quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Relativo


  O Tejo é mais belo  rio que corre pela minha aldeia,
  Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
  Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia...(Fenand Pessoa)


  Tudo é relativo.Que mostra relação.Que é calculado em referência a sua proporção, a um valor comparativo. Relativo se diz do ser que está em relação a outro, ou que é portador de uma relação.Implica limite  ou restrição; do que depende, para existir, de outro ser.
      Relativismo.designação genérica das doutrinas que consideram o conhecimento humano impotente para atingir a verdade, a assência das coisas, ou que afirmam essa essência dependente da situação em que se encontra a pessoa; existiria, assim uma verdade para cada pessoa e a verdade seria relativa a cada ser humano.
      Relativismo moral.É a teoria que sustenta não existirem  normas objetivas baseadas na realidade essencial dos seres, que fundamentam a conduta humana.Esta seria dependente da vontade  individual ou coletiva. O que é moral ou imoral, justo ou injusto, bom ou mau, estaria na dependência total do que a pessoa ou grupos de pessoas julgassem moral ou imoral.....
       Absoluto.Independente, soberano, único, limitado, cabal, puro.....
       Objetividade e subjetividade. Objetivo:diz-se de tudo que tem relação com algum objeto.Que depende da experiência externa; que se baseia na experiência  geral.Algo que não depende do juizo individual, movido pelo qual todas as pessoas estão ou podem estar e acordo.Que existe de fato, somente na idéia; que tem um ser subsistente em si mesmo.Diz-se do juizo que não se deixa levar  por preferêncas, mas vê a realidade como ela é.
  Subjetivo: designa o que é de natureza psicólogica( sentmentos, emoções,paixões ) Se liga ao indivíduo, ao seu interior. à sua   cosciência   O objetivo  se liga ao universal, ao exterior, ao o que se pode explicar e provar por raciocínio. Num  emprego popular, costuma-se usar o termo subjetivo em sentido pejorativo, designando o que não tem base científica e por isso mesmo não deveria ser levado em conta por pessoas inteligentes. Evidentemente é um sentido preconceitooso, sem base  na ciência do comportamento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário