terça-feira, 26 de junho de 2012

A infidelidade financeira costuma ser tão traumática quanto a sexual


          Casais que não se preocupam   em     conversar sobre  a administração do dinheiro na relação correm o risco de viver desagradáveis situações de desconfiança e traição Negocios e gastos escusos ,dívidas secretas, chantagens e desvios de recursos são algumas armadilhas em que podem cair aqueles que ,semsaber,"dormem com o ínimigo".Ai, muitas vezes é o fim do amor.

             O termo fidelidade guarda       uma ligação com fidúcia ,que significa confiança- o fundamento de todas as alianças ,contratos .Sem confiança ,a civilização não teria forças para se construir. Mas a desconfiança sempre está a espreita. Nos relacionamentos amrosos ,assombra principalmente quem teme  a traição afetiva ou sexual,causando agudo e traumático sofrimento,mágoas  e  mesmo separações irreversíveis .
           Embora o inégavel poder do amor e do sexo n vida humana emita lux fortíssima, cap az  de cegar    os íncautos para outros riscos, eles existem. Um desses se chama dinheiro.
             N  em mesmo Freud se deteve muito sobre essa outra vigorosa dimenaão de nossa existência  Se o  sexo  é hoje banalizado o "vil metal"continua sendo tratado com certo pudor pelos casais ,e isso apesar da onipresença do ca pitalismo  selvagem ,que rege de forma materealista a vida n a atualidade.  O fato é que a questão do dinheiro nem sempre é conversada às claras pelos parceiros. Muitos acabam enfrentando um ou outro tipo de  inf idelidade a dois ,a ex pectativa é que predomine a trnsparencia e a ética mútua,inclusive no que diz respeito ao dinheiro de ambos. Precisamos saber com quem nos relacionamos e que no mínimo ,estamos em segurança.Afinal de contas ,dormir com inimigo ,ninguem  merece!
                Acontece , sim de ele ocultar negócios para sonegar dinheiro à mulher e aos filhos ,. Muitas vezes  desvia recursos do bem-estar conjugal e familiar para gastar em jogo ou noitadas Mas a mulher também  pode trair nesse setor - da mesma forma que o marido quando tem renda equivalente ou maior ou de outras formas è comum que faça chantagem sexual em troca de regalias ou desvie dinheiro sorrateiramente .Esse tipo de desarmonia termina por fazer do dinheiro um instrumento de agressão ,disputa, ou manipulação  ,além de motivo de angústias e problemas emocionais de um ou de ambos  parceiros. 
      Quando o assunto explode ,o ideal é botar as cartas na mesa (ou as notas) e esclarecer as coisas. O casal precisa solidarizar-se na gestão da economia doméstica ,com transparência .Nem sempre é fácil ,pois frequentemente o dinheiro integra um jogo perverso de interesses nada racional, que não  combina                com sensatez  Melhor seria não chegar a esse ponto,mas isso é privilégio daqueles casais que constroem sua relação levando em conta ,desde o princípio ,ofundamento básico da confiança .A confiança de que serão justos ,éticos e decentes um com o outro .E generosos. Pois o amor floresce melhor num ambiente onde predomina a gratidão recíproca ..
(Paulo Sternick)








 



 sensatex.Melhor 













                     

domingo, 24 de junho de 2012

Para dizer "sim "com convicção




        A americaana Elizadeth Gilbert,autora do sucesso Comer, Rezar ,Amar falou a VEja sobre como contornar as armadilhas do casamento.


          Qual conselhos a senhora daria a alquem que  está prestes a dizer "sim"?

         Que tome essa decisão com conhecimento de causa.Quando estava conduzindo as pesquisas ,me choquei ao notar que muitas mulheress   so   descobrem quem era de fato seu parceiro bem depois do casamento. -
o que pode prenunciar um descaste conjugal .Proponhp uma regra básica a eles e elas.:pesquise tudo sobre o seu futuro parceiro. e não tenha medo de submetê-lo a sabatinas antes e subir ao  altae.Procurem saber como é sua relação com os pais ,como foi o ambiente de sua criação e em que espera que o conjuge espelhe a imagem que quarda disso.É horror constatar que muitas mulheres de 20 anos se casam apenas pelo desejo de viver uma cerimônia `So tem cabeça para vestido daminha, ....Querem ó ter um dia de princesa, enfim
           A senhora aponta que uma das causas  das crises conjugais é o fato de que as mulheres terem espctativas desproporcionais em relação a seus parceiros .O que está ocorrendo?

        Nos anos 20 quando perquntava às jovens o que esperavam de seu marido,elas listavam traços nobres de carater :honestidade ,confiabilidade lealdade, decencia gentileza.Com o passar do tempo ,essas expectativas foram se tornando emaciado idealizadas .Nos anos 50 ,uma garota da mesma faixa já diria :quero casae com alquem que eu ame.Desde  então a escolha passou a ser pautada pela expectativa de uma experiência romântica itrencia.Hoje ,as mulheres querem nada menos um homen que a "inspire"Ou seja :exige que seu pobre marido vive no auge do magnetismo e possa faze-las sentir-se o máximoo tempo todo.
       mas não creio que uma pessoa possa prover essa sensação a outras mais do que uma ou duas vezes por mês. 
             A senhora disse que as mulheres nunca tiveram tanta liberdade e controle sobre o querem de um casamento,mas ao mesmo tempo estão inseguras e confusas.Como é possivel?

           Se olharmos para o que ocorreu com as mulheres nas últimas décadas ,isso fará sentido.Creio que è ainda muito cedo para sabermos lidar com essa experiência novaa e facinante que nossos antapassados nõa tiveram a chance de ver.Não dispomos de séculos e séculos de modelos,mulheres que nos mostram como viver um casamento felizquando se tem autonomia sexual e emocional,educação  e o próprio dinheiro.Toda mulher nascida nos últimos 75 anos pode se considerar uma cobaianesse expêrimento inéditoEstamos aprendo como se faz.

             No tempo dos caamentos arranjados não era pior?

        Naõ dá para sentis nostalgia de um tempo em que a mulher não tinha controle sobre seu destino.Minha avó que estã com 97 anos é testemunha disso. Ela não teve um dia de paz na vida,pois se casou com um monem difícil e se desdobrou para criar sete filhos em um ambiente rural ,pore.Comparada à via-crúcis  dela minha exstência é uma barbada.

          Por que a denhora osta de comparar o casamento a um pacto econômico?

            Como em uma fusão entre empresas ,os parceiros juntam suas fortunas-e suas dívididas.Antes de trocar alianças ,é preciso que ambos trnha consciência  das cobdições do outro e acertam como essa sociedade funcionará. Sem medo de encarar um acordo pre-nupcial. Nos Estados Unidos , diz-se que uma pessoa casada está a um divórcio de distância da bancarrota.

          Como é possivel conciliar diferentes comportamentos e ponto de vista em um casamento?

             Temos dentro de nós algo que os psicólogos de necessidade essenciais .São as demandas e espectativas inegociáveis -e que,quando abortadas em uma relação,só trazem frustação.Ninquem pode ter todas necessidades prenchidas por outra pessoa. Mas há duas ou três coisas que não dá para abrir mão,e o parceiro ideal é aquele que  as respeita e preenche. Eu tenho necessidade de ser afetuosa ,e espero ser correspondida nisso.
       
       Está juntos o tempo todo faz bem ou mql à relção?

       Cada casal tem que encontrar seu equilíbrio-e isso as vezes exige idas e vindas.Se há uma verdade sobre o casamento ,é que não se trsra de um arranjo simples  .Um ser humano sozinho já bem complidado.Imaginedois juntos.
         

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Casamento


            A instituição mais antiga da história da sociedade
            também a que mais se transformou na  últimas
            décadas.
            Encarada com clareza ,porém,ela pode ser
            uma imensa fonte de satisfação e FELICIDADE
                                                          Marcelo Marthe
       

                         POR QUE ELE CONTINUA A VALER A PENA

           
           A americana Liz  Gilbert padecia de um mal comun nos dias de hoje: a fobia do casamento. Sua primeira  união desenbocou em um divórcio tão devastador que ela jurou nunca mais subur ao altar. O detino quis ser do contra. Em uma excursão ela topou o homem que iria        chamar de seu.Nasceu umromance de efeito tão inspirador que a converteria em uma autora de sucesso mundial.Comer,Rezar e Amar.Livro com milheres de exemplares vendidos.Liz estudou o casamento a fundo. ão Echegou a  uma conclusão surpreendente para ela e os outros milhões de descrentes do planeta: o casamento conserva sua força e modernidade mais do que qualquer outro momento de sua história ,ele é umvia instituição dinâmica Ee vicorosa- porque hoje, no mundo civilizado,ninguem é mais obrigado  a se casar nem ,a viver um casamento infeliz até os seus últimos dias.O casamento hoje é genuinamenteum pacto e um compromisso entre iguais E quando os parceiros estão de comum acordo,pode oferecer muito mais satisfação-e até mais saúde paixão-do que a vida em voo-solo. A análise  da tendências traz provas de que não existe à derrocada dessa instituição.O Brasil registrou  a maior taxa em uma década.Argumentarão os céticos ,mas o fato é que mais casamentos ,tambem ,se disfizeram:no mesmo ano, houve um divórcio para cada cada cinco casamentos A vida para os comprometimentos, então ,vai mal?
           Definitivamente, naõ:essa escalada nos divorcios ,deve ser encarada com um grão de sal.Até  bem poucas décadas atrás ,o casamento cercado de convenções rígidas.Malvista na sociedade e divicultada pela lei,a separação era um tabu.Presumia-se que, ao se unirem ,homem e mulher deveriam seguir juntos por toda a vida, a despeito da eventual insatisfação múltua .A explosão do divorcio nos Estados Unidos dos anos 70 (comparavel  ``a que se seguiria  ´a sua aprovação no Brasil, no fim daquela década) abriu  as comportas dessa infelicidade conjugal represada e coroou um processo de transmutação radical dos relacionamentos qu tivera início lá atrás no século XIX: as pessoas deixavam de se casar por conveniência  ou por imposição da família  e passaram  a buscar -se umas às outras movidas pela atração e pela  afinidade.
        A prova de que a alta no divorcios  não é emplema nem falência do matrimônio nem de uma desilusão geral com ele está em um número que ,sim, simboliza o mundo de aspirações, desejos e esperanças que cercam esse pacto. Em cada cinco casamentos por um homem ou uma mulher que j´havia passado  por um ronpimento, mesmo com os traumas,decidiu dar uma nova chance..Esses chamados de "recasamentos" crescsu 66% em dez anos. Há uma bela razão para o otimismo: quem está casando hoje tem mais chance  de ser bem-succedido.As pessoas estão escolhendo melhor seus parceiros e se esforçando para que o casamento funcione.
           De fato ,é preciso esforço redobrado para manter vivo um casamento moderno,seja ele hétero ou homossexual. Nos nvos arranjos ,as velhas causas de rusgas entre os conjuges se exacerbam. E novos problemas se interpõem. Agora os dois têm de se desdobrar entre o trabalho ,a criação dos filhos e as tarefas domésticas.Precisa ainda suprir suas expectativas a respeito da relação-e corresponder às do outro.No fim de tudo ,tem  de encontrar um tempinho para o sexo.
       Casar- se muito jovem é um risco."O casamento não é um esporte para crianças"Undivíduos  que ainda não conseguiram autonomia nem têm uma noção de seus rumos terão mais dificuldade, é evidente em discernir o que buscam em um parceiro.
            Há um indicador que a qualidade dos casamentos no Brasil está evoluindo:as mulheres contraem uma união aos 26 anos em m´dia e os homens aos 29.

            Os filhos são a razão ancestral que levou os seres humanos a formar pares  -mas também podem ser elemento de discórdia ,Em  pesquisa do Datafolha ,revelou-se que um sexto dos casais culpa a prole pela piora de sua vida sexual. a fase dos bebés é crítica - e programr a chegada deles ,portanto ,é a vacina do bom -senso contra essa ameaça.A vida  conjugal pode ser protegida ,ainda por atidudes simples como a franqueza entre os parceiros sobre as respectivas finanças pessoais e o equilíbrio na divisão de tarefas do  lar (quando o homem ajuda,até a vida na alcova melhora-pois a mulher tem mais disposiçã´para se sentir sexy.)A escolh do cônjuge o clichê que nunca sai de voga é creditar à (compatibilidade) de gênios uma união feliz-e vice-versa. A verdade é que há fatores imponderáveis na combinação de duas pessoas.l
            Nos ùltimos anos,a antropóloga Helen Fisher  mapeou quatro estilos de persanalidade,com base nos hormônios que se destacam na química cerebral de cada individuo .Os que tem predominancia da dopamina seria os exploradores,figuras extrovertidas e irrequietas,enquanto os "construtores",regidos pela serotonina,seriam pessoas mais convencionais e ligadas mais aos valores da família .Há ainda os diretores",que tem a testosterona como referencia hormonial e tenderiam a ser tipos ambiciosos e contidos na sua emoções.Os"negociadores",por fim têm predomínio cerebral do estrógeno e seria pessoas mais intuitivas.
           Diferentes conbinações de personalidades trazem problemas especificos ,Mas qualquer combinação ,pode tanto produizir umcasamento longevo como levar ao divórcio.
           Leitores que est]ao prestes a dizer sim  não devem se exasperar com a sensação ante tantas armadilhas.afinal eles não sozinhos no desbravamento de uma 'experiência  e fascinante"Liz Gilbert).na história.Para as mulheres, em espicial .a vida de casada transformou-se de maneira dramática em questão de poucas  décadas, Depois de séculos de uniões arranjadas e da entrega total e compulsória ao mundo e aos filhos as mulheres hoje , têm um controle inédito sobre a vida conjugal- o qual pode deixa-las confusas e inseguras.
           Para a mulher atual ,a contrapartida da independencia é a autocrítica :nada mais torturante do que saber  que do que saber que parte da felicidade no casamento depende das suas decisões .Infelismente ,muitas vezes não é fácil enxergar as próprias vacilações.E as feministas extremadas terão sempre um bode expiatório para oferecer :o homem.O discurso de que a mulher é infeliz nas relacões porque o marido a sufoca ou  a anula leva muitas a abraçar a tese radical de que elas, não necessitam mais deles,nen no casamento.Trata-se de uma família .A convivência entre homens e mulheres é boa para ambos.Estatísticas indicam que os homens casados vivem em média sete anos mais que os que nunca casaram -e as mulheres ,tres anos mais Um bom casamento Um bom casamento diminui os riscos de câncer,artrite, ataques cardíacos e até de demencia.As mulheres exercem uma influencia civilizadora, sobre os homens E os homens ajudam as mulheres- sobre quem recai tanto da responsabilidade pela harmonia familiar-e alargar seus horizontes para além dessa necessidade premente.
          Há portano um sentido maior para o casamento?Do ponto de vista  da biologia evolutiva,,sim.Mas não se deve procurar esse sentido na velha ídeia dos ponbinhos fiéis por todo e sempre.No livro  O mito d monogamia , desmontam essa possibilidade.A monogamia é um arranjo quase inexistente na natureza ,demonstram-e entre os seres humanos isso naõ é exceção. O  próprio David Barash contudo é defensor do casamento monogamico."So a cumplincidade a dois pode trazer amor e sensaçãode de 'completude"
       Não há melhor antídoto para as agruras da vida moderna .enfim, do que o bom e velho casamento-mas que seja ,   bom ,acima de tudo.
                                             Gabriella Sandoval BrunoMeier  e MaluGaspar
(                                                                                ,
         
     
     

Solidariaedade





                         Solidariedade é muito mais do que doar agasalhosou alimentos para instuições .Mas...O que é ser sólidario? Onde deve começar esse aprendizado?É um chamamento para a ação ,que pode estar bem ao seu alcance.




                    O gesto nem precisa ser grandioso nem público;não é necessário pertenc a uma ONG ou fazer uma campanha .
                   Sobretudo ,convém não aparecer.
                   O gesto primeiro deve ser natural, e não decorrer de nenhum lema ou imposição,nem convite nem sugestão vinda se fora.
                  Assim  devíamos nós  , ser habiatualmente, e não somos,geralmente:cuidar do está do n lado, não só na  doença ou na pobreza, mas no cotidiano,em que tanras vezes falta delicadeza, gentileza, e compreenção;esquecidos os pequenos rituais ,de respeito,de preservação do mistério, e igualidade da superação das barreiras entre as pessoas da mesma casa familia e amizades mais próximas.
                O aprendizado do belo, generoso, delicado respeitoso,agradavél, acolhrdor devería começar dentro de casa, mal passamos, correndo, tangidos pelas obrigalçoes. Tão fácil atualmente, desculpar-se com a pressa: o trânsito,o patrão, o banco,a conta a hora extra.....Tudo isso é real, e nos enreda, nos paralisa.
              Se a gente fizesse um pequeno  cálculo
  descobriria que metade ou boa parte desses deveres aparecesse como supérfluo,dispensavel.
                  Fazer da casa um lugar de encontro, a mesa ,como lugar de diáligo,não do engolir q e apressado .O quarto olugar de afeto,ão de cansaço.
            Se ainda não começamos a ser solídarios  dentro de nós masmos e dentro  de nossa casa ou do nosso círculo d amigos, como querer fazer campanhas  levantar bandeiras salvar o mundo-se estamos perdidos en nosso cotidiano?
           Como dizer a palavra certa se estamos mudos ,como escutar se estamos surdos ,como abraçar se estamos congelados?
            Asolidariedade precisa ser antes de tudo o aprendizado da humanidade.pessoal
             Depois de sermos gente ,podemos- e devemos -sair dos murose tentar melhorar o  mundo.Que anda tão e tão precisado.
           
         




quarta-feira, 20 de junho de 2012

Não t amo mais







                                                   Não te amo mais

                   Estarei mentindo dizezendo que

         Ainda te quero como sempre quis

                                       Tenho certeza que

                                      Nada foi em vão

           Sinto dentro de mim que

           Você mão significa nada

         Não poderia dizer mais que


    Alimento um grande amor

      Sinto cada vez mais que

                     Já te esqueci!

          E jamais usarei a frase

          Eu te amo

  Sinto,mas tenho que dizer a verdade

                          É tarde demais.Leia de baixo para cima)







segunda-feira, 18 de junho de 2012

FELICIDADE




          COMO OS GRANDES SABIOS PODEM NOS AJUDAR A VIVER MELHOR


        A filosofia existe para que as pessoas possam viver melhor.Sofrer menos Lidar mais serenamente com as adversidades .Enfrentar com coragem o "perpetuo vai -e- vem de elevaçaões e quedas"Segundo SENECA ,a missaõ da filosofia é tornar viavel a busca da felicidade Nas noites frias e escuras que enfrentamos no correr dos longos dias ,os filosofos podem iluminar e aquecer.a filosofia apoia e consola "O oficio da filosofia é serenear as tempestades da alma""ciencia do bom viver",escreveu Montaigne.

    Boésio ,dono de uma inteligencia colossal,rico e poderoso.Tudo ia bem a´te o dia que foi condenado a morte.Escreveu em condições precarias um classico da literatura ocidental :"a Consolaçaõ da Filosofia.A felicidade pode entrar em toda parte se suportarmos tudo sem queixas. A filosofia consola, E ensina.e inspira.

     Demócrito escreveu um livro "Sobre o Prazer""Ocupa-se de pouco para ser feliz".Ninguem com multíplas tarefas pode aspirar á felicidade.Sobrecarer a agenda equivale a sobrecarregar o espirito,e traz inevitavelmente angustia.Um sábio da antiguidade naõ abria nenhuma correspondencia depoismos  das 4 horas da tarde E nós?.Quantos de nós naõ abrimos mensagens de trabalho no computador á vezes de madrugadaMuitas vezes o conteudo dessa mensagem perturba o espirito.O resultado é a perda de sono.
   Fazemos muitas coisas desnessárias .Coloque num papel as atividades   de um dia Depois veja o que realmente era preciso fazer e o que naõ era.A lista das inutilidades suplanta quase sempre a das ações imperiosas.Devemos evitar naõ apenas gastos inuteis ,mas tambemos pensamentos desnessaríos .Conduzir a mente ,quando agitada ,para pensamentos aquietadores.:o obgetivo :controlarmos a mente ,esse caval selvagem .em vez de sermos controlaos por ela.Está aborrecido com algum fato?Experimente concentrar sua mente em algo que traga paz.Uma pisagem linda. Uma pessoa queridq.Uma cena alegre.Naõ conseguiu ainda ?Esforce-se.Persevere.Senecusou as expressões "agitaçaõ esteril"e prequiça agitada"ao tratar dos atos que nos trazem apenas desassossego "E preciso livra-se da agitaçaõ desregrada ,à qual se entrega a maioria dos homens. Eles vagam ao acaso ;mendigando ocupações .Suas saidas absurdas e inuteis lembram as idas e vindas das formigas ao longo das àrvores ,quando elas sobem até o alto do tronco e tornam a descer até embaixo para nada.Quantas pessoas leva uma existencia semelhnte ,que se chamaria com justiça de preguiça agitada?EE

     OUTRO PONTO ESSENCIAL recomendado pelos filosofos para a vida feliz é aceitar os tropeços Até   porque saõ inevitaveis .

    Zenaõ fundador do estoicismo defendia uma vida de acordo com a natureza. .Simplicidade no vestuario ,na comida nas palavras no estlo de vida.E a acitaçaõ de tudo ,o que possa acontecer de ruim.Essa lógica  de aceitaçaõ ou resignaçaõ viria a ser um dos pileres do cristianismo.Para ele o ser humano encontra a plenitude e a felicidae quando abandona as paixões terrenas e desilusões A melhor forma de viver era naó alimentar esperança por nada.Nem vibrar na vitória e nem se deprime n derrota.Equilibrio.Calma .Serenidade.Quando voê está em alta ou em bixa Um torcedor de futebol por exemplo .Se ele explode de alegria quando seu time vence  vai inevitavelmente descer aos abismos da depressaõ quando seu time é batido.Nada bom ,num caso ou no outro.
  Atribui-se a Zenaõ a frase :"A natureza nos deu dois ouvidos e apenas uma boca para que ouvíssemos mais e falássemos menos."
   !
        ACEITAR AS COISAS COMO ELAS SAÕ:EIS UM PONTO CRUCIAL PARA A VIDA FELIZ!
     
     ESQUEÇA O PASSADO _E  NAÔ SE ATORMENTE COM O FUTURO
     O dia de amanhã é fonte permanente de inquietaçaõ para as pessoas .
    Viva o presente ."Para que tantos planos em vida taõ curta?(Horacio)


    Naõ se preocupar com o que vem pela frente é "Uma das maiores marcas de sabedoria"(Epicuro)
    Revoltar-se contra os fatos naõ altera os fatos., diss Epiteto.E ainda traz uma dose e tormento desnecessaria "Naõ se deve pedir que os acontecimentos ocorram como voce quer, mas deve-se quere-los como ocorram :assim sua vida será feliz. (Seculos depois ,o pensador Descartes escreveria uma frase semelhante "È mais facil mudar seus desejos do que mudar a o ordem do mundo "Naõ adianta se agastar contra as circunstancias ;elas naõ se importam ..Isso se vé nas pequenas coisas da vida.Vocé está no meio de um congestionamento?Exasperar-se naõ vai dissolver os carros à sua frente Desfrute música boa .Caiu uma chuva na hora em que você ia jogar com seu amigo ?Xingar as nuvens naõ vai secar o piso. Que tal uma sessaõ de cinema em vez do jogo?

  OUTRO ENSIAMENTO  crucial é que só devemos ocupar efetivamente daquilo que está sod nosso controle.Você cruza uma manhã com seu chefe no elevador e ele é efusivo .Você ganha o dia .Você o encontra de novo e ele ´e frio.Você fica arrasado .Daquela vez ele estava bem -humorado ,daí o cumprimento caloroso,agora naõ. O estado de espirito de seu chefe naõ está sob seu controle.Você naõ  deve se entusiasmar com tapas amaveis que ele dê em suas costas e nem se deprimir com um gesto de frieza .Voce naõ pode entregar aos outros o comando de seu estado de espirito ."Naõ é aquele  que lhe diz injurias quem ultraja voce ,mas sim a opiniaõ que voce tem dele "Se voce ignora quem o insulta ,voce tira o poder de chatea-lo ,seja no transito ,na  arquibancada de um estadio de futebol ou numa renuiaõ coroorativa ou em um papo com um colega chato de trabalho .Naõ saõ os fatos que moldam nosso estado de espirito mas a maneira como os encaramos ."E digno de piedade quem depende dos outros .(Montaigne)"TODAS AS MINHAS ESPERANÇAS ESTAÕ EM MIM."cONTE COM VOCE .,NAÕ PONHA NOS OUTROS SUA FELICIDADE.ISSO É FUNDAMENTAL PARA A SUA VIDA HORACIO  recomendou as pessoas viver e desfrutar o dia de hoje ,em vez de inquietar com o futuro "para que tantos  planos en taõ curta vida?o sabio vive o presente .Naõ planeja nada .Naõ se atormenta com o que  pode acontecer amanhá .E.Na,numa palavra ,um imprevidente .Conceito de quase todas escolas filosoficas :o descaso pelo dia sequinte .O futuro  é fonte de desassossego e emprego .Tememos naõ ter dinheiro para pagar as contas  ficar doentes ,morrer .Tememos ser abandonados por quem amamos .O medo do dia de amanhã impede que se desfrute o dia de hoje ."A imprevidencia é uma das marcas da sabedoria.
zemos repetidas
    Para buscar a tranquilidade da alma mesmo tendo tudo nada temos  anaõ ser medo.Tambem ´nunca é tarde demais e nem cedo demais para lutar contra o presença descomunal e apavorante do futuro em nossa vidaO homem sábio cuida do dia de hoje.E basta.Quando se trata da busca da felicidade ,simplicidade em tudo ,eis a reconmendaçõ  inco que luindo a maneira como nos comunicamos ,falando ou escrsvendo.Uma pessoa afetada na maneira de falar ou escrever é afetada em outras esferas. "A verdade ,precisa falar uma linguagem simples ,sem artificios"Montaigne"
"O mundo  é  apenas tagarelice e nunca vi um homem que naõ  dissesse antes mais do que menos  do que devia"
  Plutarco em Vidas Paralelas ,mostrou que falar demais pode ser perigoso.
  "A palavra expõe -nos, como nos ensina o divino Platão,aos mais pesados castigos que deuses e homens podem infligir",disse Plutarco ."Ms o silencio jamai tem contas a dar.Naõ só naõ causa sede como confere um traço de nobreza.
   Seja simples ,E ria. Diante da miseria humana ,Heráclito chorava Demócrito riacom od  No decorrer dos dias n´s vemos uma série infinita de absurdos e de patifarias Alguem a quem você fez bem retribui  com
 ódio A inveja parece onipotente .Você tropeça e percebe a alegria mal disfarçada dos inimigos e até de amigos. A hipocrisia é dominante. As decpções se acumulam.  Você pode chorar .Ou então você pode rir.Ria das próprias coisas em vez de chorar "Acima de tudo ,o que nos torna mais imediatamente felizes é a jovilialidade do ânimo ,Nada pode subsbstitur tão perfeitamente qualquer outro bem quanto essa qualidade ,enquanto ela mesma não é substuivel po nada.""Tudo isso demanda perseverança .Paciênia suor Muito suor."A vitue é uma arte obtida  com o treinamento e o hábto."Nós somos aquilo que fazemos repeyidas vezes.
        Outra etapa crucial para a vida feliz e concordam todas as escolas filosóficas é lidar bem com a idéia da morte.
        Senéca  E por mais que te espantes,aprender a viver não è mais que aprender a morrer"Ele pregava o desprezo pela morte ,Não por morbidez ou pessismo .É que quem despreza  morte vive, paradoxalmente,melhor .Sobre sua alma não pesa o terror supremo da humanidade,o fim da vid."Parece inacreditável,mas muita gente morre de medo de morrer""Imagine que cada dia vai ser o último, e assim      você aceitará com gratidão aquilo que mais esperava"lLembre-se de que vai morrer.Não há como escapar.E no entanto nos atortentemos o tempo todo por algo que com certeza,um dia se realizarÉ sse tormento nos impede de viver bem."Onde a morte esá ,não estou.Onde estou a morte nã está""O remédio do homem vulgar consiste emnão pensar na morte"Isso é uma e uma demosntração de ceguira e de estupidez"
        Marco Aurélio foi um imperador filósofo .Sua sugestão para o começo de cada dia: Previna a si mesmo ao amanhacer: vou encontrar um intrometido, um mal-agradecido,um ínsolente,um astucíoso ,um invejoso, um avaro."A arrogância ,mostra ele , sustenta -se apenas na ignorância  e na ilusão."Cada um vive apenas o momento presente, breve. O mais da vida ,ou já se viveu ou está na incerteza." "Sempre que você se desender com alguem,lembre-se que em pouco tempo você e o outro estarão desaparecidos."Evite  brigar.Evite confrontos.Não alimente ranores. "O homem sábio nunca tem maldade e sempre esquece as injustiças de que é vítima" escreveu AristótelesVocê é teimoso numa discussaõ? Gosta de comprar briga?Pense na frase de Montaigne: "Teimar e contestar obstinadamente são defeitos peculiares às almas vulgares.Ao passo que voltar atras ,corrigir-se ,abandonar uma opiniãoerrada no ardor da discussão são qualidadesraras das almas fortes e dos espíritos filosóficos."
       Tão forte como o medo da morte ,para a humanidade é o pesadelo do envelhecimento.Há  uma luta inútil  muitas vezes patética pela juventude eterna. CÌCERO nos ajuda a lidar  melhor com a  passagem do tempo.e enumera as vantagens desprezsdas da velhice.Ele diz:"Senti  tal prazer em escrever que esqueci os inconvientes dessa idade;mais ainda , a velhice me pareceu repentinamente doce e harmoniosa""Todos os homens desejam alcançar a velhice ,mas ao ficarem velhos se lamentam. Eis aí a consequencia da estupidez.""Os velhos inteligentes ,agradaveis e divertidos suportam facilmente a idade.,ao passo que a  acrimônia ,otemperamento triste e a rabugice são deploráveis en qualquer idade.".
     CÌCERO É MORDAZ e divertido.Quando toca na queetão da alardeada perda de memória dos anciões ,ele comtrapõe:"A  memória declina se não a cultivamos ou carecemos de vivacidade de espírito.Os velhos sempre se lembram daquilo que os interessa :promessas,identidade,de seus credores e devedores ...Permanecer intelectualmente ativo é uma forte recomendação  dele ."Acaso os adolescentes deveriam lamentar a infancia e depois ,tendo amadurecido,chorar a adolescência? A vida seque um curso preciso e a natureza dota cada idade de suas qualidades próprias .Por isso ,a fraqueza da crianças ,o ímpeto dos jovens ,a seriedade dos adultos ,a maturidade da velhice são coisas naturais que devemos apreciar cada um em seu tempo.Cícero acende uma luz para a humanidade ao ajudar a enxergar a velhice sob um aspecto menos negativo Acender luzes ,para nos ajudar na busca de FELICIDADE, é missão dos filisofos -os eternos amigos da humanidade(REVISTA Epóca)  ´
   
     
.




 

 



          !



       
.


A VIDA MERECE TEMPO PARA ELA

         Sempre me  espanta com  a pressa dos outros.Vivo na ponte aéria Rio- Saõ Paulo.Quando o voo é anunciado ,é o estouro da boiada.Os passageiros correm em busca dos primeiros lugares na fila.Quem tem prioridade amontoa-se na frente.Já presenciei uma senhoea com filho pequeno ser expelida para fora da área VIP por um bando de excutivo .certamente prefenciais por milhagem.Quis ajudar:

       -Vá para a frente.Está com criança.
       Abandou a cabeça ,desconsolada.
       -Melhor naõ.Eu espero.
       Certamente atropelariam o garototinho!
       Impossivel entender tanta pressa no enbarque.O lugar está marcado.Todo mundo vai sentar.Até para acomodar a bagagem de maõ tenho problemas.Outro dia,uma semhora volumosa recusou-se a esperar enquanto eu botava a maleta lá em cima.E me amassou no corredor estreito .Quase derrubei a mala em sua cabeça.
      Qu ando o aviaõ aterrissa ,é pior que incendio .Todos  querem sair o mais rápido possivel Se estou no corredor ,o passageiro ao meu lado levanta-se e fica curvado,à espera de que eu abra caminho.A essas alturas ,iniciou-se um empurra-empurra no corredor .Pegar minha bagagem é uma façanha .Desembarcar é mais fácil :os que estaõ atás me atiram em direçaõ à saida.E depois passam por mim correndo em direçaõ a escada rolante.No aviaõ ,o povo já esqueceu a cortesia
        Já aconteceu comigo e outros amigos.
        O veículo de trás buzina quando a gente para no sinalvermelho!Depois o motorista xinga quando utrapassa,como se o errado fosse eu!A estrada para o litoral Norte de Saõ Paulo tem só uma pista de cada lado.Avelocidade é bem sinilizada ,considerando as curvas ,subidas e descidas .Adienta Se sigo as placas ,alquem cola atrás me atiça para correr.Dá até medo!Diz um sábio amigo meu
         -Transíto é igual a capitalismo selvagem.todo mundo quer passar por cima do outro.
          Fui para Bahia nolançamento da novela Gabriela ,Encontei com outro escritor.Relatou:
-        -Fui ao Pelorinho ,à Igreja do Carmo ,à dos Negros .à exposiçõ da casa de Benin à Fundaçaõ
Casa de Jorge Amado, vi o acervo,olhei a casa de Gal Costa agora vai ser um hotel de charme a do Caitano conheci uma mãe de santo que me leu os busios ,conheci i Mercado Modelo ,comi acarajé...
           Só de ouvir ,que cansaço!
           Perguntei ,discreto:
-           Veio participar de uma gincana ?
        Já vi uma se comportando como um boi furioso porque uma senhora andava devagar em sua frente, no corredor do shopping .Esbarrou nela ao ultrapassá-la rapidamente.Gaastar uns minutos a mais , que diferença faz? Nada      é tão urgente que não possa esperar mais um pouco,Ceder passagem . a alguém ,segurar aporta do carro ou do elevador ..Pequenas gentilezas criam um astral melhor fazem com que a gente troque sorrisos. O maior beneficio sou eu mesmo.A vida merece que a gente tenha tempo para ela.(Walcyr carrasco)
         














,


 














?


.

   
     



Quero Quero Manuel Bandeira

                             Quero quero
                             Quero dar a volta ao mundo
                             Só num navio de vela
                             Quero rever Pernambuco
                             Ver Bagatá e Cusco
                             Quero  quero
                              O moreno de Estela
                             A brancura de Elisa
                            A saliva de Bela
                           As sardas  d Adalgisa
                           Quero quero tanta coisa
                            Belo  belo
                            Mas basta de lero-lero
                             vida noves fora zero
               
                   




             

Intimidades

Como é normal ,haverá os que vaõ odiar a coluna ,e os que vão apreciar.(lya Luft) .Fora os   indi.riferentes,para quem tanto faz:alienar-se por um tempo ao menos pode ser bom.Não ligar TV de manhã,não abrir o jornal,não deixar que nada envenene a alma desde cedo.Por outro lado ,há a que saber:a alienação pode ser perigosa.
    Pois quero falar da nossa intimidade,que vai ficand rara e complicada num momento que nossa cultura aoela para a dramática inversão do público e do privado.Queremos (ou achamos que é preciso) saber tudo ,revelar tudo, abrir a roupa, tirar a roupa escancarar a casa, o quarto,filmar a cama ,relatar o dia a dia minuto a minuto,para um ou milhares de descohecidos ou amigos virtuais.E sobretudo flagrar  o outro:a toda hora somos flagrados alquem ,ainda que simplesmente andando na calçada com o filho pequeno. O que importa numa pessoa ,a dita celebridade ou (que alívio) um anônimo cidadão comum, não é ser uma pessoa decente.,interessante, produtiva ,engajada em coisas boas ,conciliadora na hora certa e indignada idem,mas que esteja com tudo à mostra .Se não tiver uma pontinha de escândalo ,não interessa, Discrição não eetá com nada,recato é coisa fora de moda, os tímidos precisam ser fottes e resistentes na sua timidez  abençoada. Estamos ávidos de exposição ,nossa e alheia. Por exemplo, vai parecendo obrigatório gritar aos quatro ventos se somos gays ou não. Receio que em algum tempo os não gays serão objetos do mesmo horrendo preconceito que hoje perseque os próprios. A orientação sexual de cada um ,seja qual for ,deveria ser encarada com naturalidade(esse é o bjetivo de todos os justos movimentos e manifestações pelo mundo),como a cor da pele ,o formato dos olhos, o peso ,o jrito.Um dia será assim talvez.Mas ,derruar um preconceito é longo e duro trabalho. Quanto mais gritamos contra ele ,mais ele aparace e se fortalece.É preciso passar um tempo, acalma-se a onda, equilibrarem-se as coisas, e as emoções, para que a gentepossa encarar o outro com mais respeito, e que isso seja o habitual,Sem que se tenha de expor intimidades,fazer barulho, causar impacto, agarra-se em público como na cama ,onde vale o amor, não o escândalo(isso se refere a todos, em tudo:algunha elegância , algum comedimento, torna a vida mais palatável)
     E isso não só em questões sexuais. Amamentar em público, sempre se fez quando necessário.A mantar è belo ,saudável mas com discrição. Amor, sexo, afeto maternal, alegria, felicidade, até dor , torna-se naturais se tratados como algo natural.
      Amantes , manifestantes, qualquer pessoa que busca ser respeitada,ou na luta  mais louvável contra qualquer maligno preconceito, podem protestar sem uma feroz agressividade que traz mais hostilidade,quando o que a gente quer é o direito de ser quem se é.,como se nasceu ,como se gosta ou como se pode ser.Com dignidade ,com altivez, conpostura.
    talvez este seja ainda o momento do grito, do peito de fora, da carícia ardente em publíco,do possível escândalo. Com o tempo imagino e espero, a gente vai mudar ,as coisas vão se estabelecer ,alguns preconceitos vão cair(outros surgirão, com certeza ,porque nós somos assim.)É possivel que sempre haja gritaria e humilhação de um lado,crueldade e mesquinharia  do outro,seja em que aspcto for Que nesse caminho se preserve ,em tudo em o que envolva intimidade, isso que todos desejamos tanto:respeito,a começar por nós e a nossa circunstância.

domingo, 17 de junho de 2012

ÙLTIMA PALAVRA(ANA PAULA PADRÃO)

                         
                                     .O VALOR
                                      DAS
                                     DIFERENÇAS

        Acho curioso o argumento pela qual as mulhere gan han menos que o homemna mesma função porque trabalha menos ao longo da vida.Afinal ,ela procria .Passa meses em casa cuidando da cria. A tese é ,em geral defendida por homens.E a lógica masculina costuma ser uma via de mão única. Ora partindo desse raciocinío ,bastaria que a mulher cedesse os direitos sobre seu  útero ao empregador!Aposto que algum executivo já pensou nisso-e achou uma boa ídeia.-apenas não teve coragem de implementa-la.Sabe como é ,dizem eles,essas femisnistas fazem um barulho danado...
   Sei que temos nós mulheres ,algunha responsabilidade sobre esse estado de coisas.Defendemos aedorosamente a igualdade de gêneros por trmpo demais.Graças ao bom senso ,essa època ficou para trás e até Camille Paglia já mudou de opinião Somos homens muito diferentes.E as corporaçoes foram feitas por eles ,para que eles trabalhassem bela.Empresas são masculinas .A gestão empresarial é masculina .Talvez por ,isso seja mais fácil para os CEOs pensar em controlar os ùteros infiltrados ali do que mudar métodos gerenciais.Ou simplesmente não fazer nada e elas que se conformem com os sálarios mais baixo.
       Outra   iniciativa, atê louvavel .é a lei aprovada no Senado brasileiro que obriga empregadores a pagar sálários iguais para homens e muleres na mesma função.Pena que
sejq inócua .Em 1963, Kennedy assinou o Equal Pay Act, proibindo as diferenças salariais entre genêros nos Estados Unidos.Hoje ,quase 50 anos depois ,as mulheres americanas ganham em média 81 centavos para cada dólar recebido por um homem na mesma unção.Além de injusto é ilegal.E ilegalidades costuma dar cadeia nas democracias desenvolvidas.Mas nã tenho noticia de um dono de empresa que tenha  ido parar atrás das grades por pagar menos às mulheres.
      Do ponto de vista feminino a coisa toda é muito mais simples.Ganhmos menos que os homens por vários motivos, todos associados à cultrra enpresarial.
    Não tomamos uisque no happy hour da firma .
    NãoNão estamos no futebol das quartas á noite.
   Não participamos dos torneios de golfe dos fim de semana.Portanto, não fazemos networking que é saudavel papinho que resolve tantos problemas além das reuniões
   Não temos, na empresa ,ajuda de uma diretora para acompanhamento de carreira Não fazemos autopromoção .Temos sim, uma infinidade de funções parelas ao nosso trabalho na empresa.Inclusive a função de mãe.
                  N]ao nos comportamos como homem porque não somo homens.E não devemos ser pelo bem da diversidade criativa Empresas que por suas práticas  gerenciais empurram mulheres ambiciosas à musculação só colaboram para que nos tornemos umas chatas.Para alcançar postos de dreção e bons  salários somos codenadas a viver eternamente cansadas.representando um papel que não nos cabe.e alimentando uma frustação ,permanente com nosso reflexo no espelho.Ou, se desistimos da carreira e vamos para casa cuidar da família ,viramos umas párias sociais ,as fracassadas ,as mulhezinhas.Empresas, não briguem com nosss úteros .O melhor de nós está na femi ni li da de .O melhor do mundo está nas diferenças .Tenham coragem de mudar.Para que as mulheres que trabalham  aí não precisam fazer isso.

INSPIRE- SE NA FLOR DE LÓTUS

       
     Ela nasce em`àguas pantanosas mas, ao florecer ,é perfeita e imaculada.
     Assim como a flor nós também podemos nascer ,crescer, e viver em meio
    aos problemas e obstáculos,sem nos contagiar,ou desistir de ser feliz
                     
                   ``As vezes ,sem motivo especial(e  sem entender o que de fato está se passando) nos pegamos nervorsos e agitados ,com o pavio prestes a explodir .O que muita gente ignora ,entretando , é que em sitações desse tipo somos atacados por perturbações do mundo atual. São cargas pesadas .P,e estamos sugeitos a sua influências.Mas ,para que você saiba comMo ela atua ,é preciso entemder que a mente é coletiva ,ou seja nós estamos dentro de uma só mente.Quer ver?
             Quando você fica sem atividade mental ,admirando o horizonte ,por exêmplo ,vários pensamentos passam pela sua cabeça ,inclusive os mais absurdos Pois bem, de tudo o que passa pela sua cabeça ,pelo menos 70% não é seu. Agora você me pergunta :como vou saber o que é meu e o que naõ é meu? Infelizmente ,não dá pra saber.Diaríamente ,um milhão de ideias passam pela nossa cabeça.Mas um pensamento só será seu quano você o assumur para si mesma.entáo que dizer que posso está desaminada e esse baixo-astral mão ter nada a ver comigo?Sim, e mais:tem muito encosto por aí explorando os seres humanos!Muita gente pensa que está cansada ou que a vida não flui por falta de sorte.Gostaria que você abrisse os olhos para se proteger .Se do nada ,você descontrola- ,pare e concentre-se na paz.Tenha em mente que a perturbação só a rodeará se você assumir o encosto para si.Aprenda a identifica-lo e conseguirá se livrar dele.Todo mundo tem proteção ,tem luz.inclusive ,que o universo compisra a seu favor.Matenha a sua firmesa no bem.Dessa forma não há pensamento ruim (ou encosto) que resista Assim como eles vêm ,eles simplesmente vão .Passam vão embora ,desaparece porque você estará firme na sua inteligência  .na sua paz,e no seu bem.                            .

sábado, 16 de junho de 2012

Lâmina(Silvio Bedani)

  

    
              Leio no brilho do teu olho 
              Meu corpo -dado como morto-
             Re-nascido
             
             Escrevo na folha do teu corpo
             Meu nome -antes sem voz nem paz-
             Re-citado

             Calado e inteiro ao teu lado 
             Te ofereço a face 
             Te estendo a mão 
              E estou ao alcance da tua alma 

            Calma, eu posso te ver em mim
             E me ver em ti :
             Corpo e alma :
             Reflexos ,ecos, pedaços completos:
            AMOR.

Familía (Drummond)

          Três meninos e duas meninas,
          sendo uma ainda de colo.
          A cozinheira preta ,a copeira mulata,
           o papagaio ,o gato ,o cachorro ,
          as galinhas gordas no palmo de horta
          e a mulher que trata de tudo.

           A espreguiçadeira ,a cama ,a gangorra ,
           o cigarro ,o trabalho ,a reza,
           a goibada na sobremesa de domingo,
          o palito nos dentes contentes,
          o gramofone rouco toda noite
          e a mulher que trata de tudo.

           O agiota ,o leiteiro,o turco,
           o médico uma vez por mês,
           o bilhete todas as semanas
           branco !Mas a esperança verde
           A mulher que trata de tudo
          e a FELICIDADE
           



           

AUTO RETRATO (MARIO QUINTANA)

                         
                                     No retrato que me faço
                                     -traço a traço-
                                      Às vezes me pinto nuvem,
                                      Às vezes me pinto àrvore..

                                     Às vezes me pinto coisas
                                     De que nem tenho mais lembranças
                                     Ou coisas que não existem
                                     Mas que um dia existiráo....
   
                                    E,desta lida ,em que me busco
                                   -pouco a pouco
                                    Minha eterna semelhança .

                                 No final ,que restará?
                                 Um desenho de criança ....
                                 Corregido por um luco!

   







                                      --
                                 
             ,
                                    .

                               s

sexta-feira, 15 de junho de 2012

VOCÉ É RESPONSAVEL PELA SUA VIDA

     Não adianta nos enganarmos  creditando a terceiros os acontecimentos da nossa vida. Nós somos os grandes realizadores e responsaveis pela nossa história .Se a sua não está caminhando exatamente como você deseja ,pare e pense nas suas condutas e posturas.Por certo ,a resposta que a levará para o caminho da realização está dentro de si mesma.
    "Um dia ,quando os funcionários de uma empresa chegaram para trabalhar ,encontraram na portaria um cartaz ,no qual estavam escritas as sequintes palavras:
    "Faleceu ontema pessoa que atrapalhava sua vida nesta empresa.Você está covidado para o velório dela, que será realzado na quadra de esprtes"
   No início, todos os funcionários se entris tecerem com a morte de alguem no trabalho.Porém ,depois de alquem tempo ,eles começaram a ficar curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento profissonal na empresa.
       A  agitação na quadra era tão grande que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório.
        Conforme  as pessoas iam se aproximando do caixão ,a exitação da multidão aumentava mais ainda.
       -Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?
      -Ainda bem que esse infeliz morreu!
       Um a um ,todos os funcionários ,agitados se aproximavam do caixão ,olhavam pelo visor a fim de descobrir quem era o defunto ,engoliam seco e saíam de cabeça abaixada ,sem comentar nada uns com os outros.
          Os que olharam o caixão ficavam ficavam no mais absoluto silêncio,como se tivesse sido atingidos no fundo da alma ,e dirigiam-se para suas salas.
        Os outros muitos curiosos ,mantinham -se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a vida de cada um deles.A pergunta ecoava na mente d todos:
      Quem está nesse caixão?
      No visor do caixão havia apenas um espelho ,e cada um que olhava para lá via a si mesmo.
      Só existe  uma pessoa capaz de limitar o seu proprio crescimento :você mesma!
      Você é a única pessoa que pode promover uma grande revolução na sua vida.
      Você é a unica pessoa que pode ajudar a si mesma.
       Você é a única pessoa que pode prejudicar  a sua vida.
        Sua vida não muda quando seu chefe muda ,quando sua empresa muda, quando seus pais mudam ,quandoseu relacionamento muda ,e por aí vai.
       O mundo é como um espelho que devolve para cada pessoa  apenas o reflexo dos seus próprios pensamentos.A maneira como você encara a sua vida é que faz toda diferença.
     Sua vida muda quando você muda!(Gasparetto)
     
       





    

PORQUE VOCÊ NASCEU?

   A filosofia tem tentado durante séculos ,responder inquietações sobre a origem de todas as coisas ,razão da existencia e da morte.Hoje continuamos com essas perguntas.Porque você nasceu?Qual a sua funçaõ no universo?
   A religião nos ajuda a compreender o projeto de Deus. para nossa via .A filosofia também .
   Teilhard de Chardin, um dos maiores pensadores do nosso tempo,enfrentou esse questionamento.Tendou entender o significado do universo e da criação das mulheres e homens que habitam o universo.
    "O verdadeiro interesse de minha vida há muito tempo é certo esforço para descobrir Deus no mundo.e ,ao descobrir Deus no mundo, descobrir a rezão da minha existência "
   Teilhard em sua obra "O fenômeno "é uma tendencia de aproximar ,como fez Tomás de Aquino ,fé e ciência .Nada de negar e negar a inteligiência humana ao contrário ,colocar essa inteligiência a serviço da finilidade ùnica que nos tras  ao mundo o Amor.
   O filosófo nos ensinaa nos ensina que a espiritualidade é a aproximaçáo da fonte do Amor.Deus.
   Deus criou o mundo e o homem para o Amor.E a razão da nossa existência ,o motivo pelo qual você nasceu ,é o verbo ,é a ação "amar'.E o verbo se fez a carne  e habitou entre os homens para os homens ,ensinar as lições do Amor.
   E esse o ensinamento maior que está na lei e nos profetas..É a razão dos milagres e dos sermôes.As parábolas também tratam do Amor.
    Quando compreendermos esse ensinamento ,a nossa vida ganha outro significado.
    A morte é uma indiscutivel certeza .Nossa viagem"(Teilhard),é pequena no tempo e no espaço. Preparamos -nos aqui para a eternidade.e nessa preparaçáo ,somos convidados a experimentar o significado do Verbo.Cristo  é o nosso sinal.Se conseguíssemos sequir os seus passos ,responderíamos  com mais leveza à pergunta :por que você nasceu?
    Todas as vezes que sem demagogia ou fingimentos ,abraçarmos o nosso irmão experimentamos essa sensação .De paz.De felicidade.De equilíbrio interno.Todas as vezes que atirarmos pedras ,se permitirmos que Jesus nos olhe como como olhou para aqueles homens ávidos por matar a pecadora , nos envergonharemos .Porque naô foi para jogar pedras que nascemos .Não foi para julgar .Não foi para humilhar.Não foi para usar o nosso irmáo .Não foi para nos colocarmos em posiçâo de superioridade.
    Nascemos para AMAR .Entâo ,sem economia ,AMEMOS.!(Gabriel Chalita)





FELIZES QUASE SEMPRE

     
    Cinderela naõ sabe que é princesa.É uma faixineira americana que tem um caso com o principe,engravida dele e vira mãe solteira. Chapeuzinho Vermelho é uma jovem piriquete .Branca de Neve ganhou a vida como professora de uma escola primária e é acusada de homicidio .A madrasta dela, a Rainha Má  é a prefirida da cidade e a única que sabe a verdadeira origem dos habitantes saido dos contos de fada.Esse é o enredo da nova série  Once Upon a Time (Era uma vez) que estreou por aqui. A  idéia é atualizar as tramas que encantaram geraçaões Transformar essas fábulas criar conflitos, e desfazer o mito de que os princípes e princesas serão felizes para sempre.
     A ficçaõ já caiu na real, mas muitos casais de verdade  desde o século 21 ainda naõ absorveram que a felicidade absoluta dentro de uma relaçaõ naõ existe. O que existe é o amor ,motivo pelo qual escolhemos permanecer com nosso parceiro ,apesar d, em média as dificuldades que surgem ao longo da vida a dois.´´Epor causa desse sentimento que deixamos o individualismo de lado,conjugamos os verbos na primeira pessoa do plural e planejamos um futuro que contemple os sonhos das duad pates do casal-tudo em nome longevidade da relaçaõ.
     A difernça é que a duraçaõ de um relacionamento hoje é maior do que na época em que  o "felizes para sempre "virou elém de mote dos contes de fada ,um ideal perseguido pelos indivíduos .A expctativa de vida na Europa ,no século 19 ,girava em torno dos 40 anos.Hoje um brasileiro vive em média 74 anos.Casais de diferentes idades comprovan que quanto mais duradoura é a relaçaõ ,maior a probabilidade de o casal passar por momentos de desencontro no decorrer da uniaõ. E vaõ além .Mostram como esse desncon tros saõ tambem o motor que,muitas vezes ,leva o casamento pra frente .Nem sempre uma parte deseja a outra da mesma forma.com a mesma intensidadee ao mesmo tempo."Naõ existe equilíbrio total em um relacionamento .A assimétria é importante para que estimule o outron nos momentos de fraqueza"diz LuizCuschnir,pisiquiatra e psicopedagogo de Saõ Paulo
    Ele tambem afirma que a tolerancia e a flexibilidade saõ fundamentais para que o vinculo entre os parceiros se mantenha forte e saudavel.Na vida a dois ,às vezes temos de rever conceitos ,objetivos, planos e valores inconpativeis com os do companheiro para permanecermos durante um longo perído ao lado dele
    Para a psicanalista Diana Corso ,há um ponto a ser considerado ao investir em um amorn está ganha "Mas ela alerta para o fato de que o casamento ,hoje ,quase sempre é encarado como um antídoto contra a solidaõ substituindo a vontade real de ficar junto."Se estamos com a autoestima baixa passamos a de pender do desejo do outro para sentirmos bem.Acreditamos que ´só somos bacanas se formos desejados" explica .Por isso,pensar na felicidade "só por hoje"parece ser a aposta mais confiável para ter um relacionamento forte-e duradouro.
    "Casamento naõ é facil pois exige humildade.É preciso relevar muitas coisas para construir uma vida conjunta .Nos momentos mais delicaos ,às vezes as pesoas acham que terminar que terminar a relaçaõ e começar outra é a melhor soluçaõ.Mas penso que todos os relacionamentos saõ complicados .Se existe amor e a vontde de continuar junto ,deve-se aceitar o outro como ele é e suportar a ansia d estar sempre com a razaõ "
  Ao ler os contos de fada nos textos originais Dina Goldstein se deu conta de que parte dos enredos ,muitas vezes sombrios e obscuros foi adaptado por Disney.Na tentativa de desconstruir o lema "felizes para empre"fotografou as princesas em stuações que as mulheres de hoje enfrentam no dia a dia .



quinta-feira, 14 de junho de 2012

DE VOLTA AO MERCADO

     Recém-separada do namorado ou abalada pelo fim do casamento ,você se vê
     destreinada na arte da paquera; como,quando e onde engatar um novo
      romance?(Adriana Negreiros)


      OLHE PARA DENTRO
 
   Naõ há quem saia feliz de um relacionamento encerrado-mesmo a pessoa que toma  a              iniciativa de romper vivencia algunha espécie de luto Portanto ,sejam quais forem os
 motivos do fim da história ,é importante que esteja tranquila antes de partir para outra.
"Conscientize-se dos erros e procure um parceiro segura do qu você quer "diz a terapeu
ta Ramy Arany.

       "MUITAS MULHERES PASSAM A USAR "ROUPAS DE CASA",E ABANDONAM
       ASENSUALIDADE E VIRAM SENHORAS"

      OLHE PARA FORA

   Para correr atrás das crianças ,você trocou o salto pelo tenis .O tempo para ir à academia
foi ficando taõ escasso que você desistiu de  .As calcinhas ?Bem ,as melhores têm só um furo.
Agora ,de volta ao mundo d conquista,è hora de dar um tapa no visual."Muitas mulheres passam a
usar roupas de casada e viram senhoras.Os homens naõ gostam disso "
   
            SEXO NA BALADA
 
Se você quer simplesmente um parceiro para transar ,aceite o convite para ir à balada da hora.
"É o lugar onde os homens estaõ procurando sexo sem comprmisso "afirma o psicólogo Ailton Amelio
Se essa é a intençaõ ,naõ pense que estará em desvantagem diante das meninas com a metade da sua idade."Garotos adoram transar com mulheres na faixa dos 40 ,muito mais experientes "


      AMOR NO DIA A DIA

  Segundo Ailton...quase metade dos relacionamntos que viram casamento começa em ambientes que os
parceiros já costumavam frenquentar - trabalho, casa de amigos, clube ou academia.Se sua idéia é apaixonar -se novamente ,considere olhar com carinho ,para aquele cara gente boa que malha ao seu lado às6 da manhã .
"Mostre para os predentes que você está disponivel "Você naõ precisa se jogar aos pés do moço ,mas uma frase provocante dita com algunha sutileza pode ser uma boa isca para começar um romance.

       TENHA FOCO

   Qual é seu objetivo?Um garotaõ ou um executivo?Um hippie?ou um intelectual?"Naõ adianta gastar horas na maquiagem e ir para o lugar errado""Quer um sugeito pacato?Pense em encontrs-lo na livraria.Um cara animado?Mire no bar da moda.

       A BALADA É O LUGAR EM QUE OS HOMENS GERALMENTE ESTAÕ PROCURANDO SEXO SEM COMPROMISSO .FIQUE ATENTA(AILTON)

       NAÕ SE SINTA UMA TIA RIDÍCULA

        Você naõ tem mais 20 anos e seu corpo quarda as marcas da vida -gravidez,gravidade noites insones e sol à pino enquanto fazia castelos de areia para a meninada .No entanto ,você tem maturidade ,senso de humor ,tranquilidade e provalvamente um belo par de pernas ou um cabelo de fazer inveja....se você se sentir segura quanto a isso ,terá muito mais chance de atrair um novo amor."Conheço mulheres de 60 anos que namoram pra burro e meninas de 25 que daõ duro e naõ conquistam ninquem""Ao despertar a admiraçaõ invariavelmente você desperta desejo ,acredita maria Helena diretora de estudos sobre sexualidade em saõ Paulo.

   
   TENHA UMA BOA BABÁ

   Para que flertar e comprar calcinhas novas se você naõ tem com quem deixar as crianças?

     "NA PRIMEIRA VEZ ,COSTUMA HAVER UM ESTRANHAMENTO.RELATIVIZEO FATO"

         NAÕ DESISTA NA CAMA

   Depois de anos fazendo sexo com a mesma pessoa ,talvez você ache meio esquisito ir pra cama com outro homem,.Se a expereiencia for apenas razoavel,relativize."Na primeira vez costuma haver um estranhamento,a naõ ser que exista uma quimica surreal"Para quem tem dúvidas se devem transar no primeiro encontro ,a recomendaçaõ de Jaqueline Barbosa é "se deu vontade ,naõ vejo por que adiar..Além do mais um bom sexo serve como isca.

  NAÕ ENGANE OS FILHOS

Nem o novo namorado .Portanto e pnsa em casar de novo deixe claro que vocÊ  vem com um pacote de dois ou tres ..Procure captar se vale a pena investir no relacionamento.E naõ diga as crianças que aquele rapaz que você estava beijando è seu amigo"O ideal é sempre jogar limpo.

   DIGA O QUE SENTE

    Uma das vantagens de naõ ter 18 anos ´e a falta de paciência para entrar em joguinhos.Se está apaixonada .amando, ou morta de desejo .conte isso para ele.Homens ,que se sentem encurralados diantes de declarações de amor saõ infantisou convencidos a ponto e presumir que ,por isso ,voc^irá infernizar-lhes a vida .Se for o caso cogite partir para outra.As mulhers se tornam mais exigentes depois de uma separaçaõ Há coisas mais importantes na vida com ue se preocupar alem de um homem com medo dos seus melhore sentimentos -os filhos a carreira, o ultimo filme do woody Allen,o bonitaõ da padaria
   
   









   
 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

APRENDA A ERRAR E SERÁ FÁCIL ACERTAR

Saiba que o erro é um ensaio para o acerto?Se acha isso bobagem,prepara- se para
abandonar de vez essa postura.Todos seus erros foram certos ,porque  é com eles
que você descobre e entende o caminho que deve sequir...


        Tranbalho, dinheiro ,casa, marido,filhos, cuidados  pessoais pra ficar linda...
Eu sei o quanto a vida exige .O resultado é que normalmente a gente liga tudo no
piloto automático e nem percebe que algumas posturas comprometema felicidade
       Eu já disse que o universo está sempre trabalhando a nosso favor,certo?Mas
isso só vai acontecer se você colaborar,porquen ele trabalha coordenadocom vo-
cê.Uma  pessoa que está investindo muito no medopor certo naõ vai produzir algo
bacana.As forças só atuam quando alimentamos a positividade.
       Veja a arrogancia .Todo mundo tem uma dose dela: aquele nosso lado que cri-
tica a relidade.Pois arrogancia é falta de aceitaçaõ .Muita  gente pensa que aceirar
é ser uma pata-choca.Naõ, naõ estou falando de conformismo,e sim de lidar com a
responsalidade de forma inteligente.Cada vez que bate de frente com ela ,você cria
campos de regeiçaõ.Resultado:as forças invisiveis respondem à altura e seus cami-
nhos se fecham.
        Quer outro exemplo?Criticar alquem é querer ser juiz.Temos que ter compaixaõ!
E o que isso Éser realista e entender a pessoa por suas condições ,conpreender onde
est á seu ponto fraco.O arrogante critica acima de tudo ,a si mesmo.Quando ele naõ
tem o desenpenho que idealiza,se culpa ,se cobra ,se enche de energia negativa.E
depois naõ sabe porque as coisas daõ erradas.
     pode dizer:"Mas eu pensei que sentir culpa é ser modesta".É nada.Sentir culpa é
sinal de que voc^é uma grande pretenciosa por  que você acha que deveria ser isso ou  
aquilo?Já olhoupara si?Aí está a maldade.É ´óbvio que é bom exigir smpre mais de
nós.Mas essa de que "deveria",nada a ver!
          Por isso ,precisamos desenvolver o estado de pureza a :a ausencia total de arro-
gancia e a aceitaçaõ integral dos fatos .Pare de brigar com a realidade.Se insistir nis-
so sua vida será uma confusaõ.Quando você começa a cultivar a pureza ,sua  mente
fica mais clara,o sono e a saúde melhoram, você a ter prazer.Fica bem,descancada
e nada te preocupa.
.         TENHA EM MENTE QUE OS CAMINHOS SAÔ EXPERIÊNCIAS PARA A
EVOLUÇAÕ.PERMITA-SE ERRAR.E ABENÇÕE SEU ERRO,APROVEITANDO
CADA APRENDIZADO QUE ELE TRAZ A VOCÊ.  GASPARETTO


C


V





 




















     





aq




















quinta-feira, 7 de junho de 2012

compostura e caldo de galinha

    Vejo no noticiário que estamos em último quanto ao retorno ,para cada cidadaõ
dos gigantescos impostos que pagamos mesmo num cafezinho.Em muitas coisas anda-
mos na rabeira do mundo,mas parece que nosso ufanismo continua pulsamte.Vai daí
acompanho meio distraida a celeuma em torno de algunha cena tórrida numa datga ms  casas
do Big Brother,programa  a que assistir há anos,achando bobamente que aquilo naõ iria
durar.Depois ,vi fragmentos e ouvir comentários ,o suficiente para notar que a vulgar-
ridade se perpetua e toma conta sem que se perceba: fica natural.
    Detesto a antiga hiprocrisia en assuntos sexuais .Naturabilidade e liberdade saõ
positivas ,mas a gene naõ precisa exagerar...Precisamos ,homens e mulheres ,fingir
que sexo é só o que importa ou em idade avançada expor profundissmos decotes como
se o tempo nos tivesse ignorado  ?l?  
      Aí vem o programa BBB ,que virou manchete ,no qual um casal(nada original)
faz sexo ou finge fazer embaixo da coberta sabendo que filmado.Nada novo,isso já
se viu ali com algum parceiro a mais na cama ou no sofá espianaõ ndo ,pois se é o olho
voraz do BB que tudo espreita ,por que naõ?Alguem ousou reclamar ,mas parece
que a maioria achou tudo bobagem,todos estavam gostando ,o povo espectador aplau-
dindo ,por que naõ,?Afinal ,n      aõ somos tropicais ,liberais ,avançados ,modernos ,em-
bora digam que somos Terceiro Mundo-ou exatamente porque somos?
       Naõ sei se o progresso se mede pela vulgaridade.Naõ sei se avanço se calcula
conforme a deselegância ,e se ascender socialmente implica baixar as calças,levantar
as saias tirar o que sobrou do sutã.tenho dúvidas.Tenho insegurança a respeito que re-
presentam essas drásgicas mudanças .do antigo primeiro beijo na boca cheio de encan-
tamento e mistério ,e  esse ficar atual,muitas vezes ainda na infancia ,no qual vale quase
tudo e meninas engravidam sem saber -e sem saber quem -nesses falsamentes inocentes
,joquinhos  eróticos em salões e festas,quando a luz diminui ,ou dentro de piscinas sem
sem adulto por perto ,mas com bebida.
     t   ,Essa aceleraçaõ no escrachado ,no pretensamente liberao, essa ancia de ser uma ce-
lebridade ,de ser notado (naõ necessáriamente amado ),ess exigenca de ter imediatamen-
te um emprego bom,fácil muito bem pago,e todas as sensações que o mundo (da fantasia
pode oferecer ,depressa logo, agora, na.o tem volta.Pois a construçaõ de uma  vida .uma
profissaõ um pesoa .importa pouco diante da onda de caricaturas de mulheres ,homens
.ou gays que invade nossas telinhas e respinga no nosso colo.E o mundo gira pra frente
Tudo está virando um grande cenário de reality show/Que reality aliás?Pois na.o me pa
rece que essa seja a realidadeconcreta.E´´´e isso que alimenta minha esperança de
que ,apesar de tudo,se afirme e espalhe a velha mania do bom gosto e da compostura
que como caldo de galinha nunca fez mal  a ninquem.









T


,,





0



        








joquinhos









p







 
?


UM SONHADOR APENAS

             
     Como  teólogo,
    Diria que o que aconteceu
    Foi puramente falta de Deus.

   Como  sociólogo
   Diria que a pendenga
   Foi certamente a falta de distribuiçaõ de
   renda.
 
    Como psicólogo ,
    Colocaria o fato em questaõ
    Declarando apenas que tudo foi projeçaõ

    Como pedagogo ,
    Escancaria a escória
    Contando aos alunos a verdadeira his-
     tória

    Como filósofo ,
    Muita pensei
    Porém ,imitarei Sócrates :dizrndo:"só sei
     que nada sei"

     Como naõ sou nada disso,
     Torno-me apenas um sonhador.
      Tenho esperança de que um dia a terra
      será um campo de flor         Léo Gomes


 









C









     .

         





     
   

SAIA DA ZONA DE CONFORTO

 ANTES   DE SEGUIR O CAMINHO DO COMODISMO ,DESAFIE-SE A SE DESVIAR DELE´  
 .É DESSA MANEIRA QUE VOCÊ SE SENTIRÁ ESTIMULADA A FAZER O QUE NUNCA TENTOU ANTES, A EXPERIMENTAR O QUE NUNCA PROUVOU ,A CONQUISTAR O QUE JAMAIbS IMAGINOU QUE CONSEQUIRIA."
       
      Precisamos  ser um pouco corajosas todos os dias,caso contrário ,a comodidade deixaria nossa vida passar en branco.OK,naõ é fácil sair da zona de conforto onde nos sentimos seguras, e, por isso ,muitas vezes ,prefermos deixar tudo como esptá em vez de arriscar
     Presa a um mundinho previsivel, naõ pense que tudo será mil maravilhas.Cedo ou tade

rde ,a propria vida lhe dará uma rasteira ,mostrando que é preciso seguir adiante ,ainda que a gente naõ saiba onde pode chegar.A vida naõ deseja que nos tornemos complacentes.Por outro lado,se estivermos acostumados a superar nossos limites ,naõ há queda que machuque .Quando se propõe a enfrentar o desconhecido,quaquer golpe é suportavel.E mais:expandir os horizontes nos dá confiança para abrirmos novas portas sem medo do que vamos encontrar pela frente .
  ,



             .

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O MAIOR ADEUS (NATALIA BARROS)

                      No dia do maior adeus ,osol estava alto,
                     era início do veraõ que a brisa quente
                    abençoava.Eu era amada e ouvia
                    o continuo murmúrio das ondas.

                   No dia do maior adeus ,pensei em mel,
                   em pérolas ,em facas, em deuses ,en ícaro
                  com suas asas ,em vertigem, em céu em pássaros.

                 No dia da despidida ,comi peixe com piraõ.

               No dia do meu maior adeus ,continuei lembrando
               que iria pela vida afora ,todos os dias dias e dias,
              a adorar o Amor ,mesmo que sua passagem pro-
              voque alegrias e desconhecimentos.

                No dia da distância aumentada
                Da estrada da incomunicabilidade.
                 Do descaso .
                 Do descutinuado .

                 As nuvens sequiram ,condensando
                  lembranças pluviais.
                   Caminhei pela montanha ,comprei jornal,
                    requei as samanbaias .
                  Como todos os dias :abri e fechei janelas.
                  No dia desse adeus ,pensei em entender em
                  calar ,em para sempre ;pensei naõ pensar.
             

                   Nesse dia vi estrelas radiantes e silenciosas.

                    No dia do maior adeus ,permaneci com os
                     olhos no cais ,o sanque escorrendo ,coagulando
                     e eu atê a medula fadada a ser eu.



   





















  








   














                     



CONTATOS COM OS ESPÍTIDOS

ACREDITAR NA COMUNICAÇAÕ ENTRE VIVOS E MORTOS DEPENDE DE CRENÇA .VEJA   RELIGIÕES ENCARAM ESSE TEMA TAÕ POLÊNICO.(NATÁLIA CHARGAS)

    Trata-se de uma dúvida taõ antiga quanto o homen: será possivel estabelecermos algum tipo de "diálogo "com pessoas que já se foram?Os  mais céticos pedem provas ,argumentos lógicos ..Como a ciência ainda naõ consegui comprovar nada .Passa a valer a crnça de cada um.Está a par do que cada religiaõ defende naõ responde à grande dúvida,mas ilustra diversas diversas formas de encará-la .



               A VISAÕ DAS RELIGIÕES SOBRE O ASSUNTO

             BUDISTA ,HINDUÍSTA ,ISLÂMICA E jUDAICA
            para elas ,naõ existe comunucaçaõ com mortos.


              CANDOMBLÉ

             Cada centro tem seu orixá ,um santo encantado
            africano .Ele fala com seus ancestrais por jogos
            de buzios para transmitir mensagens positivas
            e tambémde cura.  

            CATÒLICA

          Naõ admite contato com mortos.Essa sensaçaõ seria
          a manifestaçaõ do desejo d ter a pessoa querida por
          perto -um fenômeno interno , nunca externo.


            ESPIRITA

          Crê na aproximaçaõ dos sers imortais (espirítas) que sin-
           tonizam um corpo físico para produzir contato.Esse in-
            tercâmbio tem diversas formas e gerações ,nem todas
            benéficas."Assim como há gente falsa e hipócrita aqui
           lá também"diz Marta Atunes Moura ,diretora da Fede-
           raçaõ Espírita Brasileira.Aqueles de índole ruim podem
            causar sofrimento .Por isso , ela desaconselha jogos co
          po do copo ,no qual o contato se dá por meio de dispos-
           tas numa mesa."Espiritas brincalhões e mal intencionados
          podem fingir ser outra pessoa "explica Marta .Já os bons-
          trazem palavras de apoio e vibraçaes positivas..

                      EVANGÈLICA
   
       Baseia-se na  Blíblia ,que traz a passagem:"Ao homem é
       dado morrer uma só vez.,vindo depois disso o Juiso"
       portanto ,o contato com mortos seria algo nocivo.

                     TESTEMUNHAS DE JEOVÀ

         O espirito "volta "para Deus depois da morte.Existe a
         possilidade de contato com o mundo espiritual,mas
         feito pr anjos.

                   UMBANDA

       Realiza  trabalhos para se comunicar com o pretos
       (ancestrais de escravos )e com caboclos (ancestrais de
       índiose que levam mensagens de paz e cura .Tanto na
       umbanda quanto no candonblé existem regras e limites
      Essas aproximações devem ser feitas em lugares com es-
     truturas ,ter um objetivo único e um orientador.

        Em busca de comprovaçaõ

   No mundo todo ,varios estudos avaliam possibilidades de comunicaçaõ com os mortos .No Brasil ,o instututo de Pesquisas Avançadas em Transcomunicaçaõ Instrumental (Ipati)é uma das entidades que tenta documentar tais contatos .Uma das formas de comprovaçaõ seria por meio  de gravações ,nas quais vozes de pessoas já falecidas apareceriam ,permeadas por outros ruidos ,como chuviscos .Para captá-las,bastaria um munitor ,um vídio e uma frequencia de rádio


       









               

           

terça-feira, 5 de junho de 2012

10 LIÇÕES SOBRE O AMOR

1 -"Dê a quem       a  ma : asas para voar ,raizes para voltar e motivos para ficar  Dalai lana

  2- Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda em um recipiente sujo  Pitágoras

  3- Quem começa explicar o amor ,a qualificá- lo e quantificá- lo ,já naõ está amano  Roberto Freire 

  a 4-  Quano se ama naõ é preciso entender o que se passa lá fora ,pois tudo passa acontecer dentro de nós.Clarice Lispector

  5- Temer o amor é temer a vida ,os que temen a vida já estaõ meio motos.Bertrandb Russell

   6- Enquando naõ atravessarmos dor de nossa própria solidaõ ,continuaremos a nos buscar em outras metades .Para viver a dois ,antes é necessário ser um.fernando Pessoa 

   7- O oposto do amor naõ é o odio ,mas a indiferença.Erico Verissimo      

     8- É mais fácil ser amante do que marido ,pois é mais fácil dizer coisas bonitas de vez em quando do que ser espirituoso das e anos a fio.Honoré Balzac

q     9- Enquanto há suspeita amorosa o amor aumenta ;quando surgem razões que fundamentam a suspeita o amor é expulso Lope de Vega 

   10- Amores superficiais a gente ama em cima do edredom ;lençol é coisa muita séria. Tati Bernardi

      
 

               


segunda-feira, 4 de junho de 2012

           

A vida em VÊnus

       
     ELES SAÕ ACOMODADOS.ESTAÕ ANOS -LUZ TRÁS DA GENTE. NAÕ NOS OUVEM.NAÕ QUEREM SABER DE COMPROMISSO...E POR AÍ VAI NOSSA SÉRIE DE RECLAMAÇÕES.SERÁ ENTAÕ QUE VALERIA A PENA MORAR NUM PLANETA SEM ESPÉCIMES MASCULINAS?UMA MULHER VIVE ESSA EXPERIÊNCIA NA CRONICA DE DANIELA FOLLONI

     Segunda -feira .6h30 da manhâ .O despertador e tudo que ue quero é ficar mais um pouco alí ,dormindo de conchinnha com o meu ...travessriro.Existe companinha melhor?Ele se ajusta ao meu corpo..Naõ reclama o pé gelado.Naõ ronca(importantissimo ).E nem deita exalando depois do happy hourO alarme de novo.Tenho uma reuniõ às 8 .Pulo da cama para naõ precisar aquentar o olhar de reprovaçaõ do meu chefe.Entro no cômodo mais impecavel da casa desde que Fernando se foi:o banheiro .Tampa tampa da privada abaixada e sem gotinhas indesejadas,nenhum apêndice filamentoso (vulgo pelo) no sabonete  o Quer saber?Estou    adorando esta vida sem homem para chamar de meu.E ,por falar de seres dotados de testosterona em excesso ,lembro do meu novo chefe .Ele pensa que é deus -ou tem certeza que é.Mas ,na verdade um baita inseguro(ou incometente ?)
    No carro ,ligo o rádio .Naõ toca U2,Beatles ou Skank.Estranho,naõ ouço voz masculina.Deve ser o horário .Naõ me incomodo.Estou muito bem servida com Norah Jones Diana Ross,Carla bruni,Ivete Sangalo .Estaciono ao lado da empresa .Vou enfrentar a primeira leva de  machos -alfa da semana.Antes de passar em frente de um empreendimento de construçaõ ,controlo o rebolado,fecha o decote para poupar meus ouvidos de comentários que começam com "delicia "e sequem ladeira abaixo.Nem um assoviozinho sequ er  .estou no meu dia de sorte ouserá um aviso de que devo arrumar umhorário para academia   Estufo o peito e abro a porta da sala das reuniôes pronta para encarar o inimigo. Nem sinal do sr. Troglodita .Definitivamente estou no meu dia de sorte .Tenho uma nova chefe .Ela mede meu mcorpo de cima para baixo,e dispara:"Seu esmalte é o Paeticulière da Chanel?"Conto que fiz uma misturinha de duas marcas nacionais para conseguir a mmesma cor.Ela anota os nomes.Renuiaõ demora duas horas .Saio com a cabeça fervilhando de ídeias .
    Abro o Facebook e todos os meus amigos (amigos homens)desaparecerem .Será que os exclui por engano? Parece uma coisa de maluca ,mas eles simplesmente escafederam-se .No Twitter,alguem dispara "Estaõ dizendo que os homens voltaram para Marte"Ligo para minha amiga Mari e conto o absurdo .Ela diz  "Querida ,da mina vida eles sumiram faz tempo !Um naõ manda nem SMS  no dia seguinte , o outro te mm vertigem ao ouvir o verbo namorar ....Só encontro homem errado.Seria  até bom Assim ,ninguem mais ficaria me perguntando porque ainda naõ mcasei!"Minha vizinha desabava:

domingo, 3 de junho de 2012

A hora de dizer ADEUS

 
     DEIXAR  QUE O ANOR SIGA SEU CAMINHO É TAÕ IMPORTANTE QUANTO VIVE -LO DE FORMA PLENA .NAÕ SE TRATA DE FRACASSAR , MAS ,SIM DE TER SABEDORIA PARA TIRAR O PESO DAS COSTAS E REENCONTRAR SUA ESSÊNCIA E O QUE EXPLICA O PICOLOGO ROBERTO CAMBINI ,NESTA CONVERSA FRANCA  MARCIA KEDOUK



      Existe amor eterno?
 O rito  do casamento traz enbutida a ideia de que deve durar para sempre e que isso depende do nosso comportamento.Se você naõ abandonar na tristeza,na doença na pobreza,o relacionamento se mantém.Vira uma enorme responsabilidade.Mas a gente naõ é dono do amor -ele pode durar ou naõ.
 
     Como saber se o relacionamento chegou  ao fim ou se merece mais chances?

     É dificil perceber ,porque você pode olhar para coisas secundárias :"Pensamos de forma diferente";Brigamos demais ".É natural que existam falhas.Mas as vezes os dois estaõ fazendo direito e o amor se comporta como um perfume:fica um tempo no ar depois se esvanece .Existem dois tipos principais de relacionamentos .No primeiro ,o casal busca bem estar .quer adquirir bens ,construir uma familia bem sucedida.Um ica puxando o outropara cima.No segundo as pessoas se juntam para evoluir.Eles se amam porque saõ do  jeito que saõ.Aquele que vive do bem-estar acaba em litigío por causa do patrimônio .O que era motivo de orgulho vira troféu de querra.Nooutro o amor se transforma em aceitaçaõ.
   
   E quando existir traiçaõ?

  Numa relaçaõ de bem estar .é um trauma .pois desestrutura todas as crenças alimentadas por anos .No outro tipo ,naõ vira naõ vira um ataque pessol.

      É possivel atravessar essa fase de umjeito leve?
    Sempre há tristeza -mas de formas diferentes .Para quem preza o material ,tem de ter raiva ,porque é de natureza daquela  relaçaõ.Senaõ vira doença emocional es física. Para o outro modelo :doi  porque dói ,naõ importa se há objetos  ou dinheiro na história  Até os filhos encaran de forma mais saudavel. já que os pais naõ ficam se odiando e nota-se que eles teêm a chance de querer uma vida diferente. O ser humano funciona dentro de estruturas sociais..´´E preciso descobrir qual delas você tem escolhido. Naõ estou dando uma receita.

    As mulheres sentem mais quando tomam a iniciativa de se separar?

      Sim .porque a cobrança  para que tenham uma relaçaõ importante é maior. A rigor qualquer pessoa pode ter uma vida boa sem uma relaçaõ conjugal,e filhos .Mas   a cultura e a religiaõ  dizem  que, sem isso você vai ser fracassada ou sólitaría Claro está mudando ;mas, se você escolhe passar por esse caminho ,deve fazr uma libertaçaõ dos condicionamentos mentais.Só que é preciso diferenciar a culpa neurótica da legitíma.Abandonar as crianças e nunca mais voltar a ve-las gera um pesar verdadeiro .Se o que a consome é a pena porque seu marido naõ sabe cozinhar ,vira um medo inventado ou se ele faz chantagem assumido  Pense em si mesma e deixe que ele cure as proprias dores.E cuidado para naõ usar a culpa neurotica como muleta para adiar decisões nem autopiedade para se consumir depois de decidir .`´Odio tem funçaõ ,mas tambem te duraçaõ .Naõ se pode instalar por anos porque é toxico.

    Tem a ver com praticar o desespero?

    Sim..A raiva é um apego Você fica um tempeõ preso ao outro toda vez que sente ,às vezes até sem se dar conta .O budismo ensina que com menos você sera feliz.Mas uma coisa é se livrar do sapato velho ,outra é deixar partir alguem que conviveu taõ intimamente com você.Só há uma saída :entender que a vida naõ é feita só de somas e multipplicações .Perdemos pelo caminho bens materiais ,pessoas, status, certezas,.Ora ,o que é a morte senaõ  a subtraçaõ absoluta?SÒ  que somos como quarda- roupas :estamos cheios e ,s quisermos que uma nova peça entre  ,temos e abrir espaço .Para deixar partir ,é necessarío esvasiar o amor que existiu ,tirar o sobrenome do marido e voltar a ser Maria.

   Entaõ deixar partir é um exercício de coragem?

   É ,porque o mundo cobra as provas do sucesso .E você  vai mostrar o que?Bobagens cheias de coisas mortas?Se tiver de fazer essa viagem ,larque o peso  e vá só com uma mochila .Dentro dela estará sua essencia ,sua força .O que veio depois foi um percurso .Às vezes ,para se encontrar é preciso  caminhar de volta à infancia e lembrar seus sonhos e gestos .Fazendo isso ^você vai dizer :é para lá que eu vou ,para esse sersinho que fui um dia e que conhecia os códigos da FELICIDADE.