quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A mulher Limpinha



        No jogo do poder que são relações humanas,o risco de continuar a ser controlado é grande.Nessa época em que os consumos sofrem grandes mudanças e até discute o poder da mulher,a relação entre gêneros é muito debatida.Desde sempre conheço maridos que são dominados pelas mulher que não sobra espaço para as amizades.E a boa Simone de Beauvoir,passava grande parte do tempo servindo a Sartre.
       É uma questão difícil a parceria entre os gêneros numa sociedade ainda tão cheia de velhos conceitos,outro dia numa conversa com um taxista  começou não sei porque artes a falar de casamento, homens com amantes, de respeito da família, e dava lições de visão masculina;- ele dizia, "homem é homem"."Quer dizer" "homem precisa se divertir de vez em quando.Aí pega uma garota dessas e combina, quer fazer uma festinha?Ela concorda, a gente vai,faz a festinha depois sai fora.,Nada de desrespeitar a família"
     Silêncio, eu continuava muda.Ele prosseguiu: "Mas tem os trouxas que se apaixonam pela garota, aí montam casa, fazem filho e um dia a mulher descobre e a desgraça tá feita.Isso não pode ser.Ainda mais quando se tem em casa uma mulher boa ,limpinha, que cuida bem dos filhos e bota comida na mesa na hora certa"
     O detalhe da mulher limpinha me pareceu tão bizarro que quase comecei a rir. Tudo era tão descabido, descolado no meu mundo que me belisquei de leve para ver se aquilo era real.
    "Aliás, ele continuava: "Quando meus filhos começaram a crescer eu larguei dessas coisas, porque Deus  me livre de perder o respeito da minha família.
     Finalmente, entrei no hotel com a sensação que tinha  sido conduzida por um dinossauro.Homens ainda pensam assim, vivem assim?Suas mulheres provavelmente também. O que seria dessas esposas limpinhas que botam comida na mesa na hora certa e cuidam direito dos filhos?Depois rindo sozinha no elevador olhei no espelho e me sentir uma dinossaura de óculos escuros achando graça de si mesma.
      O mundo parou ou anda para trás?Lembrei de algo que venho escutando, de terapeutas, ou de pais e mães, dizendo que muitos adolescentes repensam a questão da fidelidade, monogamia,do casamento,da dedicação mútua, da camaradagem.Da valorização de feminino e masculino em termos de parceria, e não de dominação.(Além de uma possível androginia, talvez seja esse o nosso futuro.)
     

      Lya Luft




      O mundo parou

Nenhum comentário:

Postar um comentário