quinta-feira, 31 de maio de 2012

QUANTAS RECORDAÇÕES


        Temho muita saudade da máquina de escrever .
       Bater nas teclas com força e ouvir o tec, tec, tec.
       No fim da linha empurrar o braço ,mecânico para esquerda e começar de novo.. A, S, D, F, G, A, S, D, F, G.
    Tenho saudade do telefone de disco.Eu tinha uma prima que usava  três dedos para discar os seis números Ela tinha unhas longuissimas coberta de esmalte vermelho e entre o indicador e o médio ainda segurava o cigarro.Elegantissima.Tenho saudade do tempo em que fumar naõ era politicamente incorreto apenas fazia mal pra saúde.E do cheirodo óleo bronzeador que tambem entrou na lista dos vilões sociais.Oleo de urucum ,Rayto de Sol e outros menos cotados .
      Tenho saudade da agenda de papel.Todos os telefones anotados com letra caprichada.Tenho saudade até de perder tempo passando agenda a limpo quando a lista de amigos fficava maior que o numero de páginas Ou  quando era preciso apagar alguns nomes.Nunca deleta-los.
     Tenho saudadede fazer pipoca na panela.O milho estourava no óleo quente soltando aquele cheiro de sala de cinema.Poc,Poc, Poc.Tambem sinto falta do ovo batido em ponto de neve no braço.Sem  parar para naõ desendar a receita .E tenho saudade da vitrola ,da agulha,e do venil girando em três gerações :33 ,46, e 78.Do chiado do velho LP;do drama de um disco arranhando.
     Tenho saudade da manga espada ,buraquinho aberto na casca para beber o caldo.Da goiaba de vez colhida no pé ,na primeira mordida vinha metade do bicho que morava lá dentr.E do morango suculento e com gosto de morango .Os morangos hoje saõ lindos ,mas naõ têm sabor.Tenho saudade de esperar um mês inteiro pela proxima ediçaõ do meu gibipreferidoe de colecionar figurinhas no album.Colados com cola Tenaz.Cole e descole se for capaz.
        E   acima de tudo ,tenho ,tenho saudade de esperar uma semana inteira para que as  fotos fossem reveladas.Ah1,como eram bacanas as máquinas fotográficas naõ digitais e os rolos rebobinados .Saudade de chanar as coisas de bacanas. Saudade de quando as lembranças naõ eram instant>aneas Devo confessar  que naõ sou muito boa de memoria .Só decoro  números e letras de músicas ,cheiros ,sons. e dores.
        Tenho saudade do neutrox  do Leite  Rosas  do sabonete Phebo chiquerrimo.E ter saudade naõ é querer ter tudo  isso de volta .E apenas  ter É apenas a confortável sensaçaõ de ter idade pra ter saudade d qqo que naõ  está na moda ,do que já passou ,do que naõ existe mais e ainda assim era bom simplesmente porque me faziz bem.É ter experimentado todas as mudanças e ter aprovado algunhas ,detestado outras.
    Tenho saudade do bom portugues ,do romance bem escrito publicado em ediçaõ de capa dura.Dos politicos que tinha vergonha de serem tachados de corruptos ,ainda que fossem.Dos eletrodomésticos   que duravam tanto quanto um casamento .De andar de carro com a janela aberta.Ter saudade é um privilegio Minha memoria é sabia .Guarda as delicias e arquiva os romances em gavetas trancadas que eu nunca me lembro de abrir.(Ana Paula Padraõ),






Nenhum comentário:

Postar um comentário