domingo, 23 de junho de 2013

A beleza que encanta pode se converter numa perigosa armadilha



     Quase ninguém discorda que é agradável  conviver com pessoas bonitas e atraentes., mesmo que superficialmente.
     As formas harmônicas e sintéticas  despertam misterioso   fascínio  em homens e mulheres Muitos  não resistem, um rosto  e um corpo bonito. Apaixonam -se.  E corre o risco de se decepcionar.
     Não foi por acaso que surgiu o  dito popular:" Beleza não põe mesa"
     Claro  que o conceito de belo , não se aplica apenas a estética- podemos, encontrar um belo caráter ! Mas  beleza  ligada  a valores é um luxo. Algumas pessoas costumam se apaixonar por homens e  mulheres, apenas bonitos fisicamente e ficam tão    encantados por eles, que parecem convertidos numa submissão quase religiosa:  "O culto ao Belo".
       Não é de hoje que é assim. Ao longo da Historia, frequentemente se vinculou, de maneira mágica, a boa aparência,  e outras qualidades ligadas ao conceito "Bom", como se a beleza fosse uma espécie  de garantia sobre outros aspectos da pessoa. Não é.
         Mesmo  que esta distorção não acontece , o belo ainda entorpece e paralisa: a mitológica, Helena de Troia é exemplo,  de uma beleza estonteante que teria provocado terríveis estragos.Seu marido.  traído , Menelau, amado e vingativo, chegou a ameaça-la mas, subitamente,  viu-se  paralisado diante de seu belo seio.
          Em seus estudos sobre narcisismo  Sigmund Freud  insistiu que as mulheres bonitas, exerciam fascínio sobre os homens, não só pela beleza, mas também devido a combinação de traços psicológicos  que são associados a elas.(existencialismo, altivez, e egoísmo ) Essa combinação de beleza, com jeito de ser, foi reafirmada. por profissionais em pesquisas em Universidades, após  comparar fisionomias , fazer testes com voluntários , os autores  concluíram que  os abençoados com tanto traços simétricos  e atraentes, eram os mais egoístas.
     Gente assim, atrai  pessoas que  que renunciam uma parte de seu próprio  narcisismo  e estão em busca do amor, ou enfim. precisando de alguém para admirar ou preencher a própria falta de brilho.  Amar mulheres e homens bonitos, e narcisistas, podem gerar desconforto e decepção: elas e eles amem só a si mesmo, gostam é de ser amados,  e colocados no centro da atenções.  Não se ligam nas necessidades alheias.
      É bom portanto, evitar o fascínio  desmedido pela beleza. Mas ele também , não pode ser substituído pelo desprezo  invejoso-por exemplo,  vendo nos belos, apenas uma" propaganda enganosa". Tom Jobim estava certo  quando compôs o verso de sua  Garota de Ipanema- "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça" A beleza é bem vinda. Contudo, pessoas agradecidas pela sorte
 de tê-la, não estão livres de precisar crescer, para além das aparências , sob pena de se tornarem parasitas de seus dotes físicos  e, portanto estagnadas. E os que encantam ingenuamente com elas, devem ficar conscientes de que outros traços , não tão lindos assim- ou até feios,-podem coexistir com a beleza, fazendo-os  sofrer, até o momento que descobrirem sua ilusão.

    Paulo Sternick




















Nenhum comentário:

Postar um comentário