terça-feira, 7 de maio de 2013

O elogio da verdadeira amizade

  
  Entrevista  de JEAN- BERTRAND  PONTALIS -- filósofo, psicanalista e escritor, um dos maiores intelectuais da França , relembra  de sua convivência com Sartre  Lacan.

     "Um amigo de verdade é aquele que nos protege dos tormentos do amor, nos afasta da fúria raivosa. faz recuar a morte"
 "Lacan adorava a posição de mestre. E eu jamais gostei de ser discípulo. É curioso: os lacanianos o  imitavam na maneira e falar, de vestir, comportavam-se  como papagaios





    Parece quase impossível encontrar um amigo verdadeiro. É muito difícil. Ainda assim ,estamos sempre a procura de um. Essa busca começa bem cedo e sua intensidade é acentuada  na adolescência,  quando queremos alguém para nos acompanhar nas descobertas sobre o mundo e a quem confiar nossos segredos e medos e vice- versa.  É a época da vida temos um " melhor amigo" -que em geral muda a cada ano,. conforme vamos crescendo e as circunstâncias variam .Apesar  da sucessão de "melhores amigos" nessa idade, a legitimidade de tais amizades não deve ser contestada.
      A procura da amizade pode ser vã.- embora haja quem conviva bem com colegas e camaradas. Coleguismo e camaradagem são formas de amizade que nos fazem sentir  mais fortes, mais vivos.
       A amizade não é mais vital do que amor, faz parte de outra esfera. O amor traz tormentos, porque é impulsionado pela paixão, é ,ainda menos durável, não se consegue mantê-lo continuamente no nível do ardor inicial.  O amor visa à satisfação plena, um objetivo  tão vago quanto incalculável. Ocorre um paradoxo: a partir de um determinado momento, ele passa a alimentar-se da insatisfação  absoluta. Talvez só o amor místico  seja exceção. A amizade , por seu turno, nunca almeja a plenitude.  Você pode esperar tudo do um amigo, menos a perfeição mas só uma amizade verdadeira é capaz de nos proteger das oscilações tumultuosas, da ambivalência intrínseca  à relação amorosa- e também do fim do amor, quando é comum que sobre  apenas o ódio de quem você amou e por quem você foi amado. O ódio, aliás, dura mais que o amor.
        A amizade entre uma mulher  e um homem só é possível se não há desejo amoroso. Isso significa que o amor não inclui na amizade? O amor pode incluir a amizade, mas como extensão dele próprio .Raramente  como um sentimento independente da relação amorosa .Ou  seja  "eu sou amigo porque  amo". e não o contrário. Acho difícil que  ao fim de um  relação amorosa,  mesmo que ele seja pacífico , a amizade entre  um casal sobrevivência
           Por que as mulheres não gostam que seu marido ou companheiro prefira estar com seus amigos, a estar com elas?
      Em geral, mesmo as menos possessivas se comportam dessa forma ciumenta. Veem nisso  um sinal, uma falta de amor. Mas  aceita melhor que saia  com amigas, do que amigos. É como se vissem  no fato  de um homem querer a companhia de outro uma tendência a homossexualidade.
       A natureza da amizade entre duas mulheres é diferente?
      É muito difícil para um homem entender a amizade feminina   Tenho que crer que elas trocam mais confidências o que os homens .nesse  sentido  são melhores amigas..
      Pode-se dizer tudo a um amigo? Não .  Nem mesmo ao nosso psicanalista, imagine só a um amigo .Dizer  tudo é um lugar-comum que não tem correspondência na realidade, por mais que a transparência completa seja um ideal da modernidade .Dizer  tudo também pode soar como traição.
         O senhor disse que Sartre sempre recomendava "pensar contra si mesmo" O que significa isso:?
Que sempre  devemos desconfiar de nossas certezas, questioná-las antes de chegar a uma conclusão. Não é tarefa fácil pensar contra si próprio, mas Freud pai da psicanálise, construí sua obra dessa maneira. A teoria que ele legou, fundada   sobre a sexualidade infantil, é oposta aos seus primeiros textos sobre o tema. Freud  não teve medo  de opor-se a si próprio, quando decidia  seguir o caminho que julgava correto.
        Sartre  "pensou contra si próprio " quando aderiu ao comunismo? Não. De fato ele foi acometido pela cegueira ideológica na sua defesa do regime soviético e outros totalitarismo de  igual  estirpe. Foi  crédulo. A filosofia de  Sartre,   é uma filosofia de liberdade, contra a "servidão voluntária".
      Que lugar ocupa em sua memória o psicanalista Jaques Lacan? Eu fiz análise didática com ele. Saí de Sartre,  e fui  para Freud, Lacan sacudiu o movimento psicanalista francês de forma extraordinária .Mas  ele  queria ser o mestre, adorava sua posição. Ele confundia seus papéis ao revelar os nomes de pacientes a seus alunos e cometer outras heterodoxias .Me afastei dele por questões teóricas. Discordava  da sua fórmula famosa, segundo a qual o inconsciente é estruturado como uma linguagem.  Isso soava como reduzir as imagens e narrativas dos sonhos,  os atos falhos e os lapsos , um manancial  com peculiaridades subjetivas,  a equações matemáticas.
       Para além  de ser teoria e prática terapêutica, como definir a psicanálise? É uma aventura  intelectual dolorosa,  longa,  cara e sem destino certo. Mesmos os que se  consideram livres de seus sintomas não sabem responder se são mais felizes. Não sei dizer qual será o futuro da psicanálise como terapia, mas esse aspecto é o menos importante. A psicanálise não é uma ideologia, e sim uma concepção de cunho filosófico   que   jogou a última pá de cal sobre o antropocentrismo . Mostrou que não somos nem mesmo o centro de nós mesmos por estarmos sujeitos a pulsões e a uma narrativa de nossa história  individual criptografada  no  inconsciente , essa maravilhosa descoberta. Freud, assim jamais  morrerá. Foi-- e é  um grande amigo da humanidade.

  Mario Sabino, De   PARIS -veja janeiro, 2013


























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário