segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Trabalhar e sofrer"



    "O trabalho enobrece" é uma frase feita que a gente repete sem refletir no que significam, feito reza automatizada.Outra é "A quem Deus ama, ele faz sofrer",que fala de uma divindade cruel , fria, que não mereceria  uma vela acessa sequer.Sinto muito nem sempre trabalhar nos torna mais nobres,nem sempre a dor nos deixa mais justos, mais denerosos.O tempo para a contemplaçao da arte e da natureza,ou curtição de afetos, deve enobrecer bem mais.Ser feliz,viver com alguma harmonia,há de nos tornar melhores do que a desgraça A ilusão  de que o trabalho e o sofrimento nos aperfeiçoam é uma idéia que deve ser reavaliada e certamente desmascarada.
      O trabalho tem que ser o primeiro de nossos valores, nos ensinaram, colocando à nossa frente cartazes  pintados que impedem quw a gente enxergarem além disso. Eu prefiro a velha dama esquecida num canto feito a mala furada, que se chama ética.Palavra refinada  para dizer o que está ao alcance de qualquer um de nós: decência.Previro ao mito do trabalho para única salvação, e da dor como cursinho de aperfeiçoameno pessoal, a realidade possível dos amores e dos valores que nos tornariam mais humanos. Para que se trabalhe com mais força e ìmpeto e se viva com mais segurança.
     O trabalho que dá valor ao ser humano e algum sentido à vida pode,por outro lado,  deformar e destruir O despreso pela alegria e pelo  lazer espalha-se entre muitos de nossos conceitos,e nos sentimos culpados se não estamos em atividade., na  cultura do corre- corre e da competência pela competência, do poder pelo poder,  por mais tolo que seja.
     Assim como o sofrimento pode nos tornar amargos e emocionalmente estéreis, o trabalho pode aviltrar,humilhar, explorar e solapar qualquer dignidade, roubar nosso tempo, saúde, e possibilidade de crescimento
          Quanto tempo o meu trabalho- se é que temos escolha, pois a maioria de nós dá graças  a Deus se consegue trabalhar  por um salário vil Quanto tempo eu me dou para viver? Quanto sobra para meu crescimento pessoal,para tentar observar e   o mundo. descobrie meu lugar nele?
        E, se o lixo desse tempo existe,eu o emprego para ser, para viver, ou para correr atrás de outro trabalho a fim de pagar dívidas nem sempre necessárias? Ou apenas não me sinto bem ficando sem atividade,  tenho de me agitar sem vontade, rir sem em alegria, gritar sem entusiasmo correr para me manter sadio, vagar pelos shoppings  quando nada tenho a fazer?E quando tenho momentos de alegria, curto isso ou me preocupo:Algo deve estar errado?
      Servos de uma culpa generelizada,. fabricamos caprichosamente cada elo do círculo infernal de nossa infelicidade e alienação.Até rimos das frases feitas, quando alguém nos lava a refletir a respeito. Mas na verdade são instrumentos de dominação de mentes:sofra e não se queixe,não se poupe, não se dê folga, mate-se trabalhando, seja humilde, seja pobre, sofrer é nosso destino, darás à luz com dor- e todo o resto da tola e desumana lavagem cerebral de muitos séculos,que a gente em geral nem questiona mais.


Lya Luft




















Nenhum comentário:

Postar um comentário