quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bahia quer dizer música


Da tropicália a João  Gilberto, de Raul Seixas a Ivete  Sangalo, de Carlinhos Brown a Dorival Caymmi, Tom Zé, o tempero baiano  garante boa parte das melhores canções que o Brasil conhece.
     Tirar a Bahia da música brasileira seria o mesmo que acabar com ela. A Bahia é a música brasileira. . Mesmo esquecendo alguém, esse é um  time que vem mudando a forma como se faz música no Brasil Você pode argumentar que a bossa nova nasceu no Rio. Mas  experimente tirar o baiano  João Gilberto da bossa nova. Ou que o  visual de baiana - technicolor  de Carmen: não sobrará  Carmen nenhuma, embora  a Pequena Notável tenha sido uma tremenda artista ;   mesmo sem  os balangandãs.
      Deve ser a água  os coqueiros, o dendê, a alma africana O que pode explicar tamanha profusão de talentos num estado guiado e queimado  preguiçosamente pelo sol? Por essa e outras a música baiana não sai o nosso inconsciente  ela tem a ver com o país que veio lá de trás, aquele que as caravelas enxergaram e o suor escravo ajudou a pavimentar.
    Assis Valente compôs muitas música que parece não ter autor, como "Cai, Cai, ~Balão e"  Camisa Listada". Seu samba"  Brasil Pedreiro" fez a liga entre o passado e o futuro  da música baiana .e  brasileira por extensão "Brasil espantai vossos pandeiros/ iluminai os terreiros/  Que queremos sambar."
       Dorival  Caymmi -  Músicas que falam de pescadores, tragédias do mar, mulheres cheias de vontade, tem o tanto de  nobreza e o tanto e preguiça que completam a Bahia
        Da mesma forma que as suas canções  evocam tristeza eterna   de quem trabalha com a imensidão do mar, também falam das coisas  com uma brejeirice  manhosa  que acabou grudando no estereótipo do brasileiro.
         A bossa nova, o movimento  que é a cara do Brasil para os estrangeiros, nasceu na voz quase sumida de João Gilberto. Autor de meia dúzia de canções com títulos enigmáticos, ele transforma  as   canções que toca em propriedades particulares. Os sambas baianos que desenterra  parece que foram feitos todos para ele. Em matéria de  Bahia João dá o ritmo.
        Tropicália- segundo movimento que sacudiu  a música  brasileira. .O  que  é a tropicália  senão  um agrupamentos e baianos talentosos, com eventuais  companheiros de viagem?  Caetano, Gil, e Tom Zé  sempre estiveram no olho desse furação musical que sacudiu a caretice da música brasileira dos anos 60 usando duas armas poderosas: o novo e o velho, o pop e o samba, a guitarra e o violão. A inteligência  da tropicália foi mostrar aos brasileiros que era possível ser  do Brasil e do mundo, ainda que tivesse nascido no interior da Bahia. E ainda havia Gal. Ninguém  chegava perto daquele jeito hippie misterioso, que unia  timidez e insolência , gritos  e suavidade.
      Doces Bárbaros- Caetano, Gil, Gal  e  Bethânia -fizeram um mix  notável e radicalizado da música baiana com a cultura jovem daquele tempo. Pareciam hippies  de outro planeta, .cantavam  uma espécie de alegria anárquica que não combinava  muito com período baixo-astral da ditatura que o país vivia. Por isso foram bastante  malhados pela crítica. e nem tudo se revelaria  alegre assim. Gil foi preso   por porte de maconha..
       Em matéria de baianidade  jovem, nunca houve nada igual aos Novos Baianos . De um amontoado de  roqueiros da Bahia foram tocados  por um contato improvável com a música e a pessoa de João Gilberto. Esse  estranho encontro  entre o cantor de paletó e gravata da bossa nova e  os hippies  cabeludos e barulhentos mostrará quase tão influente  quanto a  tropicália  foi   para as mentalidades mais abertas dos anos  60. O fruto desse encontro que mistura a delicadeza e o sussurro  de Joâo    Gilberto às guitarras dissonantes de   Jimi Hendrix. Moraes Moreira, Pepeu Gomes, e Baby  Consuelo viraram ídolos de uma música brasileira jovem que não conseguia escolher entre o mundo e o país, entre a aldeia e o universo.
                      Camisa de Vênus. A banda de Marcelo Nova, formada nos anos 80 dentro de um caldo roqueiro que surpreendia o país a ´partir  de  Salvador Emplacou alguns sucessos irados, como "Eu  não Metei Joana D'Arc.
        Olodum. Em matéria de sons que parece desentranhados  da terra.. É o coração da Bahia, quando pulsa parece impossível ficar parado.
          Carlinhos  Brown e Timbalada. Muita gente acha que ele é um maluco gerado na  Bahia Brown , no entanto é o vigor do ritmo baiano clássico, e transformado em  trovão pelo  Olodum, Ás imagens surreais que as letras de música conseguem   atingir no estado.
       O trio  elétrico de Dodô e Osmar. Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. .E  assim  vem acontecendo desde 1951 quando  os amigos Dodô e  Osmar saíram tocando pela s ruas de  Salvador.
          O carnaval baiano é tesouro nacional com o time que dá continuidade  ao que foi iniciado por Dodô e Osmar e parece não ter data para acabar...
     
     Asa  se Águia
    Babado Novo
    Banda Eva
    Chiclete  com Banana
    Cheiro de Amor
    Claudia Leite
    Daniela Mercury
    Ivete Sangalo
    Timbalada
    Tuca Fernandes


  Revista Bobstore

















































































         














       

Nenhum comentário:

Postar um comentário