quarta-feira, 10 de julho de 2013

Minha modesta contribuição



    A minha modesta contribuição à compreensão  das  manifestações  que ocorreram em todo país, com a participação   de cidadãos  indignados  que se manifestaram , ou de forma civilizada e politicamente correta, representada em sua maioria por estudantes e membros da classe média- ou promovendo baderna, vandalismo e saques- representados  por uma minoria ( ainda) excluídos.
( 2007 a 2012 )
     "As elites deram conta do recado direitinho. Séculos, após séculos concentraram poder, renda, conhecimento e tudo mais que podiam.. E excluíram o povo. O resultado taí.  Não há surpresa. Qualquer pessoa mediamente  inteligente seria capaz de prever o que está acontecendo.
       "No dia que  (eles) os excluídos descerem dos morros, famintos e desnorteados,  tomarão conta da cidade (...) e as classes médias e ricas prisioneiras  de suas próprias avarezas e descuidos com os mais pobres. " Quem disse isso não foi nenhum comunista . Mas doutor Mario Henrique  Simonsen, economista e banqueiro. (...) O que imaginávamos o que iria acontecer  quando fomos morar em condomínios, enquanto os pobres, e muitos pobres se multiplicavam em morros e alagados? (...)
       A violência  taí. Surpresos?   Com o que? " (2007)
       " O Brasil tem  décima segunda  distribuição renda do planeta . Pior que a   India  e o Haiti . O modelo centralizador talvez seja   único projeto  de longo prazo que deu certo no Brasil.(...) Os ricos agora estão refugiados  em  resorts, guardados  por segurança.  Imaginam -se protegidos. Seguros.  Livre dos pobres.  Pois, sim!"  ( 2007 )
       " São mais de 700 favelas na região metropolitana de Recife. (...) casas de lata ou resto de madeira ou papelão sobre  palafitas ou a lona boiando literalmente na merda; encravadas  em ribanceiras ,  esperando para matar moradores soterrados .(...) 2008)
      Já falei  muitas vezes sobre corrupção. mas como eles não param de roubar, não vou parar de falar. E a minha tese é a mesma, pior do que o político corrupto é o empresário corruptor corrupção É ele que fica com  a parte do leão. Depois tanto o politico, quanto o funcionário público, hoje é um , amanhã é outro; hoje é um partido. amanhã é outro. Os empresários ladrões, não são os mesmo de sempre."(  2009)
     " O analfabeto politico, é tão burro que se orgulha e estufa o peito  dizendo que odeia a politica. não sabe o imbecil que na sua ignorância politica, nasce o politico vigarista, pilantra, corrupto e lacaio  das empresas desse  Bertolt  Brecht. "
     É bom  e prudente que os senhores endinheirados fiquem e olho no mundo .A personalidade do homem na revista americana Time, não foi algum cérebro , mas um anônimo de gorro na cabeça, e rosto encoberto: The  protester  simbolizando os excluídos e os seus movimentos de protesto na  Europa " (2012)
    "(...)  Os brasileiros  recém-emergidos sociais, são celebrados   pelo governo, pela mídia, e pela elites econômicas ; vivem na periferia de sempre, nas condições de quase sempre, em morros que desabam e regiões que alagam. Trens, e  ônibus,carros quentes e superlotados. Escolas precárias e sem matéria de ensino; professores despreparados e alunos desmotivados .Nos hospitais sem  médicos, e sem remédios, , doentes no chão dos .   corredores E a criminalidade, correndo solta, porque lá onde mora é que se encontra as maiores vitimas dessa guerra que vivemos, sem nem ao menos nos dá conta  que é uma guerra" (2012 )
      Alguma duvida?


 Crónica de Joca Souza Leão


 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário