domingo, 24 de junho de 2012

Para dizer "sim "com convicção




        A americaana Elizadeth Gilbert,autora do sucesso Comer, Rezar ,Amar falou a VEja sobre como contornar as armadilhas do casamento.


          Qual conselhos a senhora daria a alquem que  está prestes a dizer "sim"?

         Que tome essa decisão com conhecimento de causa.Quando estava conduzindo as pesquisas ,me choquei ao notar que muitas mulheress   so   descobrem quem era de fato seu parceiro bem depois do casamento. -
o que pode prenunciar um descaste conjugal .Proponhp uma regra básica a eles e elas.:pesquise tudo sobre o seu futuro parceiro. e não tenha medo de submetê-lo a sabatinas antes e subir ao  altae.Procurem saber como é sua relação com os pais ,como foi o ambiente de sua criação e em que espera que o conjuge espelhe a imagem que quarda disso.É horror constatar que muitas mulheres de 20 anos se casam apenas pelo desejo de viver uma cerimônia `So tem cabeça para vestido daminha, ....Querem ó ter um dia de princesa, enfim
           A senhora aponta que uma das causas  das crises conjugais é o fato de que as mulheres terem espctativas desproporcionais em relação a seus parceiros .O que está ocorrendo?

        Nos anos 20 quando perquntava às jovens o que esperavam de seu marido,elas listavam traços nobres de carater :honestidade ,confiabilidade lealdade, decencia gentileza.Com o passar do tempo ,essas expectativas foram se tornando emaciado idealizadas .Nos anos 50 ,uma garota da mesma faixa já diria :quero casae com alquem que eu ame.Desde  então a escolha passou a ser pautada pela expectativa de uma experiência romântica itrencia.Hoje ,as mulheres querem nada menos um homen que a "inspire"Ou seja :exige que seu pobre marido vive no auge do magnetismo e possa faze-las sentir-se o máximoo tempo todo.
       mas não creio que uma pessoa possa prover essa sensação a outras mais do que uma ou duas vezes por mês. 
             A senhora disse que as mulheres nunca tiveram tanta liberdade e controle sobre o querem de um casamento,mas ao mesmo tempo estão inseguras e confusas.Como é possivel?

           Se olharmos para o que ocorreu com as mulheres nas últimas décadas ,isso fará sentido.Creio que è ainda muito cedo para sabermos lidar com essa experiência novaa e facinante que nossos antapassados nõa tiveram a chance de ver.Não dispomos de séculos e séculos de modelos,mulheres que nos mostram como viver um casamento felizquando se tem autonomia sexual e emocional,educação  e o próprio dinheiro.Toda mulher nascida nos últimos 75 anos pode se considerar uma cobaianesse expêrimento inéditoEstamos aprendo como se faz.

             No tempo dos caamentos arranjados não era pior?

        Naõ dá para sentis nostalgia de um tempo em que a mulher não tinha controle sobre seu destino.Minha avó que estã com 97 anos é testemunha disso. Ela não teve um dia de paz na vida,pois se casou com um monem difícil e se desdobrou para criar sete filhos em um ambiente rural ,pore.Comparada à via-crúcis  dela minha exstência é uma barbada.

          Por que a denhora osta de comparar o casamento a um pacto econômico?

            Como em uma fusão entre empresas ,os parceiros juntam suas fortunas-e suas dívididas.Antes de trocar alianças ,é preciso que ambos trnha consciência  das cobdições do outro e acertam como essa sociedade funcionará. Sem medo de encarar um acordo pre-nupcial. Nos Estados Unidos , diz-se que uma pessoa casada está a um divórcio de distância da bancarrota.

          Como é possivel conciliar diferentes comportamentos e ponto de vista em um casamento?

             Temos dentro de nós algo que os psicólogos de necessidade essenciais .São as demandas e espectativas inegociáveis -e que,quando abortadas em uma relação,só trazem frustação.Ninquem pode ter todas necessidades prenchidas por outra pessoa. Mas há duas ou três coisas que não dá para abrir mão,e o parceiro ideal é aquele que  as respeita e preenche. Eu tenho necessidade de ser afetuosa ,e espero ser correspondida nisso.
       
       Está juntos o tempo todo faz bem ou mql à relção?

       Cada casal tem que encontrar seu equilíbrio-e isso as vezes exige idas e vindas.Se há uma verdade sobre o casamento ,é que não se trsra de um arranjo simples  .Um ser humano sozinho já bem complidado.Imaginedois juntos.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário