quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lições de vida que o Papa Francisco deixou durante a sua visita ao Brasil

Solidariedade“Não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula a nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, mas, sim, a cultura da solidariedade.

Ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão. E todos nós somos irmãos”.

Fome e miséria
“Quero encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para integrar todas as partes do seu corpo, incluindo as mais sofridas e necessitadas, através do combate à fome e à miséria.

Nenhum esforço de pacificação será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma”.

Corrupção
“Vocês, queridos jovens, possuem uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas, muitas vezes, se desiludem com notícias que falam da corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio benefício.

Também para vocês e para todas as pessoas repito: nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticarem o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo com o bem. A Igreja está do lado de vocês”.

Desemprego
“A porcentagem de jovens sem emprego é muito alta. E é uma geração que não tem a experiência da dignidade do trabalho. Os jovens têm que sair, se fazer valer e lutar pelos valores.

E que os velhos abram a boca e transmitam a sabedoria dos povos. E, vocês, por favor, deixem que os velhos falem e os escutem”.

Ide e fazei discípulos
“Aprendi que, para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso, permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta.

Cristo bota fé nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “ide e fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos. Também os jovens botam fé em Cristo. Eles não têm medo de arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos”.

Drogas
“Há tantas situações no Brasil e no mundo que reclamam atenção, cuidado, amor, como a luta contra a dependência química. Frequentemente, porém, nas nossas sociedades, o que prevalece é o egoísmo. São tantos os 'mercadores de morte' que seguem a lógica do poder e do dinheiro a todo o custo. A chaga do tráfico de drogas, que favorece a violência e que semeia a dor e a morte, exige da inteira sociedade um ato de coragem.

Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química. É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança no futuro”.

Botar água no feijão
“Sei bem que quando alguém que precisa comer bate à sua porta, vocês sempre dão um jeito de compartilhar a comida. Como diz o ditado, sempre se pode colocar mais água no feijão. E vocês fazem isso com amor, mostrando que a verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração.

E o povo brasileiro, sobretudo as pessoas mais simples, pode dar para o mundo uma grande lição de solidariedade, que é uma palavra frequentemente esquecida ou silenciada, porque é incômoda. Quase parece um palavrão: solidariedade”.

Bote fé
“Bote fé: o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você, então, bota o sal; falta o azeite, então, bota azeite. Botar, ou seja, colocar, derramar.

É assim também na nossa vida. Queridos jovens, se queremos que ela tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: bote fé e a vida terá um sabor novo”.
                Justiça Social
Quero lançar um apoio a todo que possuem  recursos, ás autoridades públicas, e a todas de boa vontade comprometidas com a justiça social, não cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário.
Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo.Que cada um na medida de suas próprias possibilidades e responsabilidades saiba dar sua contribuição para acabar com tanta Injustiça Social.
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário