sábado, 4 de maio de 2013

O MUNDO E A FÉ SEGUNDO BERGOGLIO









  Como arcebispo de Buenos  Aires, o novo   pontífice refletiu com clareza- e simplicidade   até exagerada- sobre questões fundamentais do cotidiano.


              ABORTO

   "O problema moral do aborto é de natureza  pré- religiosa. No momento da concepção está o código genético da pessoa. Ali já existe um ser humano. Separo o tema aborto de qualquer  concepção religiosa. É um problema científico .Não permitir o desenvolvimento de um ser que já  dispõe do código genético de  ser  humano não é ético. Abortar é matar alguém que não pode se defender.

          ATEÍSMO

     "Quando eu me encontro com pessoas ateias, compartilho com elas as questões humanas, mas não coloco logo de cara em discussão a questão de Deus, exceto se elas me incitarem a isso. Quando isso  ocorre, eu explico a elas  porque eu creio. (...) Não pretendo fazer proselitismo - eu as respeito e me  mostro como sou (...) Não tenho nenhum tipo de reticências.. Não  diria que o ateu  está condenado porque estou convencido de que não tenho o direito de julgar sua honestidade-  sobretudo se ele tiver virtudes ,aquelas  que engrandecem as pessoas. De toda forma , conheço  mais  gente agnóstica do que ateia. O agnóstico duvida;  o ateu está    convencido . Temos de ser coerentes  com a mensagem  que recebemos da Bíblia;  todo homem é a imagem de Deus, seja ele crente ou não  .Por  essa única razão, tem uma série de virtudes, qualidades, grandezas.  Caso tenha baixezas, como eu também as tenho, podemos compartilhá-las  para nos ajudarmos mutuamente a superá-las.

                CIÊNCIA

     "A ciência  deve  ser  respeitada  encorajada. Não se deve  interferir na sua autonomia. Exceto se extrapolarem seu campo de atuação e se envolverem com o transcendente. Ela é instrumento do mandado de Deus, que disse:" Tenham muitos filhos espalhem- se por toda a terra e a dominem". A ciência transforma a incultura em cultura. Mas cuidado, quando   sua autonomia não põe limites a si mesma  e vai além, ela pode sair das mãos de sua própria criação.É o mito de Frankenstein.

                   CRENÇA

         "A Igreja defende a autonomia das questões humanas. Uma autonomia saudável é uma laicidade saudável, em que se respeitam as diferentes competências. A   Igreja não vai  dizer aos médicos como deve realizar uma operação. O que não é bom é o laicismo militante,  aquele que toma uma posição antitranscendental  ou exige que o religioso não saia da sacristia. A Igreja dá os  valores, e os outros que façam o resto.

               DEUS

       " Ao homem de hoje lhe diria que faça a experiência de entrar na intimidade para conhecer a  experiência, , o rosto de Deus. Por isso me agrada tanto o que disse Jó depois de sua dura experiência e de diálogos que não lhe esclareceram nada: "Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora te vejo com meus próprios olhos". Ao homem, digo que não conheça  a Deus de ouvidos. O Deus vivo é aquele que se vê  com seus olhos, dentro do seu coração."

          
            DIVÓCIO

       A discussão em torno do divórcio, é diferente daquela do matrimônio de pessoas do mesmo sexo .A  Igreja sempre repudiou a lei do divórcio, mas há antecedentes antropológicos  distintos  neste caso. (...) É um valor muito forte no   catolicismo o casamento  até que a morte os separe  Hoje , contudo na doutrina católica , lembra-se a  seus fiéis  divorciados e recasados que eles não estão excomungados - ainda que vivam  em uma situação à margem do sacramento do matrimônio e -   é pedido a eles que participem da vida paroquial.

                        IGREJA

      Uma coisa boa que aconteceu com a Igreja  foi a perda dos Estados Pontifícios, porque deixa claro que a única posse do papa é meio quilômetro  quadrado .Mas, quando o papa era rei temporal e espiritual, aí se misturavam as  intrigas de  corte e tudo isso. Agora não se mistura? Sim. ainda existe isso, porque existe ambição em homens da Igreja, existe-lamentavelmente-pecados de carreirismo .Somos  humanos  e nos tentamos, temos de estar muitos atentos para  cuidar da unção que recebemos, porque ela é um presente de Deus. As disputas  pelo poder que existiram  e existem na Igreja, se devem a nossa condição humana. Mas, nesse momento  a pessoa deixa de ser eleita para o serviço  e se converte  em uma pessoa que escolhe viver como  quer e se mistura com o lixo interior.

    Um leitor religioso pode ser muito forte, muito firme, mas isso sem exercer a agressão Jesus disse que aquele que manda deve ser como aquele que serve. Essa ideia  é válida para a pessoa religiosa  de qualquer credo. O verdadeiro poder de uma liderança religiosa vem de seu serviço. Quando deixa de servir, o religioso se transforma num mero gestor, em um agente de ONG. O líder religioso compartilha ,sofre,  serve aos seus irmãos.

                            PEDOFILIA

             Que o celibato traga  como consequência a pedofilia este descartado. Mais  de 70%  dos casos de pedofilia se dão no  entorno familiar e na vizinhança:  avós, tios  padrastos e vizinhos. O problema não está vinculado ao  celibato. Se um padre é  pedófilo , ele o é  antes de ser padre. Quando  isso  ocorre, jamais se deve fazer vista grossa.  Não se pode estar em uma  posição de poder e destruir a vida de outra pessoa. (...) Não creio em posições  que pleiteiam sustentar certo  espírito corporativo para evitar danos à imagem da instituição .Essa solução creio que foi proposta certa vez nos estados Unidos: mudar os padres de  paróquia. Isso  é uma estupidez porque, dessa forma , o padre  leva o problema na bagagem. A reação corporativa leva a tal consequência, por isso não concordo com essas medidas.
      Recentemente,  na  Irlanda, foram revelados casos após  e o vinte anos,  disse claramente: "Tolerância zero  com este crime ". Admiro a valentia  e a retidão de Bento XVI sobre o assunto.

                         TENTAÇÂO

           A vida  cristã também é uma espécie de  atletismo , de disputa, de corrida, em que é preciso se   desvencilhar das coisas que nos separam de \Deus. Além disso, quero salientar que uma questão ´´e o demônio e outra é  demonizar as coisas ou pessoas. O homem está sob tentação constante, mas não é por isso que temos de  demonizá-lo.


           UNIÂO HOMOSSEXUAL

         Não sejamos ingênuos : não se trata de uma simples luta política. Pretende-se a destruição do plano de Deus.´ É  uma jogada do pai da mentira para confundir e enganar os filhos de  Deus.


 veja 20 de março ,2013








































































            























        

      















Nenhum comentário:

Postar um comentário