não se tem  tempo para tristeza, o que expõe mais ainda aos efeitos nagativos dela. Nada é pior do que a tristeza recalcada,  de ação sorrateira e consequências imprevisíveis. Quem não chora o seu morto e não é consolado  pelos vivos  fica sozinho  com   perda. Num certo sentido, é marginalizado. Poa outro lado, quem não tem tempo para o sofrimento  alheio não pode ter  relações de amor  ou de amizade. E assim, isola-se também.
         Oa personagesn de romances encontram soluções mágicas para seus dramas.Já  nós  somos obrigados a aceitar a realidade . Mas nada nos impede de aprender com os personagens   a usar  a nossa imaginação para viver melhor. No caso do luto, isso significa rememorar: o encontro, a solidariedade, o tempo feliz vivido na companhia do outro.Rememorar em vez de  lamentar a falta. Só chora  continualmente a perda do amado ou, do amigo quem  não acredita na própria morte. Ou desacredita o tempo, porque se ilude pensando que a  vida não passa.

      Betty Milian