sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de abril----Dia do Índio



     Os índios são os verdadeiros proprietários das terras brasileiras. Os brancos roubaram- lhes as terras,escravizando- os.
     Os bandeirantes tão decantados como heróis, assassinaram milhões de índios.
     A tão elogiada miscigenação só tem servido só tem servido para extinção do índio e de sua cultura.O índio não tem condições de ajustar-se a cultura do branco;assim tende-se a extinguir- se.
      As doenças que hoje alastram entre os índios  foram lavadas pelos brancos
      O índio é guarda natural das matas e dos rios Ele extrai da natureza aquilo de que precisa para a sua sobrevivência e zela pela preservação  da fauna e da flora.
      O  Estado, que tudo roubou do índio devia ao menos planejar o ajustamento dele a uma etapa  de algum progresso, preparando para certa convivência necessária com o branco que vive nas cidades e nas fazendas.
     Os políticos prevalecendo- se dos cargos e do poder, são hoje proprietários de terras roubadas  dos índios.
          O perigo    de o homem autodestruir-se pela devastação da natureza  é   muito grande. Quando o índio não é respeitado em seus direitos essa destruição se torna fatal.
         Os índios precisam de assistência m édica e sanitária como todos os demais cidadãos.Eles podem perfeitamente conviver com os  civilizados, preservando sua religião, seus costumes, sua  filosofia de vida..e
      Os civilizados não são educados para respeitarem os índios. Nas escolas e nos lares não há ensinamento
e uma conscientização para o problema dos índios.O índio não é figura exótica, mas um ser humano que merece todo respeito














       A visão tradicional romântica do índio é falsa   O ìndio que vive  em paz ao alado das matas e dos rios, encontrando tudo que precisa na natureza . Não é verdade. Na, realidade não há  tantas matas , e os rios estão secando. Escasseiam    cada vez os recursos naturais. É necessário  socorrer o índio encaminhando- o para  outro modo de vida, semelhante aos brancos
     Os que julgam defender os  interesses do índio , deixando- o entregue a si mesmo, estão equivocados. Os índios, hoje são indivíduos decaidos , dizimados por doenças e explorados por hábeis aproveitadores. Não há mais índios puros.Na maioria são mestiços, com hábitos mal- assimilados dos sertanejos; índios que já  esqueceram de seus antepassados; Muitos vivendo como párias à  margem dos garimpos, à beira das estradas, em subempregos nas fazendas.Trocam o que tem por ninharias. Negociam o que há de precioso em suas reservas por preços ridículos. Os que mais depredam a natureza  hoje, são na prática os  próprios índios.
    O índio precisa de proteção e amparo. Não pode ficar á margem do progresso, enquanto a natureza ao seu redor vai desaparecendo.O índio só será salvo se ingressar , atá onde puder, na civilização.Brancos e índios devem  unir-se nessa  direção





     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário