quinta-feira, 16 de maio de 2013

Blog do Lobato



   Reinações de Politicamente   Corretinho

    Não sei se vocês leram que o Conselho Nacional da Educação pediu que meu livro, Caçadas de  Pedrinho, fosse retirado das escolas. Motivo? No entender do órgão ,algumas  frases da histórias são racistas, especialmente   as relacionadas à personagem de  Tia Nastácia Como medida conciliatória, alguns sugeriam a inclusão de uma nota explicativa sobre o contexto histórico em que o livro foi escrito, de tal forma a evitar que esses clássicos da literatura infanto--juvenil deixe de circular entre os estudantes brasileiros.
        Minha intenção  não é me defender nem tampouco alimentar o fogo da polêmica . Gostei da ideia  de introduzir uma nota explicativa .Mas  em vez de contextualizar o passado, talvez fosse melhor dedicá--la a contextualizar o presente. pelo simples fato de que as crianças de hoje perderam bastante da ingenuidade e estão afastadas do convívio da natureza.
          Aquela expressão " tirem as crianças da sala" não faz sentido . Elas assistem a tudo na internet. Um adolescente de hoje já viu mais  sexo na Web do que toda juventude sueca na década de 70 viu nas  famosas  revistinhas que circulavam por lá. Qualquer letra de rap ou funk é mais do que suficiente  para eliminar  as  reservas de inocência e pureza naturais  de tenra idade.
      Ao reler minha obra sob esse prisma, fiquei preocupado. As histórias seguem boas, mas a narrativa, os nomes dos personagens e dos lugares podem servir de munição pesada para interpretações  maliciosas e piadas de duplo sentido. Entendam, quando escrevi  minha coleção de livros as crianças da idade de Justin Bieber não cantavam  sobre amores impossíveis e não assistiam a filmes como  Tropa de Elite desacompanhadas dos pais.
         Redigi a tal nota de esclarecimento  que deve  ser incluídas nos meus livros. (se é que ainda existe)
           Nota de esclarecimento (Nota de esclarecimento sobre o termo esclarecimento. O mesmo foi aqui empregado não no sentido de tornar mais branco, mas sim no de fazer mais  explicado, com mais luz.
        A personagem Dona Benta sempre esteve na história original .Ela não foi incluída posteriormente  como merchandising  de uma conhecida farinha de trigo.
             O carinhoso apelido de Narizinho não sugere que a personagem tem por hábito o consumo de drogas ilícitas   pela via nasal. Quem o tem é a Emília , que ganhou a vida ao aspirar o pó de pirlimpimpim.
          Não há nenhuma evidência de que o Visconde de Sabugosa ,apesar de falar  com sabedoria, seja transgênico.
        Marquês de Rabicó . Eu sei, é um nome complicado. Pode zombar à vontade.
        Não é o que está queimando no  cachimbo  que faz o Saci pular sem parar. É a falta de uma perna mesmo.
           Por fim, Sítio Picapau  Amarelo  não é uma menção à propriedade rural de órgão um genital   masculino de um oriental. Eu jamais cometeria um pleonasmo como Pica--Pau.
     
     Blogs do Além Vitor Knijnik






































      

Nenhum comentário:

Postar um comentário