quarta-feira, 8 de maio de 2013
Bahia quer dizer música
Da tropicália a João Gilberto, de Raul Seixas a Ivete Sangalo, de Carlinhos Brown a Dorival Caymmi, Tom Zé, o tempero baiano garante boa parte das melhores canções que o Brasil conhece.
Tirar a Bahia da música brasileira seria o mesmo que acabar com ela. A Bahia é a música brasileira. . Mesmo esquecendo alguém, esse é um time que vem mudando a forma como se faz música no Brasil Você pode argumentar que a bossa nova nasceu no Rio. Mas experimente tirar o baiano João Gilberto da bossa nova. Ou que o visual de baiana - technicolor de Carmen: não sobrará Carmen nenhuma, embora a Pequena Notável tenha sido uma tremenda artista ; mesmo sem os balangandãs.
Deve ser a água os coqueiros, o dendê, a alma africana O que pode explicar tamanha profusão de talentos num estado guiado e queimado preguiçosamente pelo sol? Por essa e outras a música baiana não sai o nosso inconsciente ela tem a ver com o país que veio lá de trás, aquele que as caravelas enxergaram e o suor escravo ajudou a pavimentar.
Assis Valente compôs muitas música que parece não ter autor, como "Cai, Cai, ~Balão e" Camisa Listada". Seu samba" Brasil Pedreiro" fez a liga entre o passado e o futuro da música baiana .e brasileira por extensão "Brasil espantai vossos pandeiros/ iluminai os terreiros/ Que queremos sambar."
Dorival Caymmi - Músicas que falam de pescadores, tragédias do mar, mulheres cheias de vontade, tem o tanto de nobreza e o tanto e preguiça que completam a Bahia
Da mesma forma que as suas canções evocam tristeza eterna de quem trabalha com a imensidão do mar, também falam das coisas com uma brejeirice manhosa que acabou grudando no estereótipo do brasileiro.
A bossa nova, o movimento que é a cara do Brasil para os estrangeiros, nasceu na voz quase sumida de João Gilberto. Autor de meia dúzia de canções com títulos enigmáticos, ele transforma as canções que toca em propriedades particulares. Os sambas baianos que desenterra parece que foram feitos todos para ele. Em matéria de Bahia João dá o ritmo.
Tropicália- segundo movimento que sacudiu a música brasileira. .O que é a tropicália senão um agrupamentos e baianos talentosos, com eventuais companheiros de viagem? Caetano, Gil, e Tom Zé sempre estiveram no olho desse furação musical que sacudiu a caretice da música brasileira dos anos 60 usando duas armas poderosas: o novo e o velho, o pop e o samba, a guitarra e o violão. A inteligência da tropicália foi mostrar aos brasileiros que era possível ser do Brasil e do mundo, ainda que tivesse nascido no interior da Bahia. E ainda havia Gal. Ninguém chegava perto daquele jeito hippie misterioso, que unia timidez e insolência , gritos e suavidade.
Doces Bárbaros- Caetano, Gil, Gal e Bethânia -fizeram um mix notável e radicalizado da música baiana com a cultura jovem daquele tempo. Pareciam hippies de outro planeta, .cantavam uma espécie de alegria anárquica que não combinava muito com período baixo-astral da ditatura que o país vivia. Por isso foram bastante malhados pela crítica. e nem tudo se revelaria alegre assim. Gil foi preso por porte de maconha..
Em matéria de baianidade jovem, nunca houve nada igual aos Novos Baianos . De um amontoado de roqueiros da Bahia foram tocados por um contato improvável com a música e a pessoa de João Gilberto. Esse estranho encontro entre o cantor de paletó e gravata da bossa nova e os hippies cabeludos e barulhentos mostrará quase tão influente quanto a tropicália foi para as mentalidades mais abertas dos anos 60. O fruto desse encontro que mistura a delicadeza e o sussurro de Joâo Gilberto às guitarras dissonantes de Jimi Hendrix. Moraes Moreira, Pepeu Gomes, e Baby Consuelo viraram ídolos de uma música brasileira jovem que não conseguia escolher entre o mundo e o país, entre a aldeia e o universo.
Camisa de Vênus. A banda de Marcelo Nova, formada nos anos 80 dentro de um caldo roqueiro que surpreendia o país a ´partir de Salvador Emplacou alguns sucessos irados, como "Eu não Metei Joana D'Arc.
Olodum. Em matéria de sons que parece desentranhados da terra.. É o coração da Bahia, quando pulsa parece impossível ficar parado.
Carlinhos Brown e Timbalada. Muita gente acha que ele é um maluco gerado na Bahia Brown , no entanto é o vigor do ritmo baiano clássico, e transformado em trovão pelo Olodum, Ás imagens surreais que as letras de música conseguem atingir no estado.
O trio elétrico de Dodô e Osmar. Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. .E assim vem acontecendo desde 1951 quando os amigos Dodô e Osmar saíram tocando pela s ruas de Salvador.
O carnaval baiano é tesouro nacional com o time que dá continuidade ao que foi iniciado por Dodô e Osmar e parece não ter data para acabar...
Asa se Águia
Babado Novo
Banda Eva
Chiclete com Banana
Cheiro de Amor
Claudia Leite
Daniela Mercury
Ivete Sangalo
Timbalada
Tuca Fernandes
Revista Bobstore
e
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