quinta-feira, 17 de maio de 2012

ERRATA S NA VIDA

Quando lecionava na faculdade  citei um poema e troquei a autora  Se eu fosse mais minuciosa ,na hora de escrever teria prestado atençao em uma vaga fagulha de duvida quanto ao nome da escritora .Teria recorrido a internetpara confirmar.Depois fiquei pensando  em algo que meses atraz:nao poder fazer na vida .Por exemplo ,fazer uma errata para os momentos em que fui impaciente e boba ,em que deixei de escutar o outro ,em que atropelei suas palavras ou sentimentos ,porque estava cansada ,ou sem tempo ou simplesmente sem educaçao sem carinho.Ou quando menina  ou adolescente nao gostava de visitar uma das minhas avos .Seria bom fazer uma errata para as vezes em que fui uma aluna impossivel,sempre inquieta e distraida ou rindo de bobagens quando era para ficar seria com horror a autoridade e limites.,-no tempo dos castigos -do tipo escrever 100 vezes "Devo me comportar bemna sala de aula".Uma errata boa seria as vezes em que fui impaciente com meus filhos pequenos.Uma errata ncessaria seria por nao estar fazendo nada no meio da tarde deitada no sofa.,pernas para cima, vendo televisao ou lendo um livro ,nisso que Freud chamava "atençao flutuante"que sao horasde grande e silencios cprodutividade.Errata para as vezes que eu podia ter viajado mas nao fui ,por covardia ;em que devia ter falado e nao falei,por prequiça ;em que devia ter calado e  falei por ser estabanada e tentar a falar antes de refletir ,Uma errata para as minhas decisoes atrapalhadas ,tantas lagrimas por tolices e tanta magoa por infantilidade .Errata para os erros e tambem os que nao foi erro,mas desatençao.,inabilidade,incompetencia mesmo.Mas como a vida nao e uma dissertaçao nem um livro sendo escrito (embora eu ache que muitoa gante masma decide e escolhe.),ja que ela e uma batalha,que nem sempre se vence ,nao adianta querer escrever errata alquma. E preciso contar com o perdao dos outros e a anistia da gente mesma .Apesar da visitas feitas com ma vontade .ou adiadas eternamente ,das pequenas mas-criaçoes idiotas ,dos telefonemas nao dados .do sorriso amarelo, do frenquente boicoter-se no que temos de melhor;apesar das mentirinhas, das ironias ,malediscências  (mesmo inocentes ,mas nenhuma e inocente de verdade ),das negligencias, da prequiça, das queixas, e das falhas inevitaveis -temos de tocar em frente .Mas bem que se podia ter permissao ,a possibilidade ,o enorme conforto de escrever, uma bela errata ,porque afinal a gente e apenas uma pessoa e o velho proverbio chatinho diz que podemos ser anistiados ; afinal errar é coisa desse ex-quadrupede que se meteu a andar  ereto e ainda por cima a pensar,e virou humano.(Lya Luff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário