segunda-feira, 3 de setembro de 2012
A função do sujeito
-_Anotem aí.Análise sintática. Sujeito simples.
- Acho difícil, professor.Os sujeitos geralmente são muito complicados.
- Nem sempre. Querem ver? Qual o sujeito da frase "Maria vai ao cinema"?
- Quem é Maria?
- O sujeito da frase, ora.
- Isso eu sei.A questão é que existem muitas Marias no Brasil. Eu quero saber de qual delas o senhor está falando.
-Tanto faz.Eu usei o nome Maria como exemplo
-De alguém que vai ao cinema.
-Exatamente
-O senho sabe quanto está o preço do ingresso?
-A pergunta em si não é essa.
Eu perguntei qual é o sujeito da frase
-Depende da Maria.E do salário dala.Granda parte das Marias brasileiras não tem dinheiro para ir ao cinema.
- A aula é de Português e não de economia, meu filho.!
- Sem falar que a maioria dos municípios brasileiros não tem cinema.O que já prejudica também o predicado da frase.
-Tudo bem.Muda-se o exemplo."Maria está assistindo à novela".Pode ser?
- Pode. Mas eu,se fosse Maria desligava a televisão e ia ler um livro.
-" Maria lê um livro" está bem para você?
-Deve está melhor para Maria.
-Qual o livro?
-"Como lidar com alunos irritantes"?
-É auto- ajuda?
-Digamos que sim,
-E Maria é professora?
-Maria pode ser quem você bem entender.
-Se, além de termo essencial da oração, Maria é professora,talvez o livro sirva para ela .
-Pelo visto além de ser bom em chatear os outros, você também é ótimo em análise sintática.
-Mas se Maria não é professora, por que ela não lê um romance .Uma novela ,uma crônica
--"Maria lê um livro de crônica de Rubens Braga"Qual a função de " Rubens Braga"na frese?
-Dependa da crônica, em se tratando de uma crônica engraçada,divertir. Em se tratando de uma romântica, emocionar. E aí, vai.
--Por aí, não vai, não.Eu estou tentando dar uma aula de analise sintâtica e você esta me atrapalhando.
--Orações coordenadas descoordenadas.O senhor está dando uma aula e eu estou apenas tentando aprofundar os assuntos.
-Ótimo exemplo.Qual função de aprofundar os assuntos?
-Ora, professor, é gerar discussões inteligentes.Criar oportunidades para os alunos participar da aula.
-Mas você não eatá deixando ninguém participar da aula! Só quem fala é você.
-É o que falo. As pessoas estão muito passivas. É por isso que estou levantando questões de grande importância para provocar alguma reação.
-Análise sintática é uma questão de grande importância!
-Até certo ponto. Se João mata Maria por exemplo,temos várias questões envolvidas, e aí, e a análise sintâtica é apenas uma delas.Por que ele a matou?Seria um típico caso de violência contra mulher?Um crime passional ?Um latrocínio? João foi preso?Se é que ele foi, terá recebido um bom tratamento no presidio ?Ou terá sido vítima do descaso das autoridades com relação ao sistema penitenciário que deveria reintegrar o sujeito da frase ´`a sociedade?
Desisto. Você é impossível! ,ou muito difícil, ou insuportável!, ou intolerável,segundo o Aurélio. E qual a função do sujeito? Atrapalhar a minha aula.
Desculpa, professor, Só queria provar que os sujeitos, em geral, são muito complicados
Adriana Falcão
-
-
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário