sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Binge Drinking;álcool além da dose


 Consumo de bebida entre os jovens começa cada vez mais cedo e em quantidade maiores

     A balada, a reunião na casa do amigo cujo os pais viajaram, o "esquenta" antes e sair para a festa...Regadas a generosas doses de álcool, essas atividades têm levados um crescente número de aolescentes para oatendmento de emergências dos hospitais.Tipicamente, são  cosumidores eventuais que bebem muito num curto espaço de tempo.É o chamado padrão binge drinking, que devine a ingestão de mais de quatro doses e babida alcoóloca numa única ocasião
      Pesquisas realizadas com alunos de escolas públicas e privadas mostram que o problema permeia todas as classes sociais Elas revelam que tem diminudo o número de jovens que bebem. Mas aqueles que consomem álcool começam cada vez mais cedo ( média  de 12 anos e meio) e ingerem quantidades cada vez maiores. Estudos do Centro Brasileiro de informações  sobre Drogas  psicotrópicas (Cebrid) (Unifest) com mais de 5 mil estudante de escolas particulares paulistana mostrou que 33% dos que cursavam o ensino médio havia consumido álcool no padrão binge no mês anterior´`a pesquisa.
   O leque de riscos envolvidos é enorme.O jovem alcoolizado se expõe mais as situações como dirigir ou pegar carona com alguém emembriegado, , fazer sexo sem proteção e praticar atos violentos. A intoxicação alcoólica pode levar a quadros de hipoclicemia e depressão do sistema nervoso central com risco de unsufíciência espiratória,  caminhando em coma e morte  Isso sem  falar nas quedas e acidentes que geram traumatismos graves.
        Por razões diversas, o problema não costuma ter a ateação que merece, Além do álcool ser uma droga licita, tais episódios são geralmente consideados ",  normais."típicos  da adolescência. É bem verdade que não há solução mágica. Mas, há, sim, muito a fazer. E isso requer o envolvimento da família, da escola, e de outros setores da sociedade . Alguns hospitais  têm procurado contribuir, fazendo mais  do que simplesmente tratar clinicamente o paciente que chega com intoxicação alcoólica. Essas instituições têm proposto protocolos  específicos para o atendimento desses casos, que podem incluir, além da avaliação feita pelo pediatra, orientações a pais e pacientes e  mesmo a sugestão de tratamento com psicólogos e psiquiatras especializados.

   Alcoolismo é um problema de saúde pública. Reduzir o consumo de binge brinking entre os adolescestes é previnir os riscos de hoje e situaçoes futuras ainda  mais graves  difíceis de tratar, como  a depedência de álcool.
  ( Einstein saúde Veja)







  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário