terça-feira, 16 de abril de 2013

CIÚMES: : POSSE ou INSEGURANÇA



    Quem nunca ouviu, cantou  e até emocionou ao som da  música"Não se vá!"  Não me abandone por favor. Pois sem  você  vou ficar louco.É o ciúme que está nos separando pouco a pouco"...
      Todos  nós sentimos ciúmes, em maior ou menor grau e todos já fizemos alguma besteira por acreditar em rumores ou ilusões criadas por nós mesmas.Um dos muitos sentimentos humanos que a ciência não explica. É um sentimento intrinseco ao ser humano. Ao longo da vida todos nós vamos, em alguma medida, experimentar essa emoção que é por natureza um tanto complexa. O importante não é saber  se sente ou não ciúmes, mas discernir a intensidade desse sentimento. Quando há  um exagero pode tornar- se nocivo  e patalógico e transformar- se numa verdadeira obsessão prejudicando o relacionamento e as demais  interações sociais.
       Varia de pessoa para pessoa. " O ciúma existe a partir do momento em que há o temor da perda que pode ser real , irreal ou imaginária e envolve três ou mais pessoas: a que sente o ciúmes, de quem sente ciúmes e aquelas que são motivos de ciúmes. Nesse  complexo triângulo amoroso, as sensações de perdas e de ameaça levam à eclosão desse turbilhão emocional denominado ciúmes"
      O ciúme normal é aquele que confere até mesmo um sabor ao relacionamento e mantém acessa a chama da paixão.É sentimento na medida certa, sem exageros e não prejudica  nem desgasta.Já o  patalógico geralmente é provocado por intensa desconfiança e insegurança, o ciumento costuma apresentar baixa auto estima, sente inferior com relação aos outros,criando para si um estado de alerta e de competição muitas vezes irreal ou super valorizado. a ver  e acreditar em situações que não ocorrem transformando seu medo de perder o objeto amado numa paranóia e obsessão.  O ciumento passa a controlar, a limitar,  a vigiar a vida do parceiro restringe sua liberdade, lança acusações muitas vezes sem fundamentos.Gera inclusive sentimentos de vingança..
      Há ciúmes também entre irmãos, amigos, colegas de trabalho..Em excesso demonstra falta de controle  em lidar com a perda, seja do amor, da atenção, de uma promoção de trabalho.
        Até que ponto apimenta a relação e quando começa a destrui-la?. Quando não prejudica a vida da pessoa ciumenta, nem do parceiro, uma vez que apimentando a relação é saudável  sentir ciúmes. Caso contrário, se as dúvidas começam a ficar absurdas,  se o ciumento começa a invadir e tolher a privacidade do parceiro, abrir correspondências  chegar mensagens, examinar bolsos,, cheirar roupas,e seguir o outro é sinal que algo ultrapassa  o limite  e a fronteira da normalidade. Se há esse tipo de comportamento, de questionamento excessivos de buscas desenfreada por por pistas e de alta desconfiança, há também as reações físicas como aperto no peito, sudorose, falta de ar. Sente- se ciúmes pelo temor da  perda do amor do objeto amado  e por acreditar que esse objeto pode , escolher outro parceiro com mais qualidades revelando a  insegurança.do parceiro ciumento.
     Que tal  amar mais a si mesma?

    O importante não é aprender a lidar com o ciúme, mas consigo mesmo.Ele é uma emoção comum e natural do ser humano Todavia para quem sente e não o controla, é preciso saber lidar com a  baixa auto- estima e  com os sentimentos de inferioridade. Quando ele tá fora do controle deve procurar ajuda  de um profissional.

   Sabrina Gomes Camargo























     

Nenhum comentário:

Postar um comentário