sábado, 29 de junho de 2013

Felicidade sempre foi objetivo do homem

 " A  felicidade  sempre foi o objetivo do homem: felicidade como uma luminosa plenitude "

     "  A felicidade não estar  em viver, mas em saber viver".

 " A primeira preocupação do homem não deve ser a de procurar  o meio  de alcançar a felicidade.
         mas, sim a de se tornar digno dessa felicidade "


     "Mais amor e menos confiança", "Vê  se você se enxerga". "Você não conhece o seu lugar?" ""Veja se me respeita"  "Será que você não tem vergonha na cara?' "Mais respeito" etc .As expressões  podem  realizar o mesmo ato expressivo e consciente que, na sociedade brasileira , parece fundamental para   estabelecimento ( ou restabelecimento ) da ordem e da hierarquia.
    Uma cena do cotidiano- dois carros que circulavam em uma avenida movimentada, batem. Inconformados os  dois motoristas descem do carro e iniciam uma discussão.
    -O senhor é um irresponsável, ultrapassando  o meu carro dessa maneira !
     -Quem você pensa que é  para me chamar de  irresponsável? Você sabe com quem está falando?
    -Não faço a mínima..
    -Pois saiba que eu sou o sargento do Exército.
    -Bem feito, eu  não mandei o senhor não estudar. Eu , pra seu governo, sou o engenheiro da Odebrecht.
    O "Você sabe  com quem está falando?"- e podemos dizer isso sem  receio de cometer um curto-circuito  sociológico,- é um instrumento de uma sociedade onde as relações pessoais formam o núcleo daquilo que chamamos de  "moralidade" "("ou esfera moral" ),  e te um enorme peso  no jogo vivo do sistema, sempre ocupando os espaços que as leis do Estado e da economia  não penetram. A formula  é assim uma função  da dimensão hierarquizadora   e da patronagem    que permeia nossas relações  diferenciais e permite em consequência , o estabelecimento de elos personalizados em atividades basicamente  impessoais.


















  
     


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário