segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A função do sujeito


     -_Anotem aí.Análise sintática. Sujeito simples.
     -  Acho difícil, professor.Os sujeitos geralmente são muito complicados.
    -  Nem sempre. Querem ver? Qual o sujeito da frase "Maria vai ao cinema"?
    -  Quem é Maria?
    -  O sujeito da frase, ora.
    - Isso eu sei.A questão é que existem muitas Marias no Brasil. Eu quero saber de qual delas o senhor está falando.
    -Tanto faz.Eu usei o nome Maria como exemplo
    -De alguém  que vai ao cinema.
    -Exatamente
    -O senho sabe quanto está o preço do ingresso?
    -A pergunta em si não é essa.
     Eu perguntei qual é o sujeito da frase
     -Depende da Maria.E do salário dala.Granda parte das Marias brasileiras não tem dinheiro para ir ao cinema.
    - A aula é de Português e não de economia, meu filho.!
   - Sem  falar que a maioria dos municípios brasileiros não tem cinema.O que já prejudica também o predicado da frase.
    -Tudo bem.Muda-se o exemplo."Maria está  assistindo à  novela".Pode ser?
    - Pode. Mas eu,se fosse Maria desligava a televisão e ia ler um livro.
    -" Maria lê um livro" está bem para você?
    -Deve está melhor para Maria.
    -Qual o livro?
    -"Como lidar com alunos irritantes"?
    -É auto- ajuda?
     -Digamos que sim,
     -E Maria é professora?
     -Maria pode ser quem você bem entender.
    -Se, além de termo essencial da oração, Maria é professora,talvez o livro sirva para ela .
     -Pelo visto além de ser bom em chatear os outros, você também é ótimo em análise sintática.
      -Mas se Maria não é professora, por que ela não lê um romance .Uma novela ,uma crônica
      --"Maria lê um livro de crônica de Rubens Braga"Qual a função de " Rubens Braga"na frese?
      -Dependa da crônica, em se tratando de uma crônica engraçada,divertir. Em se tratando de uma romântica, emocionar. E aí, vai.
        --Por aí, não vai, não.Eu estou tentando dar uma aula de analise sintâtica e você esta me atrapalhando.
        --Orações coordenadas descoordenadas.O senhor está dando uma aula e eu estou apenas tentando aprofundar  os assuntos.
         -Ótimo exemplo.Qual função de aprofundar os assuntos?
        -Ora, professor, é gerar discussões inteligentes.Criar oportunidades para os alunos participar da aula.
        -Mas você não eatá deixando ninguém participar da aula! Só quem fala é você.
       -É o que falo. As pessoas estão muito passivas. É  por isso que estou levantando questões de grande importância para provocar alguma reação.
       -Análise sintática é uma questão de grande importância!
      -Até certo ponto. Se João mata Maria por exemplo,temos várias questões envolvidas, e aí, e a análise  sintâtica é apenas uma delas.Por que ele a matou?Seria um típico caso de violência contra mulher?Um crime passional ?Um latrocínio? João foi preso?Se é  que ele foi, terá recebido um bom tratamento no presidio  ?Ou terá sido vítima do descaso das autoridades com relação ao sistema penitenciário que deveria reintegrar o sujeito da frase ´`a sociedade?
      Desisto. Você é impossível! ,ou muito difícil, ou insuportável!, ou intolerável,segundo o Aurélio. E qual a função do sujeito? Atrapalhar a minha aula.
     Desculpa, professor, Só queria provar que os sujeitos, em geral, são muito complicados


                            Adriana Falcão
      -



      -
 
     



   





 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário