segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mania de ser saudável




    Há um velho ditado segundo o qual tudo que é demais passa.Nada é mais verdadeiro quanto o assunto é a preocupação com a saúda.Na medida certa ,é garantia de vida com mais qualidade em excesso, Transforma -se em um pesadelo que pode atrapalhar a vida do indivíduo e a de quem está ao seu lado. O problema é que,nestes tempos de informações maciças sobre a necessidade de adoção de um estilo de vida adequado,muita gente está começando a ir além do ponto.São pessoas que padecem do que os especialistas chamam de ortorexia.
       Trata- se de um distúrbio de comportamento caracterizado por uma preocupação demasiada em ser saudável.É diferente de anorexia, transtorno cujo sintoma é a recusa em se alimentar.Os anoréxicos querem emagrecer a qualquer custo.Os ortoréxicos querem ser sadios.Para isso o indivíduo desenvolve uma obsessão por dietas que considera apropriadas. Ele não come nada que acha nocivo orgânicos- ,risca do o  Entre os alimentos normalmente banidos estão,enlatados e carne vermelha.Quase sempre ingere apenas frutas e legumes.-de preferência orgânicos  ,risca do cardápio inclusive carnes brancas e passa longe de açucares e farinhas,por exemplo.O resultado é que as refeiçoes torna -se o centro principal de atenção da vida da pessoa Ela perde horas   planejando o que vai comer  ou gasta um tempo muito grande nos supermercados porque quer ler o rótulo de tudo que pretende comprar.
     Os especialistas diagnosticam um ortorexia  quando essa situação chega a um nível tal que  o indivíduo começa a ter prejuízos  na sua vida pessoal e ou profissional ."Ele não quer sair mais para comer fora e se vai a casa de alguém leva sua própria comida,por exemplo."Explica a nutróloga .   .É claro que essas atitudes geram problemas nos relacionamentos.
     A ortorexia  não é considerada uma doença.Mas tem aumentado tanto que os especialistas estão preocupados."Há dez anos era atender um portador.Hoje ,"O problema está crescendo demais"O grande temor é que os indivíduos tanto os alimentos que aí, sim,tornam -se vítimas de anorexia, distúrbio que pode levar a morte.
     O tratamento se baseia em medicação (antidepressivos)e psicoterapia.Queremos ajudar a pessoa a mudar a forma de ver ps alimentos Uma das abordagens é  expor o indivíduo gradualmente   ao alimento que rejeita. Aos poucos,ele percebe que nada de tão ruim acontecerá se souber comer corretamente.
         ISTOÉ
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário