domingo, 16 de junho de 2013

A vida é um circo


   

    A vida é um circo.
   Mas do lado de cá um palco; do outro lado um matadouro. No matadouro, as pessoas sérias representam .No  palco, só tem palhaços .Os sérios geralmente são" responsáveis ,  e formam um rebanho: mansos que caminham tristemente em direção ao nada. E riem dos palhaços. Estes por sua vez são inconsequentes , e riem  da seriedade ..Mas  com uma  diferença fundamental: Além de rir do sérios, os palhaços ri de si mesmo e este é o ponto .Quem consegue rir e si mesmo se salva. Quem só ri do outro, se perde em todos os sentidos. Nos palcos, e nos matadouros da vida, todos representam: os sérios e os palhaços; mas os palhaços têm consciência disso 
      Todos nascemos para a Arte, para o  inocente jogo da  Vida, para o lúdico, para o puro e sorridente .Alguns permanecem no palco, e se transforma em artistas, atores  cantores, poetas, . bailarinos, amantes, loucos: todos palhaços. Outros convencidos á força  pelos pais, pelos padres pelos pastores , pelos professores, pelos patrões,  e,  quando não pela policia-ficam sérios. perdem o brilho. E logo são  encaminhados  ao matadouro. Alguns entretanto, retornam ao palco, depois de perceber que foram iludidos na origem; não lhes agradam os grilhões   da seriedade; suas almas de palhaço ainda estavam intactas por sorte.
       Porque assim que você sai do ovo, algemas claras prateadas lhe  são postas nos braços .Grilhões 
de  seriedade nas canelas. Se você não reagir a tempo, teremos uma deusa enclausurada . Um pequeno deus encarcerado.
    E eu fico pensando.
:
    Qual será o perverso mecanismo que transforma  esse Jesus num chefe de escritório? Que maldição faz da musa uma dona de casa/ Quais são os fatores horrorosos que  levando um pequeno Buda em direção ao matadouro? O que é que, na maioria das vezes, arrasta um ser humano iludido, e o joga no rodamoinho  da desgraça cotidiana-e lhe apaga a luz?


   Edson Marques









Nenhum comentário:

Postar um comentário