terça-feira, 1 de janeiro de 2013
" O Google não é solução"
Levaremos décadas para construir a biblioteca ideal para a era da internet.
O excesso de informaçao que somos submetidos é aparente, nossa sobregarga de informação não é recente. Tem mais de 500 anos.Comecou com a invençao da imprensa por Gutenberg. Naquela época o problema não era o exceso de informações, mas a falta de meios eficientes para filtrar e achar o que se busca.Hoje, essa ausência faz as pessoas recorrer aos celulares, às redes sociais e o Google. Mas isso não resolve Segundo Shirky levou décadas para a humanidade aperfeiçoar o modelo de organizar as informações dos livros em grandes bibliotecas.Agora com o dilúvio via internet, o desafio ´equivalente. Só que numa escala imcomparavelmente maior.
O buscaor do Google é a melhor solução encontrada para buscar informação neste moento. Não é definitiva. Ainda será necessário esperar décadas até descobrirem um mecanismo digital de busca que seja tão eficiente e confortável coo a boa e velha biblioteca.. No séculoX V com a explosão da publicação de livros as pessoas se sentiram afogadas em inormações. No começo os livros impressos eram grandes e caros.Os editores italiansos reduziram as dimenções para um formato menor , permitindo os eleitores carregar no bolso ou na bolsa.O preço caiu e as edições e as triagens aumentaram, o leitor se viu sobrecarregado de informações e não tinham tempo de ler tudo que publicavam mesmo os intelectuais ricos.
A idéia da biblioteca teve primeiro que ser resgatada.Na Antiguidade, bibliotecas eram locais. para quardar livros e buscar informações Essa função foi desvirtuada pela igreja na Idade Média, qando elas passaram a ser lugares destinados a esconder livros. A reinvenção da biblioteca passou pela criação de um espaço físico para reunir leitores e livros de modo a serem rapidamente localizdos quando necessário, esse processo levou décadas. é o que acontece hoje. A internet pública tem quase 20 anos. Ainda não surgiu um metódo definitivo de busca de informações. O Google pode ser o mecanismo mais popular, mas não é perfeito nem de uso universal, como a biblioteca tem sido há mais de 500 anos.
O que falta para termos uma biblioteca digital ideal - nosso problema é o mesmo dos anos 1990. Ainda não contamos com filtros realmente eficientes para pinçar no meio do palheiro digital aquela agulha específica que buscamos.Levarará décadas para aprendermos a gerenciar as informações neste novo mundo digital.
O excesso de informação é benéfico para a liberdade de expressão. Mas o que se vê é o fechamento de jornais e revistas em todo mundo
A transformação por que passa a inprensa esceita é um processo sem volta.Quando ela surgiu mostrou-se um modelo de negócio tão bm que sobreviveu por 200 anos. Esse modelo de negócio sustentado pela venda de publicidade, acabou Os jornais e as revistas precisam mudar para sobreviver ou desaparecer. Nos Estados Unidos, a imprensa local acabou.. Ainda não surgiu um substituto para filtrar e levar notícias aos leitores Quem assumiui esse papel foi o cidadão, usando o celular, as redes sociais e o Twitter.
São ferramentas poderosas. A censura já começou. Os governos e as empresas estão apavorados com o poder dos novos meios. Vem vazando milhares de documantos do governo. americano Sua publicação na internet revelou ao mundo como os governos agem..
Clay Shirky professor de jornalismo da unuvérsidade de Nova York (Revista Época)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário