sexta-feira, 19 de abril de 2013

Você sabe como se forma um bom leitor? - 18 de abril dia do livro



     Não basta que ele leia suas histórias preferidas, mas que veja na leitura uma fonte de descoberta e de novos conhecimentos.

     É frequente vermos crianças que gostam e têm o hábito da leitura se negar a ler os livros indicados pela escola e,com isso, deixar  seus pais confusos, sem saber como resolver. tal problema.De um lado existe a obrigatoriedade imposta pelo professor, de outro as normas  de obediência ensinadas pela família e, no centro sempre existe um resistente  pequeno leitor  reclamando muito!
       A leitura é em geral, uma atividade muito apreciada pelas crianças especialmente por aquelas que começam a ouvir histórias contadas por pais seus ou professores ainda pequeninas.
          Quando aprendem a ler , parecem entusiasmadas, curiosas e felizes pela conquista, e interessadas  em saber mais..Não se cansam de ler e reler, porque sem críticas, pressões e com a única finalidade de entreter, enxergam a leitura pelo viés da diversão  e da ascensão de um novo status na escola e na família.Mas tarde elas mesmas começam a selecionar as histórias a serem lidas de acordo com as suas preferências de gênero ou por identificação com algum personagem.
        Então, de um ano para outro, surgem as indicções bibliográficas dos professores, recomendada pela faixa etária e para série que cursam.Mas aí, vem a surpresa"As crianças reclamam  praticamente tudo: o assunto desinteressante, o tipo de letra é muito pequeno,o enredo não tem novidades, vocabulário difícil e por fim,acabam  por adiar  para o dia seguinte a leitura e chegam á escola sem ter noção do que leram.Quando leram, é claro. As notas e as reclamações dos professores andam nessa altura na" contra-mão":
       Obrigar nossos filhos e alunos a ler é uma  tarefa que depende de muitos fatores, mas que pode ter sua dificuldade minimizada se os pais preocuparem desde cedo em manter a sua especial atenção sobre essa atividade.O ideal para formar bons leitores é lhes incutir o hábito de leitura pelo viés do prazer deixando- os escolher seus livros.É aí  que, cultivamos a dificuldade que as crianças têm de ler algo que, mesmo sem conhecer, já acham não valer a pena.
         Ao não oferecer a nossos filhos novos desafios com temas diferenciados, acabamos por lhes ensinar que, será sempre assim.Nessa liberdade infantil se esconde,  e se desenvolve a tendência a continuar em uma zona de conforto, de repetição, de informalidade e de facilidade, que acaba por não enriquecer sua capacidade linguística nem aumentar seu limiar de frustração. Se, vez ou outra, não puderam escolher o que ler, aprenderão a se concentrar em diferentes graus de exigência e acabarão por  apreciar novas leituras porque estas trazem vocabulário mais rico,conhecimentos diferentes e a oportunidade de conhecer  assuntos dos quais nem suspeitavam a existência.
             A criança na idade escolar já terá interiorizado que o prazer não existe apena nas leituras escolhidas por ela e que logo chegará sua vez de escolher  a leitura de sua preferência para as horas de descanso, de recreação. Com o tempo, os pequenos leitores aprendem a separar situações sem problema algum.
        Educamos as crianças para que adquiram o autocontrole e a responsabilidade na hora das obrigações e dos deveres, e não nas brincadeiras e na recreação.E a leitura é um momento muito propicio a esse aprendizado.

  Maria Irene Maluf

























Nenhum comentário:

Postar um comentário