domingo, 9 de junho de 2013

Tolerâncua , o caminho para a felicidade




        Tolerar é a capacidade de nos colocarmos  no lugar do outro,. procurando compreender e aceitar da melhor forma  as diferenças com relação ao comportamento alheio.
        Cada dia, cresce o número de pessoas intolerantes no mundo, seja na família, no trabalho e principalmente no trânsito. Percebe-se que as pessoas de um modo geral, estão explodindo  por muito pouco, totalmente fora do seu controle emocional. Onde iremos parar com tudo isso? Como será a geração futura de nossas crianças, quando presenciam tanta barbaridade?
         São perguntas simples, porém importantes, para que possamos começar a nos conscientizar , fazendo uma revisão geral da nossa vida, com relação as nossas posturas, valores, e crenças; e que poderemos dar inicio a uma profunda mudança  de comportamento.
          Não podemos modificar o outro, mas podemos modificar a nós próprios, principalmente com relação aos erros alheios.
            Saber dos nossos limites, onde começa o meu,  e termina o seu, torna-se fundamental  para o respeito mútuo.
              Se pararmos para observar quando estamos desiquilibrados , tudo parece conspirar para que a situação vivenciada aumente de tamanho, ou seja, a irritação, medo, insegurança, desconfiança ,tende  a se tornar nossos maiores inimigos.
                Quantas vezes nos deparamos com pessoas   que reagem de forma agressiva, ante as adversidades da vida, e acabam se arrependendo amargamente de suas atitudes impulsivas.
            Antes, que possamos pensar em agredir alguém, seja física ou  verbalmente, é importante, pararmos para analisar se a situação fosse inversa; ou seja, se fosse  comigo? Ou ainda, qual será a consequência de minha atitude?
        Pensar, antes de tomar qualquer atitude impulsiva sempre foi a melhor opção o treinamento da tolerância.
        Conta-se uma lenda que um sábio, diante de seus discípulos  perguntou:
       -Como vocês reagiriam, diante  de uma pessoa que lhes desse um tapa no rosto ?
       -O primeiro respondeu: "Mestre  eu certamente lhe agrediria da mesma forma, revidando o tapa." 
       -O segundo disse:"  Também devolveria o tapa, reagindo com a mesma violência ".
      -O terceiro continuou: " Não  reagiria a agressão, porém ofendido e magoado,  questionaria as razões de tamanha violência."
      -O quarto, finalmente não  reagiria. Nutria pelo mesmo, um  enorme sentimento de compaixão, lhe questionando: O que houve com você? Posso ajuda-lo  em alguma coisa?
          Exercitar a tolerância , nos permite ver as situações de forma diferentes, procurando de alguma forma , elevar o nosso nível  de consciência, para que  não nos joguemos diante das situações  de forma impulsiva e descomedida.
        Quanto mais consciente uma pessoa é, mais chance terá de ser tolerantes com seus próprios erros, e também com os dos outros.

      Tania Paupitz





   "


















           
          s

Nenhum comentário:

Postar um comentário