domingo, 29 de julho de 2012

Meus oito anos



     Oh!Que saudades que eu tenho
    Da aurora da minha vida,
     Da minha infância querida
     Que os anos não trazem mais!
     Que amor, que sonhos, que flores!
     Naquelas tardes fagueiras
     À sombra das bananeiras
     Debaixo dos laranjais!
     Como são belos os dias
     Do despertar da existência  !
       -Respira a alma inocência
     Como perfume a flor,
     O mar é - lago sereno
     O céu -um manto azulado,
     O mundo- um sonho dourado.
     A vida- um hino d amor

     Que auroras que sol, que vida,
     Que noites de melodia
     Naquela doce alegria,
     Naquele ingênio folgar!
     O céu bordado d estrelas
     A terra de aromas cheias
     As ondas beijando a areia,
     E a lua beijando o mar

     Oh! Dias das minhas infância!
     Oh! Meu céu de primavera!
     Que doce a vida não era
     Nessa risonha manhã!
     Em vez das mágoas de agora,
      Eu tinha nessas delícias
      De minha mãe as carícias
      E os beijos de minha irmã!

     Livre filho das montanhas,
     Eu ia bem satisfeito,
     Da camisa aberto o peito,
       -Pés descalços, braços nus-
     Correndo pela campinas
     À roda das cachoeiras
     Atrás das asas ligeiras,
     Das borboletas azuis

     Naqueles tempos ditosos
     Ia colher as pitangas,
     Trepava a tirar as mangas,
     Brincava à beira do mar,
     Rezava às ave- marias,
     Achava o céu sempre lindo,
     Adormecia sorrindo
     E despertava a cantar !
   
     Oh!Que saudades que tenho
     Da aurora da minha vida,
     Da minha infância querida
     Que os tempos não trazem mais!
     Que o amor ,que sonho,que flores,
    Naqueles tardes fagueiras
     Á sombra das bananeiras
     Debaixo dos laranjais!
                           
                 Casimiro de Abreu
   

   

     
   


,

Nenhum comentário:

Postar um comentário