domingo, 26 de maio de 2013

Freud e a busca pela felicdade



            Segundo  Freud em seu Opúsculo "O Mal Estar Da Civilização": afirma que o homem anseia pela felicidade, e esta advém da satisfação e do prazer.Em buscas pelas coisas que nos fazem bem, provém da satisfação , de necessidades represadas em alto grau.Ganhar na Mega Sena diferente para um indivíduo ou para um milionário. O enfermo anseia  com algo que uma pessoa saudável não pensa.
             Tornar-nos pessoas felizes é um impositivo do princípio  do prazer: a origem, isso não pode ser plenamente realizado.Mas , nem por isso devemos deixar de empreender esforços para nos aproximarmos  ao máximo desse objetivo
             O sucesso de uma arrebatadora conquista  amorosa  pode até prolongar, mas após certo tempo, ela produz somente um sentimento de contentamento. A felicidade e o prazer proporcionado por tantos bens de consumo se esvaem tão logo adquiridos....Somos feitos de modo a que só podemos derivar prazer intenso de um contraste, e muito pouco de um estado das coisas.
            Embora sejam diversos os meios para encontrar a  felicidade, é mais fácil enfrentar a infelicidade.
             Freud diz,  que não é de admirar que a gente tenha se acostumado a moderar  nossas   revindicações  de felicidade .
           O uso de  prazerosas de  substâncias  que alteram a percepção (álcool  ou outro tipo de droga) pode amortecer as preocupações. O  uso desmedido de psicotrópicos  é perigoso e capaz de causar danos a humanidade, desperdiçam energia que poderia ser  empregada para o aperfeiçoamento  do destino humano.
         Trabalhar faz bem. A  alegria  do artista  que cria ou  do cientista  em solucionar problemas ou descobrir verdades  possuiu  uma qualidade especial. Obtém-se o máximo de felicidade pela realização de seu trabalho,e não trabalham somente pela remuneração.
        Outra forma de felicidade é o fluir das ilusões. A beleza é uma promessa de felicidade e a civilização não pode dispensa-la Quando contemplamos ,  alguma obra de arte, música,literatura, cinema,, teatro , parques,experimentamos uma suave" narcose" Embora nos afaste dos problemas momentaneamente  não é forte o suficiente para esquecer as preocupações reais..
        Em algum grau de nossa vida agimos  como paranoico pela elaboração de um desejo e introduz esse delírio  na realidade.Quem vê o mundo através de lentes -"cor-  de-  rosa é um louco- ténue . O louco é alguém  que  na maioria das vezes, não encontra ninguém para ajudá-lo a tornar real os seus" delírios"  Talvez seja por isso, que hoje em dia , com adesão  de muitos absurdos, nem sejam mais considerados coisas de louco.."
           Freud aponta -se a religião como exemplo,  de como loucura pode ser legitimada, bastando ser compartilhada por um número de pessoas.Intenta-se obter uma certeza de felicidade e uma proteção contra o sofrimento.O fervor da fé, presente no coração da  pessoa religiosa pode poupa-la d dor e do sofrimento? Quando um crente acometido por uma desgraça, se  ver obrigado a acreditar que a causa da sua angustia e desespero a algum  insondável designo de Deus, nada mais faz senão admitir  que só restou a  submissão incondicional ao imponderável.
        Amar e ser amado. O amor também é o caminho para a felicidade. Mas ,
. dentro os perigos do amor, está a vulnerabilidade a qual no sujeitamos  :podemos perder o nosso objeto de amor  ou o sentimento de amor que o amado nutre por nós. Mesmo assim: Há por ventura, algo mais natural, na busca da felicidade do modo  como a encontramos pela primeira vez?
         É ilusão imaginarmos que tenhamos tudo que desejamos: A felicidade no reduzido  sentido em que a reconhecemos como  possível,  constitui-se um problema da economia da libido do indivíduo . Resta descobrir por no´s mesmos,de que modo podemos ser felizes, ponderando  sobre quanto a situação real de satisfação, podemos esperar do mundo  exterior, quanto força dispomos para alterar o mundo que nos cerca a fim de adaptá-lo  aos nossos desejos e também se adequar os nossos desejos a ele.
        Nessa empreitada mais relevantes que as circunstâncias externas, será nossa constituição psíquica. Embora  sejamos multifacetados e estejamos sempre em mudança  ao longo da vida, o indivíduo predominante erótico, por exemplo, produzirá seus relacionamentos emocionais. Os narcisistas, solitários,  e auto-suficientes , encontrarão mais satisfação em seus processos mentais internos.Já o homem de ação, indômito,  jamais abandonará o mundo externo.. Palco ideal para por em teste suas forças.
     Freud ensina  que, como um comerciante não cometeria a insensatez  de entregar todo seu capital  somente a um tipo de negócio, a própria sabedoria popular nos alerta a não depositar nossa expectativa de felicidade e de satisfação, numa  única aspiração. embora assegure que "não existe uma regra de ouro que se aplique a todos". Alguns caminhos nos levam à felicidade. Acalentamos um amor , zelamos pela família,ocupemo nos com o prazer, apreciamos com moderação as "suaves narcoses , ", cultivamos sinceras amizades e, para  que não sejamos dilacerados e  resignemo-nos  ao   propósito maior, no caso de tudo falhar.

 Luciene Félix


,

.











Nenhum comentário:

Postar um comentário