quarta-feira, 11 de julho de 2012

Os mitos e os segredos da felicidade


     O que nos faz felizes?Dinheiro?Amor/Sexo?Beleza?Família?poder?Tudo isso?Não, não, não,e não. Ou melhor,:sim, sim, sim, e sim.Quer dizer :depende .Para uns sim .Para outros não. A resposta é evidentemente ,uma incógnita,porém há seculos a humanidade core atrás de formulas e equações,para resolver aquela que ~e sem dúvida uma das maiores questões que nos afligem ;a felicidade. Aquilo que nos torna felizes num momento pode ser a semente da tristeza .o bálsamo de alguma pode ser a ruina de outros.A felicidade é ,enfim tão fugaz e arredia que o mero ato de tentar encontrá-la pode  acabar por destruí-la.Martin Seligman um dos destacados ness área se pesquisa chegou a conclusão que a felicidade não passa de um mito
       A maior fonte de infelicidade é justamente a pressão para que todos sejam felizes. Devemos ter direito aos nossos momentos e tristezas, desespero,raiva,angustia que são sentimentos tão fundamentais para nossa existência quanto a felicidade,e ninguem vive sem eles.´´E um erro tentar buscar apenas a felicidade
     Cinco fatores fundamentais para vivermos melhor e de modo pleno e a felicidade é apenas um deles.não necessaríamente o mais importante.ao lado de propósito, realização,engajamento,e relações pessoais. Isso não é motivo para desconsolo,uma vez que felicidade existe ,faz parte da vidar, quase sempre ,está bem mais perto do que imaginamos .Apenas para alcançá-la não devemos buscá-la obcessivamente,mas relaxar e deixa-la ,chagar até nós naturalmente. 
      A resporta de qualquer mãe quando pergunta o que deseja para seus filhos a resposta é sempre a mesma;só quero que sejam felizes.isso mostra que numa sociedade moderna livre de muitas restrições morais e culturais,do passado, a felicidade é vista como a mair realização de um individuo.
   Até os governos resolveram fazer aluma coisa.A China  iniciou a intenção de medir o grau de felicidade de seus habitantes.A ambição de colocar um sorriso no rosto ,pode ter efeito contrário.A pressão por ser feliz ,pode acabar reduzindo as chances de as pessoas viverem melhor.
     Seligman considerado o mestre da psicologia positiva, depois de estudar a busca da felicidade por 30 anos afirma ser tolice elegê-la como única ambição da vida.É preciso relativizar a
importância das emoções positivas.Perseguir apena a felicidade é enganoso.Ela pode torna  vida um pouco mas agradável. E só. O ser humano deveria buscar um objetivo mais simples e fácil de ser contemplado:o bem estar. 
     O que e pensava dez anos atrás era parecido com o que Aristóteles dizia:que havia um único objetivo final ,a felicidade.Mas ,ele observou que,muitas vezes ,decidimos fazer coisas que não melhorariam exatamente o nosso humor:como por exemplo ter filhos.
     Para casais estabelecido que sonham com a família , a noticia de uma gravidez ,costuma levar o pai e a mãe a as nuvens. O nascimento de uma criança é motivo de celebração com direito a vídeo do parto e incontáveis fotos.Mas segunda a pesquisa de opinião, a alegria dura pouco e nessa percepção de felicidade, diminui nos primeiros anos de vida das crianças.Uma provável explicação para o resultado seria que, somos influenciados pelos fatores comezinhos como noites mal dormidas e as fraudas sujas mas as pessoas continuam ter filhos ,porque mais do que alegria ,eles dão sentido a nossa existência.
     Ao escrever que a felicidade é o motivo  por trás de todas razões humanas Aristóteles não 


defendia viver apenas em busca de emoções positivas e prazeres. Ser feliz era praticar      virtude.Mesmo Tomás Jefferson, que alçou a felicidade como um direito na declaração de independência americana não defendia ser feliz acima de qualquer coisa ,como queremos hoje.Para 
      Para Ele felicidade envolvia conter desejos para obter objetivos de longo prazo. O que muitos afobados de hoje resistem fazer.
     A noção de que a felicidade é um objetivo tangivel - e não um horizonte que norteia nossas ações -só se tornou dominante na sociedade moderna Sua base vem do iluminismo , que colocou o individuo e suas necessidades no centro das preocupações humanas.
     Para o filósofo Jeremy Bentham, a felicidade era a vitória do prazer sobre a dor.Tempos depois, começou a ganhar força a ideia que temos que evitar sensações negativas.O problema dessa filosofia de vida é basear-se em princípios frágeis e efémeros ;as emoções.Os sentimentos positivos e negativos não podem ser entendidos como fins em si mesmo.As emoções negativas embora desagradáveis, podem servir de alerta que há um problema para ser resolvido ou prepará-lo para experiências futuras.
      Os otimistas são mais esperançosos resistentes saudáveis e tem um desempenho melhor do que esperado no trabalho ,na escola, e nas relações 
      "Eles pensam que os efeitos das dificuldades são temporários ;e suas causas delimitadas.É que a realidade é mutável"
  
   " A genetica explica quase metade da variação da felicidade


       É consenso entre os pesquisadores que grande parte da felicidade e da personalidade é determinada já no nascimento mas, se a felicidade já está inscrita nos genes ,não podemos alterá. É possivel  aumentar a duração e a intensidade das emoções positivas, mas a melhoria esbarra num teto : a personalidade de cada um.O conformismo então é o que nos resta?Não. A principal vantagem da teoria do bem estar é permitir a qualquer um, independentemente de sua personalidade ou condição de vida avançar para uma situação melhor. Como viver bem dependeria não só das emoções positivas, mas tambémde outros fatores, cada um pode encontrar seu próprio caminho. 
       "Minha razão para negar um lugar privilegiado para a emoção positiva é a libertação".
        A visão de que a felicidade está ligada ao humor condena 50%    da população do mundo,que é introvertida.
       Na teoria ,do bem estar ,ou florecimento, quem não é pra cima, podmtase compensar adicionando propósito e engajamento a própria vida.Nem todo mundo consegue   ser exatamente feliz,mas todos podem viver bem.    
              Em vez de  tentar se adaptar  a outro jeito de ser , pode cultivar um jeito próprio de viver bem.
      "Temos tão pouco tempo que a" melhor coisa é gastá-lo com coisas que gostamos."
       Em uma pesquisa 61% acreditam que sua felicidade depende de si mesmo.E estudos mostram que a personalidade ´o que mais influenciam a felicidade.A ciência discorda, contudo da importância que os brasileiros dão a fatore externos como o dinheiro."Para os mais ricos felicidade é estar mais alto "
    "Quem se baliza pela comparação social é menos satisfeito com a vida,do que aqueles que levam em conta valores individuais"
      No livro "Felicidade: lições de uma nova ciência ;coloca as interações sociais -amizades ou amorosas -como os fatores externos mais importantes de nossa vida. O tipo de amizade é também importMante ,e é melhor que seus amigos sejam bem humorados. A felicidade é contagiosa, assim como a depressão.,  Cada amigo feliz ao nosso redor, aumentaria  em 9% nosso humor-enquanto um amigo infeliz causaria uma queda de 7% .Mas a solução não seria sair correndo atrás de muitos amigos.
       Em tempos de Facebook, Orkut , e outras redes virtuais,em que alguns expõe orgulhosos listas com mais de dois mil "amigos",é importante saber qual a sua verdadeira e sólida base social.iSegundo o Rabino Dunbar , evolucionista e biólogo -o cerébro humano só é capaz de lidar com 150 amizades ao mesmo tempo.No grupão mais importante estavam só cinco pessoas.Mas não existe regras, há quem consiga melhorar seu bem estar criando relações melhores com mais pessoas e há também quem  se sinta confortável com cinco.Uma das principais sabedorias é respeitar a característica de cada um.
    Obtido o desejado nível de bem estar ,muitos podem perguntar se a conquista seria duradoura .Embora ,parte dos brasileiros, cite a juventude como um fator importante para sentir feliz.Estudos mostram que nosso bem estar -aumenta com o passar dos anos. É verdade que a infância é uma fase propensa a uma grande dose de felicidade,mas o mesmo pode se dito a terceira idade .Pesquisadores descobriram que com o envelhecimento há um aumento de bem estar.As dificuldades surgem mesmo durante a vida adulta, repleta de desafios, pressões e inevitáveis frustações .A explicação para essa evolução estaria nas mudanças internas. Com o passar do tempo , nosso comportamento muda.As pessoas mais velhas brigam menos, sabem como solucionar um conflito, controlar melhor suas emoções e aceitam mais os sofrimentos. Há várias teorias porque isso acontece."Os mais velhos sabem o que realmente importa e por isso focam no essencial. Com isso aliviam a pressão pela felicidade, e se aproxima do bem estar como diz:"A história da felicidade', quando está ligada alguma condição, deixa de ser um direito de todos os seres humanos e se torna um privilégio de poucos.Basta que tenhamos nascido para termos o direito e a capacidade de ser feliz.Para que esse objetivo não pese sobre nossos ombros, em vez de nos lançarmos numa incansável busca de felicidade -muitas infrutífera-deveríamos apenas descobrir como viver bem, a nossa própria maneira.     
      
l










   











Nenhum comentário:

Postar um comentário