quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ladrão de galinha


   
            Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro e levaram para a  delagacia
            -Que vida mansa,heim,vagabundo?Roubando para ter o que comer sem precisar trabalhar.Vai para a cadeia!
            -Não era ppara mim não.Era para vender.
            -Pior.Venda de artigo roubado.Concorrência desleal com o comércio estabelecido.Sem- vergonha!
            -Mais eu vendia mais caro.
            -Mais caro?
             -Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as minhas não.É que as do galinheiro botavam ovo brancos enquanto as minhas botavam ovos marrons.
            -Mais eram as mesmas galinhas, safado!
            Os ovos das minhas eu pintava.
            -Que grande pilantra...
           Mas já havia um certo respeito no tom Me comprometi a não espalhar mais o boato sobre as galinhas dele,e ele me comprometeu a aumentar os preços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus.Convidamos outros donos de galinhas a entrar no nosso esquema.
           Formamos um oligopólio . Ou, no caso,um oviogopólio
            -E o que você faz com o lucro do seu negócio?
            -Especulo com dólar.Invisto alguma coisa no tráfico de drogas.
           Comprei alguns deputados.Dois ou três-Consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para programas de alimentação do governo e super faturo os preços.
            O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a caeira estava confortável,se ele não queria uma almofada.Depois perguntou :
           -Doutor,não me leve a mal,mas com tudo isso,o senhor não está milionário?
             -Trilionário.Sem contar o que eu sonego de imposto d Renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior.
              -E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?
             -As vezes.Sabe como é.
            -Não si não,excelência. Me explique.
            -É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa.
            O risco, entende?Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida,da iminência do castigo.Só roubando galinhas eu me sinto realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora .Fui.preso, finalmente.Vou para cadeia.É uma experêncianova.
            -O que é isso,excelência?O senhor não vai ser preso não.
            Mas fui pago em flagrante pulando a cerca do galinheiro!
             -Sim. Mas primário, e com esses antecedentes...
                                                                                           Luis Fernando Veríssimo
       
                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário