segunda-feira, 29 de julho de 2013

Missa de encerramento da jornada

Francisco iniciou sua fala agradecendo aos jovens peregrinos "por todas as alegrias que me deram nestes dias". "Levo a cada um de vocês no meu coração", disse o papa à multidão, boa parte da qual passou a noite nas areias e calçadas de Copacabana.

Durante a cerimônia, que foi acompanhada pela presidente Dilma Rousseff e outros chefes de Estado, como a argentina Cristina Kirchner, o papa lembrou o tema desta Jornada, "ide e fazei discípulos entre todas nações".

"Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês dizendo: 'Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da Terra, mas agora você deve ir e transmitir essa experiência aos demais'."

JOVENS

O papa ainda se dirigiu diretamente aos peregrinos brasileiros e latino-americanos, e citou como exemplo "um grande apóstolo do Brasil, o bem-aventurado José de Anchieta, [que] partiu em missão quando tinha apenas 19 anos".

Francisco afirmou que os jovens são "o melhor instrumento para evangelizar" outros jovens e disse: "Jesus Cristo conta com vocês, a Igreja conta com vocês, o papa conta com vocês".

Ao meio-dia, o papa comandou a reza do Ângelus, que celebra o momento da Anunciação, feita pelo anjo Gabriel a Maria.

"Eis aqui, queridos amigos, o nosso modelo. Aquela que recebeu o dom mais precioso de Deus, como primeiro gesto de resposta, põe-se a caminho para servir e levar a Jesus. Peçamos a Nossa Senhora que também nos ajude a transmitir a alegria de Cristo aos nossos familiares, aos nossos companheiros, aos nossos amigos e a todas as pessoas."

Após a missa, Francisco retornou à residência no Sumaré, para almoçar com religiosos e organizadores da JMJ. Mais tarde, irá ao Riocentro (zona oeste) para um encontro com voluntários que trabalharam na Jornada. O papa embarca para Roma às 19h, no Galeão; antes, faz um discurso de despedida no local

Nenhum comentário:

Postar um comentário