sábado, 26 de maio de 2012

A VOLTA DA MULHEZINHA

     A FEMINISTA COLUNISTA DO NEY YORK TIMES EXPLICA POR QUE OS HOMENS SE TORNARAM DISPENSAVEIS(TANIA MENAI)
     ?
     A jornalista Maureen Dowd) adora ima provocaçaõ .Seu livro   Os homens Saõ Necessários?-Quando os Sexos Colidem ,best-seller nos Estados Unidos tornou-se alvo de criticas por afirmar tr havido uma especie de retrocessona ambiçaõ feminina.Com suas sacadas ironicas de anedotas ,sociologia, e om a propria expereriencia de quem nunca se casou,tenta responder a algumas questões com as quais a mulher ainda se depara.O que sobrou do feminismo? Por que os homens querem se casar com mulheres que ganham menos do que eles?Por que elas estaõ mais do que nunca preocupadas em colocar silicone?
  Veja -Quais as grandes questões da mulher hoje?
  M_D- Alcançar uma mistura harmonica  entre familia e trabalho e o equilibrio entre a força e sexualidade .A geraçaõ pos-feminismo está buscando uma identidade.Antes a ideia era imitar os homens.Trabalhar e ser como eles.Até orgasmo deveriamos sentir igual.Muitas de nós tentaram ,mas,obviamente ,na~p deu certo.Naõ somos homens .Naõ podemos fugir da nossa biologia de uma maneira taõ facil.Por outro lado ,há uma mudança curiosa nos desejos femininos.No começo ,as mulheres desejavam igualdade,mas no fimacabam desejando botox.
 
   Veja-Por que isso aconteceu?

   Dowd--O movimento feminista tentou mudar a mulher ,o que é impossivel.Mulheres eram criticadas por falarem de roupas homens bonitos .Mulheres gostam disso.Naõ se pode apagar o que é a mulher.Hoje ela luta para se refazer expressando desejos de mulher e maõ.So que estaõ taõ ocupadas se refazendo que pararam de sepreocipar em refazer o mundo -e esse ers um granda feito do feminismo.

    Veja -A senhora parece ter uma visaõ pessimsta ,como se tivesse havido um retrocesso na ambiçaõ fminina.

   Dowd-Acho que houve ganhos finaceiros. Em varias profissiões ,as mulheres alcaçaram niveis igualitarios .Isso é otimo, Mas o que me chamo atençaõ é que culturamente ,muito daquilo que as feministas batalharam foi distorcido.Durante anos as feministas brigarampara derrubar o status de sra .fulano de tal.Hoje cada vez mais mulheres estaõ adotandoo sobrenome do marido.O status de senhora é acessorio chique.Outra coisa foi a obsessaõ pela aparencia ,por se tornar magra e jovem.Mulheres com carreira brilhante abandonaram o emprego para cuidar dos filhos.

    Veja-O que esse fenomeno indica

    Dowd-È um problema para o futuro das mulheres no mercado de trabalho .A feminista  Steunem  queria que as mulheres deixassem de ser robô ,responsaveis por tarefas domesticas e pela educaçaõ das crianças.Mas parece que elas querem voltar a essa vida ,er as ladies da decada de 50 Elas estaõ abandonando a carreira porqu na;o querem ficar o dia todo fora cuiar dos filgos e do marido.Se todas mulheres inteligentes abandonarem seus cargos para ficar em casa ,quem vai garantir um futuro melhor no mercado de trabalho ?Os homens?

    Veja-

E  quanto a obsessaõ pela aparencia?

  Dowd-Naõ sei se é reflexo de um avanço sociedade ou simplesmente nas roupas que elas usam.antigmente voce nõ via  mulheres de  40 usando minissaia.

   Veja-E oque isso quer dizer?

  Dowd- Acho excelente  a ideia de que a mulher pode ser sexy em tods as idades

   Veja- Por que uma mulher que trabalha e ganha bem ainda espera que o homen pague a conta no restaurante

   Dowd- Antigamente ,naõ pagar a propria conta significava :"se voce está pagando o meu janter ,voce tem o direito de me asediar sexualmente"          
Elas qurem que eles paguem ,sobretudo o primeiro jantar como se foss um teste .
  Atualmente ,quando a maioria das pessoas tem um relacionamento sem compromisso é dificil decifrar o que eles querem delas. As mulheres estõ voltando para os rituais de romance a moda antiga.Eles preferem lidar com mulheres que desejam ser patrocinadas.

   Veja- Como indaga o titulo do seu livro ,os homens saõ necessarios?

  Dowd-Eles naõ saõ mais necessarios .Saõ artigos de luxo.A medida que a ciencia  a ciencia avança e a s mullheres conquistam o proprio cartaõ de credito ,muda a funçaõ do homem na vida da mulher.Ele naõ é mais necessario para as situaçõs tradicionais ,como pagar as contas e reproduzir. Entrevistei um geneticista  que disse que no futuro meninas de 16 anos devem congelar óvulos porque é nessa faixa etaria que se tem os bebés mais saudaveis. Será uma questaõ de rotina.Os homens estaõ um pouco apreensivos com isso,depois do surgimento da clonagem .E ,seas mulheres naõ precisarem mais de homens para se reproduzir,será que elas precisaraõ de homens em geral?Mas acho que os homens saõ necessarios romanticamente .Quem além deles ,irá nos atormentar?
asar gVeja- Por  que os homens ainda preferem se casar com mulheres que ganham menos que eles

   Dowd-Para que cuidam deles.E para cuidar precisa de tempo.e trabalhar menosÈle quer alguem que viva para ele.Os tempos parecem ter mudado , mas ainda há milhoes de casos en que a vida da mulher gira em torno da vida do marido.

 

 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário