quarta-feira, 24 de abril de 2013

Existe um monstro dentro e mim



     Existe um montro dentro de mim, e ele é inteligente e egoísta. Se fosse por ele, eu faria tão somente o que lhe dá prazer- passar o dia rindo de piada besta, comer  1 quilograma de carne vermelha bem gorda, talvez liguiça, melhor ainda se for linguiça frita com banha de porco. Huuummm! Se fosse por ele, eu  não estudaria matemática, nem mesmo para somar seis com sete. "Se você é capaz de aprender  imediatamente o número de elementos de um grupo de elementos", o monstro diz:,  "então acho que esse número vai salvar a sua vida, e se não salvar a vida, por que aa amolação?"
        Costumo dar a mim mesmo presentes bem simples quando conquito um pouquinho  mais de matamática-por exemplo, quando resolvo um exercício difícil. Quase sempre uma xícara de caf´r me basta. Outro dia, terminei o capítulo 2 de um livro e tomava minha xícara de café na cozinha quando um pensamento me surgiu:
      - E se eu morrer amanhã? terá valido a pena todo tempo que gastei com esse livro, com tantos exercícios?
       Fiquei ali, beberincando  meu café e avaliando minha situação: só fui descobrir que gosto de matemática aos  43 anos, e visto que nõo sou mais menino. e tenho de trabalhar, e  posso só  estudar nas horas de folga. De quanto tempo precisarei para apernder cálculo assim? E álgebra abstrata/ E teoria dos números? E estatística?  Mesmo que viva mais 40 anos, só terei tempo de estudar uma parcela i´nfima da matamática já descoberta.- o que dizer descobrir alguma coisa por mim mesmo. Só compeendi a tramoia quando havia um nó de ansiedade no meu estômago, era o diabo do monstro tentando me convencer  a ver TV ou  a tirar uma soneca,ou sei lá o que ele queria. Ele é inteligente, mas não é nenhum gânio. Pensei::a morte não tem nenhum significado, e sim o modo como gasto cada dia Estou gostando de apernder  matemática melhor? Sim, estou. Todo esforço me parece em vão? Não, não me parece. Então, meu chapa, aproveite o dia. Termini o caafé, dei ao monstro um bombom e comecei o capítulo 3.









Nenhum comentário:

Postar um comentário