domingo, 30 de setembro de 2012
A ciência na transição para um novo paradigna
"Desde a noite dos tempos,o universo não deixa de estar repleto de
novidades,a evolução é cósmica, universal,ela não poupa seque o sol.
O estudo de desequilíbrio,fonte de criatividade,encontra-se por toda
parte na lei das coisas."
Na medida que encontramos o significado das palavra "evolução",
deixamos de ser tão rígidos com nossos pensamentos , conceitos..definições,
bem como nossas ações uma vez que vivemos num mundo ,dinâmico em
constantes transformações, em evolução.
A ideia de conceito fechado de ciência ,estático,e inflexível,não é mais
adequado nos dias de hoje,pois estamos entendo o que é evoluir., Na
tentativa de delimitarmos nossas ações e da necessidade de entender o ambiente
que nos rodeia,utilizamo-nos da ciência,para apresentar o mundo desconhecido
através de dados e informações."nos sistemas abertos ,a evolução que os
conduz a um novo estado,explica-se por transformações nunca inteiramente
possíveis."Não cabe a à ciência utilizar uma postura apoiada em certezas.
Einstein relativizou a teoria de Newton.O conceito de inteligência
vem send revisado.Gardner mencionava as múltiplas inteligências (a lógico-
matemática, mas também a pessoal, intra e impessoal, espacial e musical...)
Diante da crise da ciência moderna que privilegia a certeza matemática
os educadores institucionalizaram os 3Rs (leitura, escrita e aritmética) e
padronizaram os testes.que se apresenta com novos métodos para conviver
com o presente,baseado na investigação , na , na busca no
comprometimento social e na independência intelectual.
Santos apresenta uma nova ordem cientifica por meio de quatro teses;
1-Todo conhecimento cientifico-natural é social,;
2-Todo conhecimento é local e total;
3-Todo conhecimento é autoconhecimento;Nossas trajetória de vida
pessoais e coletivas,os valores, as crenças que nos transportam são a prova
íntima do nosso conhecimento, sem o qual as nossas investigações,nossos
cálculos,trabalhos seriam"um emaranhado de diligências absurdas sem
fio nem pavio"
4-todo conhecimento científico visa constituir-se num senso comum.
Conforme Prigogine "assistimos ao surgimento de uma ciência
que não mais se limita as situações simplificadas,idealizadas,mas nos põe
diante da complexidade do mundo real"
Hoje a ciência não tem espaço para a imparcialidade.Ela deve contribuir
para o desenvolvimento cientifico-sócio- economico-cultural-ambiental
de um país. Deve abranger a pesquisa,aos problemas e conhecimentos
mais concretos da realidade, bem como desenvolver na formação
profissional a competência técnica, associada ao espírito crítico ,
a capacidade de resolver problemas.
As universidades,as escolas e demais instituições de ensino e pesquisa,
onde ocorre o processo ensino-aprendizagem devem oferecer ferramentas
aos alunos para que aprendam a organizar, produzir,e socializar
conhecimentos,propiciando a formação de cidadãos intelectualmente
independentes. Não cabe mais a distinção entre ciência sociais e naturais.
Uma é tão importante e indispensável quanto a outra.
Nessa perspectiva , o ato pedagógico toma caráter formativo,determinando
não só a aprendizagem cientifica e conhecimento técnico, mas também
valores e modelos de conhecimento social.Dessa forma,a educação
cientifica estaria contribuindo para que o indivíduo venha ter consciência
da sua condição humana."uma educação,que permita a cada um ter
consciência de sua situação humana,situando-se em seu mundo físico
biológico, histórico,social,a fim de que tal condição possa ser assumida".
A ciência deve levar em conta o ser humano,no seu todo
objetivo e subjetivo.Uma educação capaz de argumentar, construir e
socializar conhecimentos.Como se preocupa Goethe "homens de mármore
me fitam.Que Deus nos ajude.O que foi que fizeram com vocês?
Claudete Da Cruz Cardoso
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