domingo, 12 de maio de 2013

Canção de qualquer mãe

       

    Que nossa vida, meus filhos tecida de encontros e desencontros, tenha por baixo um rio de águas generosas,  um   entendimento acima das palavras e um afeto além de gestos-algo  que só pode nascer  entre nós.   Que quando eu me aproxime, meu filho, você não se encolha nem um milímetro,  com medo e voltar a ser menino, você já é um homem .Que  quando  eu a olhe, minha filha, você não se sinta criticada  ou avaliada,  mas simplesmente adorada , como desde o primeiro instante.
      Que quando  se lembrarem de sua infância  não recordem dos dias difíceis .Lembrem -se dos deliciosos momentos  em família, das risadas, das histórias na hora de dormir do bolo que embatumou. Que pesando  em sua adolescência  não recordem minhas distrações imperfeições e impropriedades,  mas as caminhadas pela praia, o sorvete na esquina ,a  lição de casa na mesa de jantar,  a sensação de aconchego, sentados na sala, cada um com sua ocupação.
        Que quando precisarem de mim , meus filhos, vocês não hesitem em me chamar: mãe! seja para prender um botão de camisa ,segurar  sua mão tentar baixar a  febre socorrer com qualquer tipo e recurso  ou apenas escutar  alguma queixa ou reclamação Não  é preciso constrangerem -se de ser filhos querendo mãe, só porque vocês já estão grisalhos, ou com os filhos crescidos,com suas alegrias  e dores .Que,  independente  da hora e do lugar,  a gente se sinta bem pensando no outro..
         Que  quando nos afastarmos ainda que com a  passageira tristeza, porque todos devem seguir seu caminho, mesmo que signifique   alguma distância: e que todo reencontro seja de grandes abraços e boas risadas. Esse é o tipo de amor que independe de presença e tempo.Que quando estivermos juntos  vocês encarem com  naturalidade e bom humor se houver raízes grisalhas  no meu cabelo, e se eu começar a repetir histórias,e se tantas vezes  só de olhar para vocês  meus olhos se encheram de lágrimas: serão apenas lágrimas de alegrias porque vocês estão aí.Que quando eu pareço cansada  não tenham receio  de que eu precise de mais ajuda   do que vocês podem me dar: provavelmente não precisarei de mais apoio  do que  seu carinho, sua atenção natural e jamais forçada .E, se precisar de mais que isso , não se culpem se por vezes for difícil,   ou trabalhoso ou tedioso, se lhes causar
susto ou dor: as coisa são assim. Que se um dia eu começar a confundir, esse eventual  efeito  de um longo tempo e vida não se assuste: tentem entrar no meu novo mundo, sem drama, sem culpa mesmo quando se impacientarem. Toda transformação do nascimento à morte é um dom da natureza, e uma forma de crescimento.
       Que em qualquer momento meus filhos, sendo eu qualquer mãe,  de qualquer raça, credo, idade, ou instrução, vocês possam perceber em mim, ainda que numa   cintilação breve, a inapagável sensação  de  quando vocês  foram colocados pela primeira vez nos meus braços: misto de susto plenitude   e ternura, maior e mais importante do  que  todas glórias da arte e da ciência, mais sério
do que as tentativas do filósofos  de explicar  os enigmas da existência. A sensação que vinha do seu cheiro   da sua pele do seu rostinho e da consciência que havia ali  a partir de mim e desse amor, uma nova pessoa, com seu destino e sua vida neta bela e complicada terra..E  assim sendo ,meus filhos vocês terão sempre me dado muito  mais do que esperei ou mereci ou imaginei ter.

      Lya Luft,











         
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário