quarta-feira, 20 de março de 2013

O Brasil não conhece o Brasil



  O Brasil não se consome porque não se conhece e não se conhece  porque não se consome.O Brasil pouco assiste.O brasil assiste a Hollywood.O Brasil pouco se lê. O Brasil   lê livros de autoajuda,eatadunidenses, ou  místicos e exoticos de qualquer nacionalidade.Paulo Coelho é (ou foi) a nossa reserva .Dos 20 livros  da listas dos mais vendidos no país dois são brasileiros, O Leite  derramado, de Chico Buarque, de ficção, e 1808, de Laurentino Gomes, de não ficção. Daniel Filho reivindicou a consagração nacional quando vendeu seis milhões de imgressos para Se eu fosse você  2 num país de 190 milhões  de habitantes.( 2009)
         O Brasil não promove ou protege sua produção.A única linguagem que quebou, por si mesma, com a raserva do mercado estadunidense e falou com o país, foi a música. A partir dos anos 60.Antes disso, as rádios tocavam 10  internacionais para uma brasileira como hoje,com o cinema e a literatura. Não sei se as políticas públicas ainda condenam os estudantes à leitura  obrigatória de José de Alencar.Foi um trauma insuportável para muitas gerações.Tenho certeza que os currículos escolares cntinuam ignorando os autores contemporâneos,  preteridos pelos clássicos,  por isso a vontade de ler é tão discreta. É possível incluir autores contemporâneos no negócio  do livro didático, que move milhões de reais,  porque, se eles sobreviverem com dignidade, ressuscitarão a voz nacional que está esquálida..Até as novelas da Globo perderam o fôlégo.
      Tudo que o País precisa  é de muitos anos de Brasil- Brasil, e de uma lei que promova o encntro do criador nacional com o seu patrício consumidor.


   Aninha Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário