domingo, 19 de maio de 2013

Relações Saudáveis



     O relacionamento humano é fruto de uma cultura social, num tempo e num espaço .As  pessoas que vivem num mundo meio troglodita  pode achar normal tal comportamento. A maneira como se tratava mulher no passado  era diferente da atual,;  dificilmente  se declarava um " eu te amo" na frente de outras pessoas. Também  o elogio,  que  atualmente é mais abundante e mais falso,  levava a uma formação mais negativa ( não confundindo com limites necessários na  boa formação dos filhos).
   O relacionamento era mais rude, mas não menos amoroso. A paixão sempre existiu, o amor idílico também. Pois, em nome dessa dependência efetiva, é que devemos evoluir em nosso comportamento social.
    Entretanto nesse mundo real, não místico, não acadêmico, não religioso, a evolução é o mandamento maior e assim o aprendizado social, nos induz a melhorar a maneira como tratamos os outros,  especialmente na própria família.
     "As relações saudáveis  devem ser equilibradas.
      Quando, num casal um se sente mais poderoso ou mais fraco do que o outro é sinal que o relacionamento não vai bem. Quem ama não domina, e também não  deve deixar--se  submeter".
    O respeito ao companheiro (a) é fundamental para a boa relação. Se uma censura  ou um desacordo  gera ojeriza ,  então se está regando a semente da discórdia . Numa relação, homem-- mulher muitos ajustes podem acontecer, em nome da convivência  matrimonial., que se estende aos filhos, e  toda convivência mais chegada  e exige um aprendizado , quer de forma acadêmica ou pela vivência.
    A harmonia nas relações se faz com ciência e com as virtudes sociais. A ciência porque explica a psique e o comportamento. As virtudes porque encontram nelas a compreensão, a confiança, a abnegação, a solidariedade  e outros comportamentos que devem ser cultivados diariamente .
     Não precisamos erra  para aprender; Não precisamos brigar para corrigir . Como na saúde, e também nos relacionamentos, a ação preventiva, é pura inteligência para evitar o atrito. Faça um estudo" matemático" do seu comportamento e da outra parte  ; busque as soluções; parta para o diálogo e  tente implementar  toda e qualquer mudança  que harmonize sua vida familiar laboral ou social. É quase uma técnica, nesse mundo técnico.


      Leniza Castello Branco
 



















    

Nenhum comentário:

Postar um comentário