sexta-feira, 6 de julho de 2012

A MATEMÁTICA DO AMOR

       

      Sim, dá para calcular se o seu relacinamento vai dá certo.A amizade vale 10; o desrespeito e a indiferença tiram pontos.O psicólogo John Gottman que pesquisa o tema há 35 anos criou o teste de conexão emocional,e mostra detalhes dessa equação.
      O amor não é ciência, mas a saúde de um relacionamento pode ser diagnosticada..
      Para prever as chances de sucesso conjugal ,Gottman criou uma metodologia capaz de mensurar os ingredientes que fazem a receita amorosa crescer ou desabar.
    As atitudes que alimentam ou destroem um casamento se repetem e têm um grau de previsilibidadeão o tripé básico do casamento bem-sucedido é ,confiança e respeito.Mas esse tripé não se sustenta se não for alimentado:é aqui que a amizade entra na conta de modo determinante.

       Amigos íntimos
   
      A amizade é decisiva porque favorece a conversa e facilita a criação da intimidade. "Conhecer o parceiro é essencial "Claro que o sexo e a paixão têm um peso importante. Mas, para manter o fogo acesso ao longo do tempo, é preciso ter um genuíno interesse  pelo par e saber como lhe agradar.A amizade até no gerenciamento de crises'"Ela nos torna mais receptivos para ouvir o outro lado."Além disso, amigos adoram se divertir juntos.Ser amigos é ´ótimo, mas ser amante também. Só que é importante desenvolver algumas estratégias. "Ter banheiro separado è fundamental para preservar  privacidade- ninguém precisa ver o outro passar fio dental."É importante pequenas delicadezas para manter o romance,como presentear a mulher com uma joia no aniversário de casamento ou fazer questão de levá-la para jantar fora toa semana.
       
        Os 4 cavaleiros do apocalipse

        De acordo com os estudos de Gottman 50%dos divórcios ocorrem até o sexto ano de casamento.Os motivos variam mas estão associados a uma série de comportamentos tão destruidores que o cientista apelidou-se de "os quatro cavaleiros do apocalipse"Uma parte desses venenos tem antídotos -que só funcionam se os parceiros tiverem realmente interesse em mudar para permanecer juntos.

         1 CRÍTICA-Apessoa tem  uma lente negativa; só ver erros, não reconhece os esforços e acertos do par.ANTÌDOTO Generosidade, capacidade de enxergar e valorizar o melhor do outro.

        2-DEFESA-Ataca para se defender e costuma culpabilizar o outro por todas as dificuldades da vida a dois. ANTÍDOTO  Amizade e justiça .Imagine como agiria se, em vez de seu par ,estivesse um amigo na sua frente.Isso ajuda a aumentar a confiança e a cortesia .E seja justa :admita também as próprias dificuldades em vez de só acusar seu par.


       3-INDIFERENÇA -Nunca escuta o que o outro diz ou finge que não escutou. ANTIDOTO  
   Mas atenção e respeito à opinião e ao sentimento do cônjuge.Afinal ,se nada do que fala interessa,por que insistir nessa relação?
   
    4- DESPREZO- Humilha ,ridiculariza o parceiro e sente-se superior.ANTÍDOTO-Não existe remédio nesse caso.Não há motivo para permanecer casada quando o desrespeito e o desamor se instalam.


      PRIMEIRO filho


    Uma das fases de tensão do casamento é marcada pela chegada do primeiro filho. De acordo com os estudos de Gottman,cerca de 67% dos casais veem o casamento se deterior nessa fase.Isso acontece porque a libido da mulher costuma diminuir,ela se volta para o bebê e o marido deixa de ser prioridade para ela."O importante é entender que o filho que chega é dos dois. A obrigação do pai é a mesma da mãe


   CONTAS impossíveis 
     
   Para quem está procurando um par ou tendo dificuldade com algum pretendente, é poder identificar as contraindicações. Existem pessoas que não nasceram para casar. Os incapazes de confiar em alguém ou os emocionalmente frios se dão mesmo melhor em relações temporárias. Para o especialista, se a capacidade de confiar é estrutural ou seja, se vem desde a infância -ela é irreversível. Quanto às pessoas frias o relacionamento só avançará se o par também for mais racional, sem expectativas de grande emoções .Por fim , os estudos comprovam a famosa incompatibilidade.  de gênios.  é aiQuando um gosta de viver num clima de conflito e o outro não, é problema na certa. Idem para a situação em que um deseja discutir a relação e o outro foge disso- se ninguém topar mudar ,o fracasso é apenas uma questão de tempo.Há ainda os tipos alérgicos a compromisso. É o caso dos egoístas ao extremo.Afinal, a natureza do casamento é a vida a dois.
    Para os românticos ,que hesitam em misturar amor com números, é possível, sim, medir e analisar características e atitudes que facilitam ou dificultam a vida a dois.Não há , porém método capaz de encontrar o parceiro"certo"para alguém A flecha do cupido não está na mão da ciência . Tem coisas que só o coração explica. E ele sempre pode receber um novo amor, caso o antigo não tenha dado certo.


      ERRO de CÁLCULO


     Como saber se ele é  o homem certo ?Namorando. "O amor é míope e o namoro é um par de ´óculos"diz Ailton Amélio da silva professor de psicologia da Univérsidade de São Paulo.Ele desaconselha trocar alianças sob pressão , seja porque está grávida seja porque a família ou o namorado insiste. Ninguém deve casar achando que vai "regenerar"o outro.Algumas características mudam, as pessoas podem melhorar ,porém as graves falhas de caráter raramente se alteram. Se o namorado nunca trabalha ou fica bêbado todo fim de semana ,não imagine que mudará depois o casório. Fuja da raia caso o moço se revele:1-mentiroso. 2 infiel. 3 desonesto. 4 -violento 5 machista. 6 egoista.


     






   

     
       
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário