quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nietzsche um educador à frente do seu tempo



   "Um dia virá, em que só se terá um único pensamento:
             A EDUCAÇÃO",

        Dotado de senso ético ímpar,desenvolveu durante seu trajeto
terrestre, uma escola de pensamentos individualista,no sentido
da originalidade.
         Valorização do homem (Ser),educação de corpo e
espírito,libertação do homem (pensar) são as premissas
que nortearam o arcabouço do construtor teórico.
        "Debruçou sobre os problemas concretos do ensino
secundário e superior.Observou estar diante de um sistema
educacional que abandonava uma formação humanista
em preceito de uma formação cientificista. A consequente
vulgarização do ensino tinha por objetivo formar homens
tanto quanto possíveis úteis e rentáveis, e não personalidades
harmoniosamente amadurecidas e desenvolvidas.
Nietzsche resolveu denunciar os" métodos",antinaturais
de educação  as tendências que a minavam..."
     O autor nos adverte para não se tecnificar o ensino
a ponto de se matar os ideais humanos presentes no ser.
    "Limitei -me a descobrir como se ensina, como se
transmite aos jovens o mundo de uma ciência.Também me
esforcei em aprender como deve ser um mestre,e a não estudar
simplesmente o que se ensina na Universidade...meu objetivo
é tornar-me um mestre verdadeiramente prático e antes de
tudo,despertar nos jovens a reflexão e a capacidade crítica
pessoal indispensável para que eles não percam de vista
o porquê.
      Nesta autoconceituação ,aparece explícita  a preocupação
em distanciar -se da pedagogia (tradicional e corrente).Primeiro
cita que nem tudo se aprende na universidade, deixando de lado
a visão pragmátca que só se educa nas instituições de ensino.
Depois diz que quer ser mestre prático,buscando despertar
a reflexão que é o primeiro estágio do conhecer.São questões
que nos, educadores modernos ,chamamos discutimos como
construtivismo, liberalismo e construções de valores.
     Mais uma vez surge a extemporaneidade de alguém que
estava à frente de seu tempo.

           Objetivos nietxschianos do educador

    "Quero ser mais que um instrutor de bens filólogos.Penso
nos  deveres dos mestres de hoje:Preocupo com a geração
que vem depois de nós.Tudo isso me ocupa o espírito,
uma vez que temos de suportar a nossa vida,tratemos de pelo
menos de empregar de modo que ela seja estimada pelos
outros,quando tivermos a felicidade de escapar dela..."
  Percebe que não se  educa para o hoje.A educação é para
 construir o futuro das sociedades.A exteriorização da
 preocupação com o "porvir"denota visão futurista de um jovem
 com apenas vinte quatro anos ,possuindo já o peso de um título
 de doutor,outorgado por merecimento em unção dos seus
 trabalhos,pelos mestres de uma das mais renomadas
 universidades de ensino clássico. do século XIX.
       Desprezou todo sistema educacional  que lhe apresentava.
 Desconsiderava os projetos educacionais que visavam
 desenvolver "homem teórico' ,que sobressai pelo intelecto ,
 mas que separava a vida e pensamento, corpo e inteligência.
 Abominava o conhecimento que não é colocado a serviço
 da vida e da sociedade,sendo utilizado isoladamente e sem
 um princípio humanístico.



   








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