sábado, 23 de março de 2013

Querendo que dê certo



 " Eu quero muito que deem certo os novos  projetos Que sejam projetos inteligentes e possíveis. Que tenham a frente gente competente, embora competência seja mercadoria rara por aqui."

     Querer que dê certo, a gente sempre quer: a nova turma da escola, o novo amigo, o vestibular, o primeiro , o casamento, o filho.  Os planos do novo ano, decisão inescapável, o necessário e o fútil a segurança e a aventura, os desejos bons e também os  menos nobres, de que alguém se ferre, que para ele dê errado- porque não somos santos, construção da vida, tanta coisa., as pessoas queridas o carro, o amor ou até a separação. A sobrevivência depois da morte. de alguém especial. Que dê certo também o que nem é possível mas a todos atinge: o país, a democracia, a qualidade de vida a dignidade de todos, a redução da desigualdade, o nível de ensino, da saúda, os cuidados com a seca, com a enchente, com os deslizamentos, com os horrores da saúda pública, com o excesso de faculdades pelo país, a insensatez das cotas que promovam discriminação e o,preconceito marcam como incompetentes ao que beneficiam delas.. Que as vezes nem têm outro jeito , pois nivelamos por baixo: facilitamos as coisas em lugar  de dar  aos que precisam melhores condições, condições ótimas: isso seria o sensato. Mas somos insensatos; então, torcemos para que , apesar de tudo, dê certo.
Agora nos oferecem projetos, pacotes, para que o país deslanche do seu marasmo que pacotes anteriores não sacudiram direito.Eu quero que dê certo .Estradas, e ferrovias,pois o nosso transporte é mais um inqualificável fator do nosso inqualificável atraso..Portos e aeroportos.. Segurança, que andamos cada vez mais violentos e todas as notícias negativas,que são muitas, saem mundo afora preparando os espíritos para 2016. E
      Há gente demais improvisando, viramos o país do jeitinho, do puxadinho, do palpite? Eu que,  não pertenço a nenhum partido, porque são demasiados confusos, porque brotam feitos cogumelos, e são mutantes como camaleões nervosos, eu mesmo assim me interesso por esse país..
      Resta saber o" que é dá certo' Um plano com bons projetos é um comecinho.Predominarem boas intenções será dar um pouquinho certo ( tudo em diminutivo por enquanto). Ficar em mãos experientes e competentes, sem amadorismo, será dar bastante certo.Passar da otopia para entrar na realidade, com seriedade,  seria ou será dar supercerto Se tudo sair medianinho, já vai ser um avanço.Chegar a termo será um milagre:a gente não vê  muito disso por aqui.. Não acredito cegamente, pelo que temos experimentado de grandes palavras, grandes planos- e grande esquecimento. Mas eu quero, eu torço, eu apoio, eu espero, eu observo...e, quando puder, eu comento. Que eu possa comentar só coisas boas, coisas positivas e concretas, e dizer: "Finalmente está  dando certo, viva a gente brasileira'.












Nenhum comentário:

Postar um comentário