quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Existe amizade entre homens e mulheres?

Sim, eles e elas podem ser genuinamente amigos.Porém,pesquisas apontam que a atração física está presente na maioria das relações e ainda afirma que o sexo (para surpresa de muitos)pode fortalecer esses laços.



    "Entre um homem e uma mulher não é possível haver amizade.É possível haver paixão, hostilidade, veneraçao, amor, mas amizade não."( Oscar Wilde) Um vídeo amador assistido por mais de seis milhões de pessoas se tornou viral nos Estados Unidos por explicitar a diferença de opiniões entre homens e mulheres no que tange às amizades intersexuais.
       O tema ganhou roupagem científica em três  recentes pesquisas que buscam entender a amizade entre sexos opostos.Numa delas, definiram os quatro tipos de  mais comuns entre eles e elas:Atração amistosa- É a amizada pura e simples, igual à interação entre amigos do mesmo sexo.Os dois gostam da companhia do outro. mas não nutrem atração física nem sentimentos românticos.É o tipo mais comum,Atração romântica: quando um dos amigos gostaria de transformar a  amizada em namoro. Atração subjetiva física ou sexual- Quando ao menos um dos amigos sente atração sexual pelo outro
Atração objetiva física ou sexual-Quando ao menos um dos amigos reconhece que o outro pode ser atraente para outras pessoas, mas não nutre atração física por ele.
   Em outro estudo, pesquisadores concluíram que existe  ao menos um pequeno nível de atração na maioria das  amizades intersexuais., o que não é necessáriamente ruim, ja que a terceira pesquisa aponta que o sexo, para surpresa (e alegria) de muitos, pode fortalecer os laços entre os amigos.
      As amizdes entre homens e mulheres poem até ser comum nos dias de hoje,o que não acontecia há apenas algumas décadas.
    Pesquisadora pela PUC-SP : "Usando argumentos religiosos ou até científicos, , os homens acreditavam que as mulheres eram frágies e propensas a comportamentos desviantes,  por isso a convivência com um homem que não fosse da família poderia degenerá-las. Numa sociedade em que as mulheres só convivia" com figuras masculina como o pai ,irmão ou padres a amizade entre  os sexos seria impossível.Poderia levar as pobres mulheres  indefesas  a cometerem  um ato absolutamenta condenável O sexo fora do casamento.
      A amizade entre homens e mulheres é um fenômeno recente, que só se solidificou nos anos 70, depois da feminina no mercado de trabalho Até esse período elas só conviviam com pessoas de suas relações familiares.
       A interação entre homens  e mulheres possibilitou que as amizades entre os sexos  florecesse, mas não eliminou as complicações naturais presentes nesse tipo de relação.. Afinal, o conhecimento popular prega que a linha que separa a amizada do amor é tão ténue qie, numa relação que homem e mulher gostam da companhia um o outro, esses sentimentos certamente vão se misturar. Na ficção não faltam exemplos de histórias de amigos  que se descobrem  apaixonados e fatalmente acabam em romances.
     "Amigos, independentemente do gênero, existem para suprir as lacunas que não são preenchidas no casamento e dessa forma tornam o casamento possível," disse LillianRubin autora do livro  "Just Friends" (Apenas Amigos)É porque sabemos isso que os amigos, especialmente do sexo oposto são vistos como  uma ameaça." Mesmo com os possiveis prejuisos às relações amorosaas , as amizades entre eles e elas ainda são desejadas pela maioria. "A atração sexual foi considerada, com frequência um malefício, mas, mesmo assim as pessoas se mostram dispostas a cultivar amizades com   indivíduo do sexo oposto porque se sentem realizadas nesse tipo de relação
     Polêmicas ``a parte, a atração  física entre amgos de sexos opostos pode não ser tão ruim assim. A amizade colorida que define as relações em que os amigos são apenas amigos,mas tem intimidade física, bem conhecida desde os tempos do amor livre. "A sociedade condena  esse comportamento, especialmente nas mulheres" "É difícil  encontrar um que adimita desfrutar de uma amizade colorida porque elas tem medo de ficar malfaladas, já que uma relação desse  tipo  implica que tanto o homem quanto a mulher possuem outros parceiros sexuais."
       Para a felicidade  (ou infelicidade) dos amigos do sexo opostos, a sabedoria popular perpetua, e os especialistas reforçam, é que se apaixinar por um amigo é mesmo muito fácil. " É mais comôdo se apaixonar por  alguém que você já tem intimidade  que já está ao seu ladoe pode se entregar.
      Por mais que a relação interesexual ainda seja vista com descrença por.
 muitas pessoas, especialmente pelos homens, a interação amistosa pode acontecer até nos cenàrios mais improváveis

    Istóé 6- 6 2012


  
     


















Nenhum comentário:

Postar um comentário