quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ficam juntos casais que aprendem a unir intimidade e individualidade



o amor passa por fases e a sua sobrevivência vai depender de como se vive cada uma delas.depois do enamoramento e da etapa romântica, quando tudo é encanto e fantasia, pode-se partir para a desilusão ou para a harmonia.O que determina o rumo dos acontecimentos é a capacidade dos envolvidos cair na realidade sem perder o equilíbrio, respeitando o outro e a si mesmo.
 

          Em seu poem Amar,Drummond de Andrade pergunta;'Que pode uma criatura senão,entre criaturas, amar ? /amar e esquecer /amar e malamar/ amar , desamar, Amar?/sempre,e até de olhos vidrados,amar/".Amar é o que buscamos em cada encontro e relação.
         E quando encontramos o amor,uma mistura de leveza e encantamento nos invade.Mas,como ocorre em outros setores da vida o amor passa por fases e a vivência em cada uma delas é vai fortalecê-lo ou mata-lo É o período das fantasias,de certezas que nem sempre correspondem a realidade, do amor perfeito que não quer desgrudar da outra pessoa , que não enxerga nada  do.  que possa estragar a experiência.Como diz o dito popular "Quem ama o feio, bonito lhe parece"O amante não ama seu amado porque tem um corpo lindo ou por ser educadinho.Se fosse assim os cafajestes seriam eternos solitários - o que está longe de ser verdade!
      Pode amar por essas coisas ,sim, mas também pelo cheiro pela química da pele,pela voz que quando ouve faz o coração estremecer.Amamos pelo que a pessoa tem de diferente e a gente não sabe o que é,mas que nos encanta ,e quando estamos perto sabemos que aquele é o amor de nossa vida.Nesse ponto os amados já estão na fase romântica.
           A ciência diz que quando apaixonadas as pessoas ficam como que drogadas,devido a certas substâncias químicas produzidas pelo organismo que dão a sensação de satisfação. Nosso cérebro que não é bobo, aumenta a produção de endorfina considerada um analgésico natural,que reduz o estresse e a ansiedade e traz conforto,segurança e plenitude.
       Porém,nem tudo, no dia a dia são flores e administrar essa relação,procurar ouvir e respeitar o outro, estando sempre atento as mudanças e nuances do cotidiano será fundamental a parir desse momento,para a manutenção do amor.Afinal ninguém sabe quanto  tempo vai durar "esse estado dme graça" e se o,a amor for malcuidado e se o amor for malcuidado,a relação poderá entrar  numa fase de desencanto,quando bate sensação e que a pessoa dos sonhos parece ter se tornado  uma pedra de gelo que se desfaz em nossas mãos  . Sim, porque agora aquele "amor cego"começa a enxergar problemas que não via.Na dor o amado se pune:"Eu não podia ter feito isso comigo,como pude me enganar tanto"!
          O maior erro,neste momento é de novo, não encarar a realidade,refugiar-se no trabalho,achar que não passa de uma fase pssageira e não procurar discutir o que está acontecendo.Às vezes em vez disso , o casal resolve ter um filho para "preencher o vazio"com uma criança .Isso pode até ajudar por um tempo,mas é um remédio com prazo curto de validade.
        Quando o casal busca a conversa, adequando intimidades com individualidade, , amando,mas sem sair da realidade, sem idealizar o outro,a relação entra na maturidade,atinge a fase da harmonia, na qual o que prevalece é a realidde,além do respeito ao outro e a s mesmo.A relação então poderá se reorganizar em bases sólidas.Mas isso exige dedicação e tempo.Afinal,o enamoramento pode ocorrer de   repente ,mas uma relação plena não. .
Marcos Ribeiro
       
         
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário