terça-feira, 22 de maio de 2012

DA INFANTILIDADE A MATURIDADE

    En lugar do passado aprendi que andar significa perder o equilibrio .Rigorosamente ,é isso mesmo .Expererimente prestando atençao;quando voce tira o pé do chaõ perde o equilibrio precisa imeditamente colocar o outro para voltar a ter equilibrio .Nesse processo ,você caminha .E assim que tudo evolui .Se ficar parado ,acomodado nada acontece .Você ,perde o equilibrio ,mais tambem naõ caminha. Tambem aprendi com o educador suiço Jean Piaget que sempre que alquem experimenta uma necessidade esta gerando um desequilubrio .Entaõ ,para restabelecer o equilibrio ,precisa agir.
     Quando age assimila novas experencia ,seja atravez do conhecimento que adquire ou de acontecimentos à sua volta..Entao acaba ocorrendo uma mudança no seu interior e vocé cria um novo patamar ,uma nova estrutura para sua vida. Com opassar do tempo ,essa nova estrutura tambem envelhecee poderá ser igualmente mudada.´´E assim que evoluimos.
       Taõ certo como  o solsurge todas manhãs (enbora naõ o vejamos pelas nuveen.)algumas pessoa evoluem ,outras naõ Você com certeza conhece ou convive com varias pessoas e percebe o grau de evoluçaõ de cada um.
        Piaget classificou a evoluçao moral  em três fases ;anomia. heteronomia e autonomia .A anomia é uma fase pré -moral da criança ,que vai até os 4 a 5 anos A criança naõ consegue distinguir ainda o que é certo ou errado .Na medida em que crescem ,as crianças ,os jovens e os adultos descobrem que no mundo existem regras ,e regras precisamser obedecidas .`´E a fase chamada heteronomia . Nessa fase ,no entanto é comum pessoas ainda inconscientes"obedecerem"ás reghas somente se houver algum sistema de puniçao .Sò na fase da autonomia (que independe da idade ) a pessos adquire a consciencia moral.Nesse caso o individuo naõ obedecemais as regras por medo de ser punido ,mas tem plena consciencia do certo e do errado e se torna autodisciplinado e responsavel .
     Com um exemplo fica mais facil entender estes conceitos .Uma criança (anomia  )usa o cinto de segurança somente porque os pais obrigaram ,ela naõ sabe ainda a razaõ .Um adulto heteronomia ) ja sabe o que significa , mas usa o cinto somente se houver a possibilidade de um guarda multar. Na fase autonomia , a pessoa utiliza o cinto pela consciencia do que isso significa para ela em termos de segurança.,sem sentir obrigada .Isso  é evoluir.Sinceramente ,quantos adultos vocé conhece que ja chegaram  na fae da autonomia?Naõ ,em relaçaõ ao cinto de segurança ,mas em tudo na vida ... E voê nesm ,em que fase está?(Jose Antonio Zechin)menbro da Academia Metopolitana de Letras.

Um comentário:

  1. Desculpa, seu texto parece ser bem interessante mas tem muitos erros de português e meio que difícil entender.

    ResponderExcluir