sábado, 5 de janeiro de 2013

Mergulhe nos clássicos



   Poe que ler clássoco ?A pergunta é tão importante que se transformou num ...clássico. Batizada dessa forma, a obra de Ítalo Calvino, um dos maiores escritores italianos dos tempos recentes, responde a questão de forma inplacável. "Clássicos são  equivalentes ao Universo"afirma,  O que ele quer dizer com isso? Que são livros tão  impressionantes- em forma e conteúdo- que, mesmo falando sobre um microcosmo, revelam sentimento  para existência da humanidade, de forma univesal, não importando o tempo, o idioma,  ou o período que foram escritos.Não à toa são tão adaptados para cinema, teatro, televisão.E inspiram outros  escritores.."os clássicos sintetizam, de tempo em tempo, o que a humanidade acumulou de saber.. O bom clássico sempre se desdobra", diz o historiador e professor de Literatura.. Joel Rufino dos Santos.
     " Ler clássicos não é um dever, é um direito", diz Ana Maria Machado presidente da Academia Brasileira de Letras " É  uma parcela do   do Patrimônio" da Humanidade' foi nos clássicos que ela conheceu a leitura Aos 5 anos foi apresentada, ainda sen saber ler a Dom  Quixote, pelo pai. Nunca mais parou. Um de seus livros mais recentes é Como e  Porque ler os clássicos universais desde cedo, em que ela aponta um caminho para os jovens se aventurarem  pelo mundo dos bons livros.Ela lementa que hoje as escolas , peçam leitura de poucos clássicos aos alunos."Boa parte disso é resultado da má formação do professor.Mas nunca é tarde para começar.Como? Época pediu  a cinco estuiosos de Literatura uma lista capaz de acender a luz do prazer da leitura para adultos que gostariam de melhorar sua formação.É dividida em três partes. Uma básica, num tipo de texto clássico e bastante acessível. Outra mais complexa. E, a última,livros considerados desafiadores.
    Não se trata de uma lista dos melhores livros de todos os tempos, de acordo com os críticos, como as que são feitas  de tempos em tempos, embora algunhas dessas preciosidades estejam incluidas.Os 30 livros apresentdos apesar de não fazer parte  da leitura descartáveis  , em geral mais popular f isgar aqueles que  têm vontade e potencial para conhecer o que de melhor o homen fez com as palavras.
      Diante da multiplicidade de bons títulos, escolher  era um fardo necessário.Alguns critérios acarretam injustiças.Estão na lista apenas alguns romances.Isso elimina  obras irretocáveis como do português Fernando Pessoa,,(poeta) do contista agentino Jorge Luis Borges ou do dramaturgo brasileiro Nélson Rodrigues três gênios imcomparáveis que o leitor também deve perseguir.Ficou estabelecido que nenhum autor teria mais de uma obra nas listas. Diante disso Machado de  Assis, tido como o maior escritor brasileiro entrou com Dom Casmurro, ficaram de fora igualmente imortantes. Seus Contos,  textos cheios de humor e personagens  interessantes, são certamente um ponto de partida extraordinário para os primeiros passos na lieratura. O mesmo ocorre com Gabriel García Márquez autor de livros  irresisíveis.
    Último cítério: obras a partir  de 1970 não entraram na lista por estar madurando no caminho de se tornar clássicos da humanidade. O filósofo Arthur Schopenhauer costumava  ser  ainda mai radical: dizia que não se devia ler nada com menos de 50 anos Provoca um frio na espinha, porém deixar na fronteira da dúvida obras reconhecidas como a do inglês Ian McEwan, do aericano Pedro Juan  Gutierrez ou do tcheco Milan Kundera. Mas se o leitor quiser começar por eles, ninguém há de negar que será uma bela amizade O importante é começar "Clássicos transcendem o tempo em que foram escritos e amplia a nossa visão de mundo" diz Júlio França, professor de teoria da Literatura da Universidade do Estado doRio de janeiro. Ler bons livros melhora o vocabilário, dá referências de qualidade, traz novas ideias para o trabalho e para a vida, E- como se tudo isso não bastasse ainda diverte.
(Época maio de 2012)


















Nenhum comentário:

Postar um comentário