quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aquece os sentidos


    Existe amor e existe desamor.
    Existe paixão e indiferença .
    Nem sempre as formas de encontrá-los , são aquelas mais óbvias,  e cristalinas pelo tempo e pela sétima arte.
    Às vezes é preciso ler nas entrelinhas para sacar o que essas atitudes, gestos, e palavras querem lhe declarar, mesmo que de forma não declarada.
    Ah,, sim. Existe o ódio também. Mas eu acho que, desses todos é o que tem menos entrelinhas... O ódio é escancarado, não consegue ter muita sutileza,  nem caminhos alternativos .Ele se traduz muitas vezes, por atitudes  irracionais, passionais. Sei  que estar apaixonados também  nos deixa óbvios,  mas a paixão é o polo positivo, o polo da felicidade (até certos limites de normalidade)depois sei, que pode se transformar em algo doentio e negativo, também, e pode ser nutrida e  guardada em silêncio ,lançando  mão de desafios e detalhes não usuais para ter sucesso nas conquistas.
      Voltando a questão da percepção. sugiro colocar óculos de sensibilidade, treinar os ouvidos, novas melodias, e aguçar seu  raciocínio, para  ser capaz de notar   o que  você sente em relação aos outros, quando age de certo modo com eles, e que os outros sentem em relação a você,  quando tem gestos e atitudes com você, que sem o cuidado maior, podem passar batido pela sua rotina. aquela rotina que nos deixa meio dormentes, meio casca-grossa..
     Preste atenção nos movimentos, e nos sons em sua direção. .O que as mães, fazem pelos filhos é algo claro, óbvio; Elas se preocupam, socorrem ,tentam  resolver .Seus  gestos  não precisam de qualquer leitura profunda..  São  escancarados Amor escancarado, com a maioria dos ódios..
      Falo de sentimentos tão  universais,  quanto o amor materno. mas menos grandioso .Falo  do amigo, do parceiro, do cônjuge do amante, do colega, de trabalho, do fã..
   Preste atenção: se a pessoa que você diz que te ama é louca por você, consegue dizer de forma mais requintadas, do que com palavras universais.
      Concentre-se nos gestos, cotidianos,, nas mensagem, no telefonema, nas dicas que você   recebeu no favor, no esforço alheio para te ajudar na preocupação com a sua saúde,  no elogio tímido,  no grande deslocamento para ir ao seu socorro e encontro.
      Faça no acessório, ,no  detalhe,.. não deixe  de  jogar. Equipe-se. Aquece-se. Faça das descobertas sua prenda. .E volta essa percepção  para dentro de você . Por quem seus sinos dobram. O que te diz o seu   inconsciente ou o  subconsciente  ( desculpa,  Freud  ainda os confunde em certas circunstâncias ), em relação  a determinados caminhos diários que você segue?  O que você faz por alguém é  para agradar o seu ego, ,ou é porque aquela pessoa é especial?
      Equipar-se internamente para decifrar essas entrelinhas, muitas vezes criptografadas, exige certa sagacidade e torna o dia-a-dia um jogo, às vezes gostoso  e às vezes doloroso.
       Dolorosos, porque existe o reverso da moeda. Perceber desamor, indiferença doi, mas, possibilita liberar espaços e  atenção, para outros gestos e atitudes e sentimentos.
 depois me conta, viu?
      Bia Botana





















Um comentário:

  1. Cara Maria Stela Silva,

    Gostei muito do texto, gostaria muito mesmo de ter sido eu a autora dela, mas não sou. Como amante da verdade sou obrigada a declinar tal honra. Talvez tenha algum outro motivo para o meu nome aparecer ao final do texto, além de referir-se a sua autoria, quem sabe você me conte futuramente.
    De qualquer modo, eu gostaria de elogiar o seu blog "EM BUSCA DA FELICIDADE", é agradável encontar pessoas que defendam também o direito de ser feliz num mundo em que faz de tudo para que as pessoas se sintam um poço de infelicidade!!!
    Parabéns!!!
    Beijo Carinhoso,
    Bia Botana

    ResponderExcluir