quinta-feira, 25 de abril de 2013

O ALTER EGO DO HOMEM



  Um livro conta a história do pênis, o órgão com vontade própria e que já foi celebrado e demonizado através dos tempos.


    Para os meninos, ele é motivo de grande preocupação-será que, quando eu crescer, ele ficará  igual ao do meu  primo mais velho? Para os homens adultos, ele é uma epécie de alter ego que tem vida própria:  às vezes  funciona fora da hora, às vezes convocado para a ação ele recusa;.Ao longo da história, a ele já foram atribuídos perrogativas divinas e demoníacas, e por muito tempo seu funcionamento desafiou a ciência. Assim é o pênis, um dos símbolos mais poderosos que habitam o imaginário da humanidade O órgão sexual masculino acaba de ganhar um livro inteiro dedicado a ele O escritor Tom Hickman lançou God's  Doodle: The Llife  and Times of the Penis (Rabisco deDeus : a  Vida e a História do Pênis), ainda sem tradução para o português..  Fica-se sabendo que já entrando em anos,o primeiro msministro inglês Churchill preparava para fazer um discurso quando recebeu um bilhete de um assistente  avisando-o de que sus barquilha estava desabotoada.Churchill  escreveu  de volta: "Passáros mortos   não caem do ninho". Em outra passagem, Hicikman  revela que Disney,  tinha  o hábito de mergulhar os testículos no gelo para aumentar a duração do sexo com a mulher O livro diz que escritor Hemingway  começou  a ficar impotente aos 38 ansos e consumia   doses de testosterona sintética para tentar recuperar vigor sexual. E mais, o tamanho do pênis dele seria inversamente proporcional ao das espingardas que carregava nos safários  africanos- com uma das quais se matou.
     Quando se fala em pênis,  a questão do tamanho é uma das mais inquietantes para os homens. Segundo a tradição antiga de alguns povos da Ìndia e do Tibete,  ser bem dotado não é uma vantagem. pelo contrário: se o pênis alcançar os calcanhares quando se está agachado, seu dono terà uma vida de sofrimento. Já aquele cujo menbro não utrapassar o comprimento de seis dedos juntos será rico e um ótimo marido. Da mesma forma, na Grécia antiga,  ter o pênis pequeno era  considerado um privilégio.Aristóteles argumentava que, por ter uma distância menor a percorrer  no momento da ejaculação, o sêmen chegava mais qlouente à vagina, o que na opinião dele aumentaria o poder da fecundação. Os romanos pensavam de maneira oposta. Ter o orgão diminuto era motivo de chocota.  Os soldados ganhavam  promoçôes motivados pelo tamanho do seu pênis. Os generais romanos  entravam nas cidades conquistadas com grandes  esculturas fálicas em sua carruagem.Hoje, no Ocidente, prevalece a perspctiva  romana, na qual pênis grande é símbolo de poder.
       Do ponto de vista científiico ,o que é grande o que é pequeno? A melhor resposta até agora foi dado pelo Relatório Kinsey,   o mais completo estudo já feito , sobre sexualidade humana. Depois de avaliar o membro de 3.500  homens,  o cientista constatou que em média, quando ereto, o pênis humano tem 15,7 centímetros de  comprimento e 5,7 centímetros de circunferência.O maior pênis observado na pesquisa tinha quando ereto,26,6 de comprimento e o  menor, 2,5 centímetros.
       Entre os gregos antigos, a nudez masculina, incluindo a exposição dos genitais, era comum.A tradição se manteve no Império Romano até o triunfo do cristianismo. A partir do século IV,  por influência  da moral  da cristâ , o pênis retirou-se por assim dizer da vida pública. Santo Angostinho  o considerava uma " ferramenta do  diabo". Numa reação a liberdade da Renascença, a Igreja Católica  ordenou que os genitais  das obras de arte  fossem cobertos por folhas de parreira.. Na Inglaterra vitoriana, a exposição do pênis  ainda provocava  alta ansiedade. Em 1857, a rainha Vitória recebeu de presente uma réplica do Davi, de Michelangelo, e a doou  hoje Museu Victoria and  Albert. Informados do desconforto da raimha com a nudez da escultura, os  zelosos funcionários do museu logo providenciaram  uma folha de parreira esculpida em mármore.O episódio pode parecer coisa de um passado distante,mas uma versão da folhinha,agora de plástico, continua  a postos.Foi usada  em 1986, por ocasião    de uma visita da princesa Diana ao museu. O pênis de Davi continua a causar furor.


 veja 2 de janeiro, 2013


















e

































Nenhum comentário:

Postar um comentário