sexta-feira, 22 de março de 2013

A revolução sonora



   A década de 60  é a sintáse da história da música popular brasileira:nela,passado e futuro se encontram para nos transformar num dos países mais respeitados do  ponto de vista musical.

    Nunca a história de nossa música ficou tão em evidência como nos últimos anos.Cineastras dedicaram filmes a Cartola, Vinicius de Morais, Noel Rosas e Paulinho da Viola. Exposições percorreram os anos da bossa nova, e da tropicalha.. Muitos voltaram aos palcos , como Chico Buarque, Caetano Veloso e Jão Gilberto A TV fez o papel de resgatar a tragetória de Maysa.Os anos 60, uma época fundamental para a formação do geito brasileiro. de fazer canção.Um momento de união entre o passado e o porvir,  a partir do qual se solidificou a bossa nova e surgiram a tropicalha, o afrosamba., a jovem guarda., a canção de protesto.
     A bosa nova ganha o mundo
   O marco inicial da bossa nova é a gravação de Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius deMorais) em 1958, com as inconfundíveis batidas e forma  de cantar e João Gilberto.Mas seria  a partir de 62 que a bossa nova se tornaria sinônimo de Brasil.Data em que quase duas dezenas de músicos apresentaram a novidade na mítica casa de espetáculos Carnegie Hall, em Nova York
       Tom, João, Castro Neves Carlinhos Lyra  mostraram aquela batida diferente ao um p~ublico boquiaberto. A partir daquela noite ,os Estados Unidos se apaixonaram pela bossa , e parte dos bossa- novistas faziam as mala para aquele país.  que inspirou gravações para  o  antológico Getz/Gilberto.
      Alguns anos depois,outra preciosidade:  Francis Sinatra e Jobim. sucesso mundialGarota de Ipanema a segunda canção mais excutada da história,  atrás  apenas de Yesterday, dos Beatles. "E que eles eram quatro, e eu sou um só" brincava Tom.
        O branco mais preto do Brasil. Bastou Vinicius de  Morais ouvir o disco Samba de roda  e Candomblés da Bahia para ter uma epifania. Quis fazer algo diferente, que exaltasse as religiões afro- brasileiras. gravou disco  Afro- Samba com letras originais e extrema beleza melódica. Aproximou- se cada vez mais da umbanda..Em  Samba da Benção, afirma: "Eu por exemplo, o capitão do mato/ Vinicius de Morais/ Poeta e diplomata/ O branco mais preto do Brasil/Na linha direta de Xangô, saravá!"
       Festival da canção
    Oa festivais da canção lançaram artistas fundamentais para a música brasileira .De lá  surgiram:Chico Buarque,Caetano Veloso, Gilberto Gil,Tom Zé, e Edu Lobo."Era uma época (1964)que a arte não poderia viver sem a política" Nascia a canção de protesto.
         Hoje parece imaginável . Mas Caetano Veloso foi vaiado durante a apresentação de É Proibido Proibir. Motivo?O uso de guitarras elétricas, consideradas um símbolo do domonio cultural  norte -americano.
         Eles amavam os Beatles e os Rolling Stones
     Eram repazes e moças de cabelos longos e roupas coloridas.Mas tinha um objetivo maior: se divertir ao máximo.Era a jovem guarda,. uma versão em português do rock internacional, com letras leves e divertidas. Eram considerados alienados pelos fãs da música brasileira "autentica". A rixa durou anos. As bandas tinham nomes invocados: Renato e seus Blue  Caps, The Clevers, Golden Boys,, os incríveis.  mas as grandes estrelas do momento eram dois garotos e uma garota Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia.Quero que tudo vá pro o inferno arrebatou multidões de fãs. Sua atuação não foi apenas  musical:  a jovem quarda influenciou  comportamentos.. Rapazes eram loucos para ter um  Cadillac; as moças usavam lacinhos nos cabelos. Todos falavam que o movimento era "uma brasa" As canções simples cairam no gosto popular.Quase no fim do movimento Roberto gravou o que se toenaria um marco em sua carreira: Se você pretende saber quem eu sou....
       Seja Marginal, seja herói
    Eles surgiram para acabar com a eterna disputa entre a música engajada  e alienada A tropocalha não era uma coisa nem outra. Fundiram a cabeça de todos ao ampliar a linguagem, ao misturar o popular com guitarras elétricas e psicodelia.Eram experimentalista e libertários. Em apenas um ano, o movimento capitaneado por Caetano Veloso, e Gilberto Gil mudaria a história da música brasileira.
      A tropicália propunha uma ampla  revolução musical e estética, com muita irreverência e provocação. Eram profundamente inspirados pelos ideais modernos de Oswaldo de Andrade A proposta central do movimento: pegar a cultura dos outros para formar uma nova, ainda mais forte. Parte do públio torcia o nariz, e chegou -se atá promover uma passeata contra o uso de guitarra elétrica.
      Artistas de várias áreas aderiram ao tropicalismo: artes plásticas, cinema, teatro. Entre os quais, Hélio Oiticica, que cunhou a frase "Seja marginal, seja herói", quase um slogan do movimento.O disco- síntese é  Tropicália ou Panis et Circensis (gravado na capa como "Circencis"),  com a participação de Caetano, Gil,  Torquatro Neto, Tom Zé, Rogério Duprat, Gal Costa, Nara Leão e os Mutantes.É considerado um dos melhores LPs da história. O movimeno acabou em menos ,de um ano  co a ida de Gil e Caetano para o exílio.

    Bruno  Hoffmann





















































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