sexta-feira, 29 de março de 2013

A escola dos últimos 25 anos



   Universalizar O Ensino Fundamental foi um avanço indiscutível, pois  escolarização básica cresceu em taxas bem maiores do que a da população. Há 25 anos, a maioria dos professores e hoje ainda estava na escola, como aluno. Há não muitas  tempo., em certas regiões, muitas professoras  recebiam bem menos que o salário  . Hoje ganham o piso nacional ( apesar de alguns estados não cumprirem a determinação), mas sua remuneração, e formação e carreira continuam incompatíveis com os discursos sobre a importância da educação.
        No tratamento de dívidas sociais , que hoje chamamos " política de inclusão" , grupos étnicos  ameaçados  ou segregados, pessoas com deficiência, jovens em condição de risco e analfabetos, foram incluídos no ideário  educacional-  e de forma mais republicana, diferente da velha benemerência para com os desfavorecidos. Isso é essencial mas ainda há muito o que fazer, somando ao enorme saldo devedor dos que deixaram a escola sem aprender 14,1 milhões de analfabetos e outros 38 milhões  de analfabetos funcionais.. Teremos de enriquecer para pagar tais dividas? Isto nos leva a último ponto : a relação entre  Educação, desenvolvimento econômico- social e modernização.
         Ficamos, por ora ,  com a  modernização  : há 15 anos não havia internet e este texto, datilografado chegaria à redação em cerca  de dois dias, pelo correio.  e hoje este texto, anexo com e-mail, chega  às redação  em fração de  segundo. No entanto, temos dezenas de milhares de escolas sem  um único computador e outras  tantas sem acesso à  rede.. Nosso problema com  a modernização é mais profundo pois tem a ver inclusa melhora de qualidade na aplicação numérica da escola .Há um quaro de século, batalho pelo ensino de ciência mais  significativo e baseado na ação de quem aprende  vejo livros e currículos se modificarem, mas persiste o baixo desempenho nas avaliações   
       A revisão. desse percurso por completar já revela desafios para o país incorporar´`a dinâmica global , não se restringindo a exportar matéria -primas, degradar recursos naturais  e segregar sua base social. Essa dinâmica é um turbilhão  que só poupará nações que se renovarem, tendo a cultura de seu povo como seu recurso e sua finalidade. Lembremos Anísio Teixeira com as frases: "Para a nova escola, estudo é o esforço para resolver  um  problema ou executar um projeto e ensinar é guiar  o aluno  para a sua atividade e dar-lhes recursos que a experiência humana já obteve..."e ainda" Temos  que construir  a nossa escola  não como preparação para o futuro conhecido, mas para um futuro rigorosamente imprevisível"

      Luis Carlos de Menezes










     

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