quarta-feira, 20 de março de 2013
O Brasil não conhece o Brasil
O Brasil não se consome porque não se conhece e não se conhece porque não se consome.O Brasil pouco assiste.O brasil assiste a Hollywood.O Brasil pouco se lê. O Brasil lê livros de autoajuda,eatadunidenses, ou místicos e exoticos de qualquer nacionalidade.Paulo Coelho é (ou foi) a nossa reserva .Dos 20 livros da listas dos mais vendidos no país dois são brasileiros, O Leite derramado, de Chico Buarque, de ficção, e 1808, de Laurentino Gomes, de não ficção. Daniel Filho reivindicou a consagração nacional quando vendeu seis milhões de imgressos para Se eu fosse você 2 num país de 190 milhões de habitantes.( 2009)
O Brasil não promove ou protege sua produção.A única linguagem que quebou, por si mesma, com a raserva do mercado estadunidense e falou com o país, foi a música. A partir dos anos 60.Antes disso, as rádios tocavam 10 internacionais para uma brasileira como hoje,com o cinema e a literatura. Não sei se as políticas públicas ainda condenam os estudantes à leitura obrigatória de José de Alencar.Foi um trauma insuportável para muitas gerações.Tenho certeza que os currículos escolares cntinuam ignorando os autores contemporâneos, preteridos pelos clássicos, por isso a vontade de ler é tão discreta. É possível incluir autores contemporâneos no negócio do livro didático, que move milhões de reais, porque, se eles sobreviverem com dignidade, ressuscitarão a voz nacional que está esquálida..Até as novelas da Globo perderam o fôlégo.
Tudo que o País precisa é de muitos anos de Brasil- Brasil, e de uma lei que promova o encntro do criador nacional com o seu patrício consumidor.
Aninha Franco
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